Cientistas detetam sinais de rádio “misteriosos” vindos de estrela anã

Um grupo de cientistas detectou “sinais misteriosos” de rádio vindos da Ross 128, uma estrela anã-vermelha que fica a apenas 11 anos-luz da Terra e tem brilho 2.800 vezes mais fraco que o Sol.

“Captamos um sinal que, dada a sua forma e a sua frequência, não conseguimos classificar como algo astronómico ou terrestre”, explicou à BBC Abel Mendez, diretor do Laboratório de Habitabilidade Planetária (PHL) da Universidade de Porto Rico.

Segundo o cientista, é bastante comum a detecção de sinais que inicialmente parecem estranhos, mas que acabam por ser identificados. No entanto, depois de analisar as ondas de rádio da Ross 128, a 12ª estrela mais próxima da Terra, nem os especialistas do PHL nem a equipa do Observatório de Arecibo, em Porto Rico, conseguiram encontrar uma explicação.

Três hipóteses

Localizada na constelação de Virgem, a Ross 128 enviou, em maio, o que a equipa do PHL descreveu como “impulsos de banda larga que se repetiam de forma quase periódica”, segundo um comunicado.

Para os astrónomos, há uma série de hipóteses que podem explicar o mistério: as ondas podem ter sido originadas por explosões semelhantes às que ocorrem no Sol, ou podem ter sido emitidas por um objeto que está localizado perto da Ross 128. Há até a hipótese de que sejam decorrentes de vestígios de radiação da passagem de um satélite em órbita alta.

No entanto, os cientistas apontam problemas para cada hipótese, incluindo o fato de que os sinais só terem sido detectados na observação da Ross 128 e de não haver registo de um satélite que emita ondas como as detectadas.

Para aumentar o mistério, os sinais eram demasiado fracos para que outros radiotelescópios do mundo os conseguissem captar – o único com capacidade para isso, o FAST, da China, não está operacional.

Abel Mendez não descarta que o sinal possa ter origem alienígena, mas diz que a opção é a “última de uma lista de possíveis explicações”. E para Seth Shostak, astrónomo do Seti, o programa americano que procura vida extraterrestre, o mais provável é que Arecibo tenha captado uma interferência comum.

Em 1998, por exemplo, uma equipa de investigadores australianos anunciou ter captado sinais estranhos que durante anos intrigaram a comunidade astronómica, mas que em 2017 foram identificados como efeito colateral da fome e da pressa de funcionários do Observatório Parkes – que usavam o micro-ondas e, ao abrirem a porta, faziam com que a radiação fosse detectada pelo radiotelescópio.

Ainda assim, Shostak quer que as ondas de Ross 128 sejam investigadas. “Não podemos deixar de investigar um possível sinal alienígena só porque pensamos que é uma interferência”, destacou.

Apesar de não acreditar que o sinal tenha origem extraterrestre, a equipa do PHL está convencida de que vem dos confins dos espaço, porque as ondas de rádio captadas continham provas de um fenómeno conhecido como dispersão – uma “mistura” de frequências causada por partículas espaciais.

O mistério poderá ser desvendado em breve, já que no passado domingo Mendez e a sua equipa tiveram outra oportunidade de observar a anã-vermelha – e a análise de dados deverá estar concluída até o final da semana.

ZAP // BBC

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Envia daqui um sina a dizer …. “Epá recebemos cá a vossa mensagem. ok?” …. depois quilo vai a um descodificador para baratas e demora 8 anos a descodificar. Os tipos enviam nova mensagem e 30 anos depois chega a resposta que diz: “Não percebemos bem.. mas, as baratas ai comem o quê? .. Podem repetir novamente?”

  2. Deve ser aí o Paraíso e como a estrela é anã e poucos são aqueles com direito ao paraíso por serem mal comportados, devem ter encontrado o local certo, pouco espaço para poucos clientes!

RESPONDER

Terramoto no Bernabéu. Sergio Ramos pode estar de saída

Sergio Ramos, central e capitão do Real Madrid, pode estar prestes a abandonar emblema espanhol, avança a imprensa internacional esta sexta-feira. De acordo com a A Marca, na origem da eventual saída estará uma acesa discussão que …

Já há data para o lançamento do novo livro da saga A Guerra dos Tronos

A série terminou no passado fim-de-semana, mas o fenómeno de A Guerra dos Tronos continua a fervilhar. O autor da saga que inspirou a série, George R. R. Martin, revelou agora que o próximo livro …

Encontrada numa ilha remota do Japão garrafa com mensagem escrita em espanhol

Uma garrafa de vidro, que continha uma mensagem escrita em espanhol, foi encontrada recentemente numa praia na ilha de Minami Torishima, no Japão. A garrafa esteve à deriva no Oceano Pacífico mais de dez anos. A …

Emissões que estão a destruir camada de ozono vêm de duas províncias da China

A produção do clorofluorocarboneto (CFC) 11 foi proibida em todo o mundo em 2010. Mas, em 2018, verificou-se que a taxa de declínio do CFC tinha abrandado cerca de 50% desde 2012, o que significava …

O Japão fez um pedido ao mundo: Digam corretamente o nome do primeiro-ministro

Num momento em que se preparam uma série de eventos importantes no Japão, como a cimeira G20 e os Jogos Olímpicos de verão 2020, o ministro dos Negócios Estrangeiros japonês, Taro Kono, fez um pedido …

Ministério Público pede libertação do antigo líder da Juve Leo

O Ministério Público pediu esta sexta-feira a libertação de Fernando Mendes, antigo líder da claque do Sporting Juventude Leonina, justificando o pedido com o grave problema de saúde que enfrenta. Fernando Mendes foi detido a 7 …

Entender o que as pessoas mais temem pode ajudar a prevenir desastres naturais

Entender o que preocupa as pessoas é crucial para enfrentar perigos naturais e para a mitigação dos seus efeitos. Segundo uma análise avançada na quinta-feira, para evitar desastres, a população local, as autoridades municipais e …

Afinal, foi Banksy. Artista confirma autoria de mural em Veneza

O artista Banksy deixou a sua marca em Veneza ao pintar um mural sobre os migrantes no Mediterrâneo, uma certeza que chegou esta sexta-feira através do Instagram do artista, depois das suspeitas levantadas na semana …

"Engarrafamento" no Evereste. Já morreram cinco pessoas

Um norte-americano de 54 anos e uma mulher indiana morreram na quarta-feira na descida do monte Evereste, num dia que ficou marcado por um "engarrafamento" na montanha mais alta do mundo. O alpinista Nirmal Purja …

Se as europeias se disputassem nas redes sociais, ganharia o PAN

Se as eleições europeias, que se realizam no próximo domingo, fossem disputadas nas redes sociais, o Partido das Pessoas, Animais e Natureza, cuja lista é encabeçada por Francisco Guerreiro, teria fortes probabilidades de vencer. A …