Cientistas detetam sinais de rádio “misteriosos” vindos de estrela anã

Um grupo de cientistas detectou “sinais misteriosos” de rádio vindos da Ross 128, uma estrela anã-vermelha que fica a apenas 11 anos-luz da Terra e tem brilho 2.800 vezes mais fraco que o Sol.

“Captamos um sinal que, dada a sua forma e a sua frequência, não conseguimos classificar como algo astronómico ou terrestre”, explicou à BBC Abel Mendez, diretor do Laboratório de Habitabilidade Planetária (PHL) da Universidade de Porto Rico.

Segundo o cientista, é bastante comum a detecção de sinais que inicialmente parecem estranhos, mas que acabam por ser identificados. No entanto, depois de analisar as ondas de rádio da Ross 128, a 12ª estrela mais próxima da Terra, nem os especialistas do PHL nem a equipa do Observatório de Arecibo, em Porto Rico, conseguiram encontrar uma explicação.

Três hipóteses

Localizada na constelação de Virgem, a Ross 128 enviou, em maio, o que a equipa do PHL descreveu como “impulsos de banda larga que se repetiam de forma quase periódica”, segundo um comunicado.

Para os astrónomos, há uma série de hipóteses que podem explicar o mistério: as ondas podem ter sido originadas por explosões semelhantes às que ocorrem no Sol, ou podem ter sido emitidas por um objeto que está localizado perto da Ross 128. Há até a hipótese de que sejam decorrentes de vestígios de radiação da passagem de um satélite em órbita alta.

No entanto, os cientistas apontam problemas para cada hipótese, incluindo o fato de que os sinais só terem sido detectados na observação da Ross 128 e de não haver registo de um satélite que emita ondas como as detectadas.

Para aumentar o mistério, os sinais eram demasiado fracos para que outros radiotelescópios do mundo os conseguissem captar – o único com capacidade para isso, o FAST, da China, não está operacional.

Abel Mendez não descarta que o sinal possa ter origem alienígena, mas diz que a opção é a “última de uma lista de possíveis explicações”. E para Seth Shostak, astrónomo do Seti, o programa americano que procura vida extraterrestre, o mais provável é que Arecibo tenha captado uma interferência comum.

Em 1998, por exemplo, uma equipa de investigadores australianos anunciou ter captado sinais estranhos que durante anos intrigaram a comunidade astronómica, mas que em 2017 foram identificados como efeito colateral da fome e da pressa de funcionários do Observatório Parkes – que usavam o micro-ondas e, ao abrirem a porta, faziam com que a radiação fosse detectada pelo radiotelescópio.

Ainda assim, Shostak quer que as ondas de Ross 128 sejam investigadas. “Não podemos deixar de investigar um possível sinal alienígena só porque pensamos que é uma interferência”, destacou.

Apesar de não acreditar que o sinal tenha origem extraterrestre, a equipa do PHL está convencida de que vem dos confins dos espaço, porque as ondas de rádio captadas continham provas de um fenómeno conhecido como dispersão – uma “mistura” de frequências causada por partículas espaciais.

O mistério poderá ser desvendado em breve, já que no passado domingo Mendez e a sua equipa tiveram outra oportunidade de observar a anã-vermelha – e a análise de dados deverá estar concluída até o final da semana.

ZAP // BBC

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Envia daqui um sina a dizer …. “Epá recebemos cá a vossa mensagem. ok?” …. depois quilo vai a um descodificador para baratas e demora 8 anos a descodificar. Os tipos enviam nova mensagem e 30 anos depois chega a resposta que diz: “Não percebemos bem.. mas, as baratas ai comem o quê? .. Podem repetir novamente?”

  2. Deve ser aí o Paraíso e como a estrela é anã e poucos são aqueles com direito ao paraíso por serem mal comportados, devem ter encontrado o local certo, pouco espaço para poucos clientes!

RESPONDER

Falta de meios dificulta marcação de testes à Covid-19

Os utentes do Norte referenciados pelas autoridades de saúde para fazerem o teste à Covid-19 estão a ter grandes dificuldades na marcação nos laboratórios recomendados, devido ao disparo na procura e ao facto de a …

"Impõe-se manter as medidas de contenção", diz Marcelo

O Presidente da República afirmou esta terça-feira que se impõe manter as medidas de contenção que vigoram em Portugal, referindo que essa foi uma opinião unânime na segunda reunião técnica sobre a situação da covid-19 …

Crise poderá levar a Juve a vender Ronaldo por 70 milhões

A crise financeira causada pela pandemia de covid-19 poderá "obrigar" a Juventus a vender Cristiano Ronaldo por 70 milhões de euros, avança a imprensa italiana, frisando que existem mais dois cenários em cima da mesa. O …

Pavilhão Rosa Mota transformado em "Hospital de Missão" com 300 camas

O Pavilhão Rosa Mota, no Porto, entrará, na próxima semana, em funcionamento como “Hospital de Missão” e, com 300 camas, servirá para acolher doentes com poucos sintomas de covid-19 ou até assintomáticos sem “retaguarda familiar”. “Trata-se …

Maduro acusa EUA de provocarem "perigoso momento de tensão" no continente

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, enviou na segunda-feira uma carta aos governantes internacionais, alertando que os Estados Unidos (EUA), ao oferecerem uma recompensa por informações que levem à sua detenção, conduzem a "um perigoso …

Prestações ao banco vão subir para quem recorrer à moratória

As prestações dos créditos à habitação vão subir para empresas e clientes particulares que pedirem a sua suspensão no âmbito da moratória criada pelo Governo. Os juros vencidos durante os seis meses da moratória serão …

BE e PCP querem isenção do pagamento de propinas durante estado de emergência

O Bloco de Esquerda e o Partido Comunista Português consideram que os alunos do Ensino Superior devem ficar isentos do pagamento de propinas durante o estado de emergência. Tanto o BE como o PCP sempre defenderam …

Menina de 12 anos morre na Bélgica vítima da covid-19

Uma menina de 12 anos morreu esta segunda-feira na Bélgica devido à pandemia de covid-19, anunciaram esta terça-feira as autoridades de saúde deste país. "É um caso muito raro, mas que nos afeta muito, é um …

"Bomba" de Graça Freitas rebentou-lhe nas mãos. Governo rejeita cerco sanitário ao Porto

O Secretário de Estado da Saúde, António Sales, rejeitou, nesta terça-feira, a possibilidade de impor um cerco sanitário ao Porto. Esta hipótese foi avançada pela directora-geral da Saúde, Graça Freitas, e foi fortemente criticada por …

Novo máximo diário. Covid-19 mata mais 849 pessoas em Espanha

Espanha registou, nas últimas 24 horas, 849 mortos com o novo coronavírus, um novo recorde de falecidos num só dia, elevando o balanço total para 8189. Os números do Ministério da Saúde espanhol revelam ainda um …