Cientistas detetam sinais de rádio “misteriosos” vindos de estrela anã

Um grupo de cientistas detectou “sinais misteriosos” de rádio vindos da Ross 128, uma estrela anã-vermelha que fica a apenas 11 anos-luz da Terra e tem brilho 2.800 vezes mais fraco que o Sol.

“Captamos um sinal que, dada a sua forma e a sua frequência, não conseguimos classificar como algo astronómico ou terrestre”, explicou à BBC Abel Mendez, diretor do Laboratório de Habitabilidade Planetária (PHL) da Universidade de Porto Rico.

Segundo o cientista, é bastante comum a detecção de sinais que inicialmente parecem estranhos, mas que acabam por ser identificados. No entanto, depois de analisar as ondas de rádio da Ross 128, a 12ª estrela mais próxima da Terra, nem os especialistas do PHL nem a equipa do Observatório de Arecibo, em Porto Rico, conseguiram encontrar uma explicação.

Três hipóteses

Localizada na constelação de Virgem, a Ross 128 enviou, em maio, o que a equipa do PHL descreveu como “impulsos de banda larga que se repetiam de forma quase periódica”, segundo um comunicado.

Para os astrónomos, há uma série de hipóteses que podem explicar o mistério: as ondas podem ter sido originadas por explosões semelhantes às que ocorrem no Sol, ou podem ter sido emitidas por um objeto que está localizado perto da Ross 128. Há até a hipótese de que sejam decorrentes de vestígios de radiação da passagem de um satélite em órbita alta.

No entanto, os cientistas apontam problemas para cada hipótese, incluindo o fato de que os sinais só terem sido detectados na observação da Ross 128 e de não haver registo de um satélite que emita ondas como as detectadas.

Para aumentar o mistério, os sinais eram demasiado fracos para que outros radiotelescópios do mundo os conseguissem captar – o único com capacidade para isso, o FAST, da China, não está operacional.

Abel Mendez não descarta que o sinal possa ter origem alienígena, mas diz que a opção é a “última de uma lista de possíveis explicações”. E para Seth Shostak, astrónomo do Seti, o programa americano que procura vida extraterrestre, o mais provável é que Arecibo tenha captado uma interferência comum.

Em 1998, por exemplo, uma equipa de investigadores australianos anunciou ter captado sinais estranhos que durante anos intrigaram a comunidade astronómica, mas que em 2017 foram identificados como efeito colateral da fome e da pressa de funcionários do Observatório Parkes – que usavam o micro-ondas e, ao abrirem a porta, faziam com que a radiação fosse detectada pelo radiotelescópio.

Ainda assim, Shostak quer que as ondas de Ross 128 sejam investigadas. “Não podemos deixar de investigar um possível sinal alienígena só porque pensamos que é uma interferência”, destacou.

Apesar de não acreditar que o sinal tenha origem extraterrestre, a equipa do PHL está convencida de que vem dos confins dos espaço, porque as ondas de rádio captadas continham provas de um fenómeno conhecido como dispersão – uma “mistura” de frequências causada por partículas espaciais.

O mistério poderá ser desvendado em breve, já que no passado domingo Mendez e a sua equipa tiveram outra oportunidade de observar a anã-vermelha – e a análise de dados deverá estar concluída até o final da semana.

ZAP // BBC

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Envia daqui um sina a dizer …. “Epá recebemos cá a vossa mensagem. ok?” …. depois quilo vai a um descodificador para baratas e demora 8 anos a descodificar. Os tipos enviam nova mensagem e 30 anos depois chega a resposta que diz: “Não percebemos bem.. mas, as baratas ai comem o quê? .. Podem repetir novamente?”

  2. Deve ser aí o Paraíso e como a estrela é anã e poucos são aqueles com direito ao paraíso por serem mal comportados, devem ter encontrado o local certo, pouco espaço para poucos clientes!

RESPONDER

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …