/

Cientistas criam material inspirado no Wolverine que se regenera em 24 horas

2

Cientistas da Universidade da Califórnia, em Riverside (UCR) criaram um novo tipo de material que é transparente, super-elástico, bom condutor elétrico e que, tal como o super-herói Wolverine, se auto-regenera após sofrer um corte.

Os investigadores acreditam que, no futuro, este material pode ser utilizado para criar robôs que se consigam reparar sozinhos.

“O produto é inspirado no processo de cicatrização de feridas. Os materiais auto-reparadores reparam os danos causados pelo desgaste e estendem a vida útil do material, além de diminuir o custo de materiais e dispositivos”, explicam os cientistas.

Segundo o estudo publicado na revista Advanced Materials, o material pode ser esticado até 50 vezes o seu tamanho inicial e pode regenerar-se totalmente 24 horas depois de ter sofrido um corte.

E, apenas cinco minutos após o processo de auto-cura, o material já pode ser esticado até ao dobro do seu tamanho.

Max / Flickr

O Wolverine, um herói da Marvel, é um mutante que possui atributos físicos melhorados e uma poderosa capacidade regenerativa

O Wolverine é um herói da Marvel que possui uma poderosa capacidade regenerativa

“A principal dificuldade que enfrentamos foi identificar elementos estáveis sob uma reação eletroquímica”, lê-se num comunicado da Universidade.

Após algumas experiências, a equipa de investigadores conseguiu ultrapassar os obstáculos e criar uma ligação entre a auto-cura e condução elétrica.

“Criar um material com estas propriedades tem sido um enigma durante muitos anos. Agora, estamos a começar a explorar as suas aplicações”, disse o co-autor do estudo, Wang Chao.

O estudo revela que o produto poderá vir a ser utilizado como um músculo artificial, devido ao facto de se contrair e se expandir.

  ZAP // RT

2 Comments

  1. Interessante…. robôs que se autoregeneram… só falta adicionar a Inteligência Artificial desenvolvida pela Google (e as tais IA que tanto mais estão a substituir a Humanidade para fazer tarefas laborais) aos tais robôs propriamente ditos e assim teremos um SKYNET (tal como nos filmes do Exterminador) que dizima a população mundial, mas com a ressalva que os bons não singram mas sim as máquinas….

    • Farto-me de dizer isso, assim como o Stephen Hawking, Elon Musk e até o Bill Gates.
      Aconselho a pesquisarem sobre este assunto, Corey Goode sobre a inteligência artificial.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.