Cientistas detetam sinais de rádio “misteriosos” vindos de estrela anã

Um grupo de cientistas detectou “sinais misteriosos” de rádio vindos da Ross 128, uma estrela anã-vermelha que fica a apenas 11 anos-luz da Terra e tem brilho 2.800 vezes mais fraco que o Sol.

“Captamos um sinal que, dada a sua forma e a sua frequência, não conseguimos classificar como algo astronómico ou terrestre”, explicou à BBC Abel Mendez, diretor do Laboratório de Habitabilidade Planetária (PHL) da Universidade de Porto Rico.

Segundo o cientista, é bastante comum a detecção de sinais que inicialmente parecem estranhos, mas que acabam por ser identificados. No entanto, depois de analisar as ondas de rádio da Ross 128, a 12ª estrela mais próxima da Terra, nem os especialistas do PHL nem a equipa do Observatório de Arecibo, em Porto Rico, conseguiram encontrar uma explicação.

Três hipóteses

Localizada na constelação de Virgem, a Ross 128 enviou, em maio, o que a equipa do PHL descreveu como “impulsos de banda larga que se repetiam de forma quase periódica”, segundo um comunicado.

Para os astrónomos, há uma série de hipóteses que podem explicar o mistério: as ondas podem ter sido originadas por explosões semelhantes às que ocorrem no Sol, ou podem ter sido emitidas por um objeto que está localizado perto da Ross 128. Há até a hipótese de que sejam decorrentes de vestígios de radiação da passagem de um satélite em órbita alta.

No entanto, os cientistas apontam problemas para cada hipótese, incluindo o fato de que os sinais só terem sido detectados na observação da Ross 128 e de não haver registo de um satélite que emita ondas como as detectadas.

Para aumentar o mistério, os sinais eram demasiado fracos para que outros radiotelescópios do mundo os conseguissem captar – o único com capacidade para isso, o FAST, da China, não está operacional.

Abel Mendez não descarta que o sinal possa ter origem alienígena, mas diz que a opção é a “última de uma lista de possíveis explicações”. E para Seth Shostak, astrónomo do Seti, o programa americano que procura vida extraterrestre, o mais provável é que Arecibo tenha captado uma interferência comum.

Em 1998, por exemplo, uma equipa de investigadores australianos anunciou ter captado sinais estranhos que durante anos intrigaram a comunidade astronómica, mas que em 2017 foram identificados como efeito colateral da fome e da pressa de funcionários do Observatório Parkes – que usavam o micro-ondas e, ao abrirem a porta, faziam com que a radiação fosse detectada pelo radiotelescópio.

Ainda assim, Shostak quer que as ondas de Ross 128 sejam investigadas. “Não podemos deixar de investigar um possível sinal alienígena só porque pensamos que é uma interferência”, destacou.

Apesar de não acreditar que o sinal tenha origem extraterrestre, a equipa do PHL está convencida de que vem dos confins dos espaço, porque as ondas de rádio captadas continham provas de um fenómeno conhecido como dispersão – uma “mistura” de frequências causada por partículas espaciais.

O mistério poderá ser desvendado em breve, já que no passado domingo Mendez e a sua equipa tiveram outra oportunidade de observar a anã-vermelha – e a análise de dados deverá estar concluída até o final da semana.

ZAP // BBC

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Envia daqui um sina a dizer …. “Epá recebemos cá a vossa mensagem. ok?” …. depois quilo vai a um descodificador para baratas e demora 8 anos a descodificar. Os tipos enviam nova mensagem e 30 anos depois chega a resposta que diz: “Não percebemos bem.. mas, as baratas ai comem o quê? .. Podem repetir novamente?”

  2. Deve ser aí o Paraíso e como a estrela é anã e poucos são aqueles com direito ao paraíso por serem mal comportados, devem ter encontrado o local certo, pouco espaço para poucos clientes!

RESPONDER

Vieira da Silva foi quem deixou mais perguntas por responder. 78% dos esclarecimentos foram fora do prazo

No Governo de António Costa, entre os 17 ministros e o primeiro-ministro, Vieira da Silva é o governante que mais perguntas dos partidos deixou por responder e dos que mais presta esclarecimentos por escrito ao …

VianaPolis já gastou 34 milhões para demolir Prédio Coutinho (e terá escondido prejuízos)

A empresa pública VianaPolis, criada com o único intuito de demolir o prédio Coutinho, em Viana do Castelo, já gastou 34 milhões de euros a tentar cumprir este objectivo. Os prejuízos terão sido ocultados. Estes dados …

Morreu o arquiteto César Pelli que projetou Torres Petronas em Kuala Lumpur

O arquiteto argentino César Pelli, que projetou as emblemáticas Torres Petronas de Kuala Lumpur, na Malásia, e o One World Financial Center, em Nova Iorque, morreu na sexta-feira aos 92 anos. "Quero enviar as minhas condolências …

Novas tabelas de preços da ADSE podem estar prontas em agosto

Há uma nova data para a conclusão das novas tabelas de preços para o regime livre e convencionado da ADSE, o subsistema de saúde dos funcionários públicos. O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Francisco …

Emissão de vistos a cidadãos iranianos será feita por embaixada de Espanha

A emissão de vistos a iranianos para curtas estadias ou escala aeroportuária em Portugal será assegurada pela embaixada de Espanha até ao final do ano, anunciou esta sexta-feira o ministério dos Negócios Estrangeiros. O anúncio foi …

Vices de Rio não querem ir nas listas

Nuno Morais Sarmento e David Justino, dois vice-presidentes de Rui Rio, não serão candidatos a deputados nas próximas legislativas. A ausência destes dois pesos pesados abre outras vagas num momento em que a direção nacional …

Quem devolver uma garrafa de plástico vai receber entre dois e cinco cêntimos

A devolução de embalagens de bebidas feitas com plástico não reutilizável vai passar a ser recompensada: os consumidores poderão receber entre dois e cinco cêntimos por cada garrafa devolvida, tendo em conta a sua capacidade. Esta …

Exército francês vai contratar equipa de ficção científica para prever ameaças

O Ministério da Defesa de França vai criar uma "equipa vermelha" de escritores de ficção científica que vão ter como missão imaginar possíveis ameaças futuras, para ajudar as Forças Armadas do país a prepararem-se para …

Óculos grátis e consultas do SNS ao sábado. As promessas eleitorais do PS

O PS apresenta este sábado em Lisboa a versão final do seu programa eleitoral, que dá prioridade ao reforço do investimento público e à melhoria dos serviços públicos. Uma das apostas dos socialistas para a melhoria …

Fisco também vai ter acesso aos dados de todos os passageiros que usam avião

Além da PJ, da PSP, da GNR e do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) também as Finanças vão ter acesso à base de dados dos passageiros que usam avião. O chamado registo de identificação de …