/

Cientistas descobrem o segredo do sucesso

Uma equipa de investigadores britânicos garante ter descoberto o segredo do sucesso. Segundo os cientistas, entre os participantes de um estudo, os que analisavam frequentemente o seu progresso numa tarefa atingiam mais frequentemente os seus objectivos.

Segundo um estudo realizado por uma equipa liderada pelo psicólogo Benjamin Harkin, da Universidade de Sheffield, no Reino Unido, para aumentar as probabilidades de ter sucesso é essencial controlar, passo a passo, o progresso nas tarefas que conduzem aos objectivos traçados.

Além disso, revela o estudo, publicado no boletim da American Psychological Association, as probabilidades aumentam se os resultados que se obtêm nas tarefas forem fisicamente registados – e, melhor ainda, se forem tornados públicos.

Harkin baseou o seu trabalho na meta-análise de 138 estudos, nos quais participaram mais de 19.000 pessoas, cujos objectivos passavam por exemplo por deixar de fumar, mudar a dieta alimentar, perder peso ou controlar a pressão arterial.

“Os nossos resultados são significativos e permitem ajudar por exemplo em programas de treino desportivo, ou no desenvolvimento de metodologias para perder peso”, diz Harkin ao The State Daily.

A equipa de Harkin descobriu também que pedir aos participantes para analisar e registar um comportamento tem efeito nesse comportamento, mas não necessariamente no resultado desse comportamento.

Por exemplo, quando se pedia a um participante num programa de perda de peso para monitorizar a sua dieta, o participante tendia a mudar a dieta, mas não necessariamente a perder peso – o seu objectivo original.

“Isto significa que, se o objectivo é mudar a dieta devemos monitorizar o que comemos, se o objectivo é perder peso devemos monitorizar especificamente o peso”, explica Harkin.

Assim dito, parece algo que já todos nós o sabíamos – mas provavelmente nunca tínhamos registado.

AJB, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.