Cientistas criam material inspirado no Wolverine que se regenera em 24 horas

Cientistas da Universidade da Califórnia, em Riverside (UCR) criaram um novo tipo de material que é transparente, super-elástico, bom condutor elétrico e que, tal como o super-herói Wolverine, se auto-regenera após sofrer um corte.

Os investigadores acreditam que, no futuro, este material pode ser utilizado para criar robôs que se consigam reparar sozinhos.

“O produto é inspirado no processo de cicatrização de feridas. Os materiais auto-reparadores reparam os danos causados pelo desgaste e estendem a vida útil do material, além de diminuir o custo de materiais e dispositivos”, explicam os cientistas.

Segundo o estudo publicado na revista Advanced Materials, o material pode ser esticado até 50 vezes o seu tamanho inicial e pode regenerar-se totalmente 24 horas depois de ter sofrido um corte.

E, apenas cinco minutos após o processo de auto-cura, o material já pode ser esticado até ao dobro do seu tamanho.

Max / Flickr

O Wolverine, um herói da Marvel, é um mutante que possui atributos físicos melhorados e uma poderosa capacidade regenerativa

O Wolverine é um herói da Marvel que possui uma poderosa capacidade regenerativa

“A principal dificuldade que enfrentamos foi identificar elementos estáveis sob uma reação eletroquímica”, lê-se num comunicado da Universidade.

Após algumas experiências, a equipa de investigadores conseguiu ultrapassar os obstáculos e criar uma ligação entre a auto-cura e condução elétrica.

“Criar um material com estas propriedades tem sido um enigma durante muitos anos. Agora, estamos a começar a explorar as suas aplicações”, disse o co-autor do estudo, Wang Chao.

O estudo revela que o produto poderá vir a ser utilizado como um músculo artificial, devido ao facto de se contrair e se expandir.

ZAP // RT

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Interessante…. robôs que se autoregeneram… só falta adicionar a Inteligência Artificial desenvolvida pela Google (e as tais IA que tanto mais estão a substituir a Humanidade para fazer tarefas laborais) aos tais robôs propriamente ditos e assim teremos um SKYNET (tal como nos filmes do Exterminador) que dizima a população mundial, mas com a ressalva que os bons não singram mas sim as máquinas….

    • Farto-me de dizer isso, assim como o Stephen Hawking, Elon Musk e até o Bill Gates.
      Aconselho a pesquisarem sobre este assunto, Corey Goode sobre a inteligência artificial.

RESPONDER

A Evolução mostra que podemos ser a única forma de vida inteligente no Universo

As reduzidas probabilidades que acompanham a nossa evolução ao longo da história podem ser uma pista que talvez sejamos a única forma de vida inteligente no Universo. Será que estamos sozinhos no Universo? Tudo se resume …

A China está a usar a educação como arma para controlar o Tibete

A China quer obrigar crianças tibetanas a abandonarem as escolas da região e mudarem-se para escolas chinesas. O objetivo, segundo uma especialista, é "tirar o tibetano da criança". A batalha geopolítica entre a China e o …

Revelada explosão violenta no coração de um sistema que alberga um buraco negro

Uma equipa de astrónomos, liderada pela Universidade de Southampton, usou câmaras de última geração para criar um filme com alta taxa de quadros de um sistema com um buraco negro em crescimento e a um …

"É altura de dizer basta". Sporting corta com as claques

O Sporting rescindiu “com efeitos imediatos” os protocolos que celebrou em 31 de julho com a Associação Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI – Associação, anunciou hoje o clube, devido à “escalada de …

Poluição atmosférica associada a abortos espontâneos

Elevados níveis de poluição atmosférica foram associados a abortos espontâneos num estudo feito com mulheres grávidas a viver e trabalhar em Beijing, na China. A China é um dos países que mais sofre com a poluição …

Empresas espanholas dominam obras públicas na ferrovia

As empresas espanholas dominam as obras públicas na ferrovia em Portugal, ascendendo a sua quota a 70%, avança o Expresso na sua edição deste sábado. Para presidente da Associação de Empresas de Construção e Obras …

Cada vez mais mulheres denunciam abusos médicos durante o parto

Um número crescente de mulheres tem vindo a denunciar casos de abuso durante o trabalho de parto. No entanto, pouco está a ser feito para mudar isto. Durante o parto, as mulheres ficam numa posição vulnerável …

Já podemos explorar "Melckmeyd", naufrágio holandês do século XVII

Nas profundezas do Oceano Atlântico, perto da costa da Islândia, encontram-se os destroços de um navio holandês que afundou há 360 anos, no qual agora podemos "mergulhar" graças a uma experiência de realidade virtual. Quando a …

Os furacões podem provocar atividade sísmica tal como um terramoto

Uma equipa de cientistas descobriu um novo fenómeno geofísico no qual furacões ou fortes tempestades podem produzir vibrações no fundo do oceano tão fortes quanto um terramoto de magnitude 3.5. "As tempestades, furacões ou ciclones extratropicais …

Quem anda mais devagar pode envelhecer mais rapidamente

A velocidade a que caminham as pessoas aos 45 anos pode ser um indicador de como é que o cérebro e o corpo envelhecem, revela um novo estudo levado a cabo por uma equipa de …