Cientistas criam material inspirado no Wolverine que se regenera em 24 horas

Cientistas da Universidade da Califórnia, em Riverside (UCR) criaram um novo tipo de material que é transparente, super-elástico, bom condutor elétrico e que, tal como o super-herói Wolverine, se auto-regenera após sofrer um corte.

Os investigadores acreditam que, no futuro, este material pode ser utilizado para criar robôs que se consigam reparar sozinhos.

“O produto é inspirado no processo de cicatrização de feridas. Os materiais auto-reparadores reparam os danos causados pelo desgaste e estendem a vida útil do material, além de diminuir o custo de materiais e dispositivos”, explicam os cientistas.

Segundo o estudo publicado na revista Advanced Materials, o material pode ser esticado até 50 vezes o seu tamanho inicial e pode regenerar-se totalmente 24 horas depois de ter sofrido um corte.

E, apenas cinco minutos após o processo de auto-cura, o material já pode ser esticado até ao dobro do seu tamanho.

Max / Flickr

O Wolverine, um herói da Marvel, é um mutante que possui atributos físicos melhorados e uma poderosa capacidade regenerativa

O Wolverine é um herói da Marvel que possui uma poderosa capacidade regenerativa

“A principal dificuldade que enfrentamos foi identificar elementos estáveis sob uma reação eletroquímica”, lê-se num comunicado da Universidade.

Após algumas experiências, a equipa de investigadores conseguiu ultrapassar os obstáculos e criar uma ligação entre a auto-cura e condução elétrica.

“Criar um material com estas propriedades tem sido um enigma durante muitos anos. Agora, estamos a começar a explorar as suas aplicações”, disse o co-autor do estudo, Wang Chao.

O estudo revela que o produto poderá vir a ser utilizado como um músculo artificial, devido ao facto de se contrair e se expandir.

  ZAP // RT

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Interessante…. robôs que se autoregeneram… só falta adicionar a Inteligência Artificial desenvolvida pela Google (e as tais IA que tanto mais estão a substituir a Humanidade para fazer tarefas laborais) aos tais robôs propriamente ditos e assim teremos um SKYNET (tal como nos filmes do Exterminador) que dizima a população mundial, mas com a ressalva que os bons não singram mas sim as máquinas….

    • Farto-me de dizer isso, assim como o Stephen Hawking, Elon Musk e até o Bill Gates.
      Aconselho a pesquisarem sobre este assunto, Corey Goode sobre a inteligência artificial.

RESPONDER

O planeta Vénus

Vénus já teve oceanos? De maneira nenhuma, dizem astrofísicos

Vénus já teve oceanos? Não, segundo o novo estudo de uma equipa de astrofísicos da Universidade de Genebra e da NCCR PlanetS, na Suíça. Nos últimos anos, vários estudos têm sugerido que Vénus pode já ter …

Cientistas estão a plantar mesas de xadrez de corais para restaurar recifes - e contam com a ajuda de garrafas de Coca-Cola

Nas últimas três décadas, os recifes de coral têm sofrido uma grande tensão e consequente destruição, devido ao impacto das alterações climáticas. Agora, os cientistas querem minimizar os danos e já encontraram uma solução. O objetivo …

Belenenses 0-4 Sporting | Melhor o resultado que a lesão

O Sporting, da I Liga, venceu hoje o Belenenses, do Campeonato de Portugal, por 4-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, garantindo o apuramento para a próxima fase da competição. No …

Sintrense 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto, da I Liga, venceu hoje o Sintrense, do Campeonato de Portugal, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue em frente na competição. A jogar em …

Nova tecnologia usa calor dos estacionamentos subterrâneos para aquecer apartamentos

A startup Enerdrape, que funciona dentro da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, desenvolveu uma tecnologia que aproveita o calor emanado pelo solo no aquecimento de apartamentos. Quase 60% do aquecimento utilizado nos edifícios residenciais …

Pela primeira vez, um drone transportou os pulmões de um dador em segurança. Voo demorou seis minutos

Pela primeira vez na história da medicina, um drone aéreo transportou os pulmões de um dador com rapidez e segurança entre dois hospitais. O voo, que durou apenas seis minutos, ocorreu no passado dia 25 de …

Grupo de hackers clonou a voz de empresário para roubar 35 milhões de dólares do banco

Um grupo de hackers clonou a voz do diretor de uma empresa, conseguindo assim roubar mais de 35 milhões de dólares de um banco nos Emirados Árabes Unidos. No início do ano passado, o gerente de …

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …

Aos 95 anos, a rainha Isabel II terá de abdicar da sua bebida favorita

A monarca foi aconselhada pelos médicos a abdicar do seu habitual martini de fim de dia, em antecipação a uma fase de agenda especialmente preenchida. Com 95 anos, a rainha Isabel II tem tido uma semana …

Médicos vão avaliar estado mental do atacante da Noruega

A investigação ao ataque com arco e flecha que na quarta-feira fez cinco mortos na Noruega reforçou, até agora, a tese de um ato devido a doença, anunciou hoje a polícia norueguesa. “A hipótese que foi …