Cientistas criam material inspirado no Wolverine que se regenera em 24 horas

Cientistas da Universidade da Califórnia, em Riverside (UCR) criaram um novo tipo de material que é transparente, super-elástico, bom condutor elétrico e que, tal como o super-herói Wolverine, se auto-regenera após sofrer um corte.

Os investigadores acreditam que, no futuro, este material pode ser utilizado para criar robôs que se consigam reparar sozinhos.

“O produto é inspirado no processo de cicatrização de feridas. Os materiais auto-reparadores reparam os danos causados pelo desgaste e estendem a vida útil do material, além de diminuir o custo de materiais e dispositivos”, explicam os cientistas.

Segundo o estudo publicado na revista Advanced Materials, o material pode ser esticado até 50 vezes o seu tamanho inicial e pode regenerar-se totalmente 24 horas depois de ter sofrido um corte.

E, apenas cinco minutos após o processo de auto-cura, o material já pode ser esticado até ao dobro do seu tamanho.

Max / Flickr

O Wolverine, um herói da Marvel, é um mutante que possui atributos físicos melhorados e uma poderosa capacidade regenerativa

O Wolverine é um herói da Marvel que possui uma poderosa capacidade regenerativa

“A principal dificuldade que enfrentamos foi identificar elementos estáveis sob uma reação eletroquímica”, lê-se num comunicado da Universidade.

Após algumas experiências, a equipa de investigadores conseguiu ultrapassar os obstáculos e criar uma ligação entre a auto-cura e condução elétrica.

“Criar um material com estas propriedades tem sido um enigma durante muitos anos. Agora, estamos a começar a explorar as suas aplicações”, disse o co-autor do estudo, Wang Chao.

O estudo revela que o produto poderá vir a ser utilizado como um músculo artificial, devido ao facto de se contrair e se expandir.

ZAP // RT

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Interessante…. robôs que se autoregeneram… só falta adicionar a Inteligência Artificial desenvolvida pela Google (e as tais IA que tanto mais estão a substituir a Humanidade para fazer tarefas laborais) aos tais robôs propriamente ditos e assim teremos um SKYNET (tal como nos filmes do Exterminador) que dizima a população mundial, mas com a ressalva que os bons não singram mas sim as máquinas….

    • Farto-me de dizer isso, assim como o Stephen Hawking, Elon Musk e até o Bill Gates.
      Aconselho a pesquisarem sobre este assunto, Corey Goode sobre a inteligência artificial.

RESPONDER

Notre Dame. Vento pode fazer desabar paredes

Notre Dame está altamente instável. Um perito da Universidade de Versalhes defende que o restauro tem de atender à estrutura geral da catedral gótica.  Notre Dame, na capital francesa, está altamente instável e ventos superiores a …

Boicote dos EUA à Huawei causa prejuízo às empresas americanas

Depois de os Estados Unidos terem proibido negociações com a Huawei, empresas americanas estão agora a sentir na pele as consequências da perda da firma chinesa como cliente. Os Estados Unidos concederam 90 dias às empresas …

Renda acessível pode pôr casas a 650 euros em Lisboa e 500 no Porto

Numa altura em que o mercado imobiliário está ao rubro, com os preços em máximos, as rendas estão em níveis cada vez mais incomportáveis para a maioria das famílias que poderão encontrar neste programa uma …

Governo deverá anunciar medidas para bloquear coleção Berardo após as eleições

Num momento em que se tornou público que a Fundação Berardo corre risco de falência, três ministérios estudam as medidas para preservar a coleção do empresário e mantê-la aberta ao público. "Será em breve", garantiram os …

Europeias: PS com candidatos "escondidos", CDU só observa e Rangel já faz rimas ao primeiro-ministro

A dias do escrutínio para o Parlamento Europeu, PS acusou o BE de ser ambíguo, CDS critica respostas de Costa sobre Tancos e PSD quer ver "candidatos escondidos" do PS. Até já há rimas para …

Na corrida às Europeias, o PS está à frente do PSD (e o BE está perto do terceiro eurodeputado)

O PS e a Esquerda crescem, o PSD e a Direita perdem. Segundo uma sondagem da Pitagórica para o Jornal de Notícias e TSF, os socialistas somam 32,4% da intenção de voto, enquanto o PSD …

CGD ainda é dos bancos que têm mais crédito para investir em ações

Os bancos cortaram nos empréstimos para a compra de ações desde a crise. Mas têm ainda um valor elevado de financiamentos deste tipo. Este crédito é visto com cautela pelos supervisores e levaram a que bancos …

Partido de Modi a caminho de resultado histórico na Índia

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, e o seu partido nacionalista hindu lideram a contagem de votos nas legislativas do país. Às 10h05 (05h35 em Lisboa), o Partido Bharatiya Janata (BJP, ou Partido do Povo Indiano, no …

Hells Angels saem em liberdade (mas com várias proibições)

Os 17 elementos do grupo Hells Angels detidos pela Polícia Judiciária na terça-feira saíram todos em liberdade, após primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de Lisboa, disseram à agência Lusa advogados no …

Arqueólogos resolveram o mistério dos "porcos" de Barbados

Em Barbados, país insular soberano nas Pequenas Antilhas, existe um mistério histórico desde que os primeiros colonos ingleses chegaram em 1627. À chegada, os exploradores encontraram o que pensavam ser uma vara de porcos europeus selvagens. …