Cientistas criam material inspirado no Wolverine que se regenera em 24 horas

Cientistas da Universidade da Califórnia, em Riverside (UCR) criaram um novo tipo de material que é transparente, super-elástico, bom condutor elétrico e que, tal como o super-herói Wolverine, se auto-regenera após sofrer um corte.

Os investigadores acreditam que, no futuro, este material pode ser utilizado para criar robôs que se consigam reparar sozinhos.

“O produto é inspirado no processo de cicatrização de feridas. Os materiais auto-reparadores reparam os danos causados pelo desgaste e estendem a vida útil do material, além de diminuir o custo de materiais e dispositivos”, explicam os cientistas.

Segundo o estudo publicado na revista Advanced Materials, o material pode ser esticado até 50 vezes o seu tamanho inicial e pode regenerar-se totalmente 24 horas depois de ter sofrido um corte.

E, apenas cinco minutos após o processo de auto-cura, o material já pode ser esticado até ao dobro do seu tamanho.

Max / Flickr

O Wolverine, um herói da Marvel, é um mutante que possui atributos físicos melhorados e uma poderosa capacidade regenerativa

O Wolverine é um herói da Marvel que possui uma poderosa capacidade regenerativa

“A principal dificuldade que enfrentamos foi identificar elementos estáveis sob uma reação eletroquímica”, lê-se num comunicado da Universidade.

Após algumas experiências, a equipa de investigadores conseguiu ultrapassar os obstáculos e criar uma ligação entre a auto-cura e condução elétrica.

“Criar um material com estas propriedades tem sido um enigma durante muitos anos. Agora, estamos a começar a explorar as suas aplicações”, disse o co-autor do estudo, Wang Chao.

O estudo revela que o produto poderá vir a ser utilizado como um músculo artificial, devido ao facto de se contrair e se expandir.

ZAP // RT

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Interessante…. robôs que se autoregeneram… só falta adicionar a Inteligência Artificial desenvolvida pela Google (e as tais IA que tanto mais estão a substituir a Humanidade para fazer tarefas laborais) aos tais robôs propriamente ditos e assim teremos um SKYNET (tal como nos filmes do Exterminador) que dizima a população mundial, mas com a ressalva que os bons não singram mas sim as máquinas….

    • Farto-me de dizer isso, assim como o Stephen Hawking, Elon Musk e até o Bill Gates.
      Aconselho a pesquisarem sobre este assunto, Corey Goode sobre a inteligência artificial.

RESPONDER

Erro clínico. Centenas de hóspedes em quarentena em hotel da Austrália vão ter de fazer teste ao VIH

Centenas de pessoas que estiveram em quarentena no hotel Victoria, na Austrália, vão ter de fazer o teste de doenças transmitidas pelo sangue, incluindo VIH, devido a um erro dos profissionais de saúde daquele local …

Forças Armadas dos EUA estão a adquirir coletes à prova de bala adaptados para mulheres

As Forças Armadas dos EUA estão a dar grandes passos no que diz respeito à igualdade de género. A instituição está a começar a mudar os seus coletes à prova de bala, de forma a …

Abstenção do PCP no OE2021? É um excelente indicador, diz Costa

O primeiro-ministro, António Costa, considerou um “excelente indicador” o PCP ter anunciado a abstenção no Orçamento do Estado de 2021 (OE2021) e resultado de um entendimento “para ter um bom orçamento para o próximo ano”. “É …

Egito abre restaurante com vista de luxo para as pirâmides de Gizé

O Egito inaugurou um novo restaurante com vista panorâmica para as pirâmides. O investimento faz parte de uma tentativa de reavivar o turismo no país. O Egito revelou novas instalações para os visitantes no planalto nas …

Novo recorde. Portugal regista mais 3.669 casos de covid-19

Portugal regista este sábado 3.669 novos casos de infeção com o novo coronavírus, responsável pela covid-19, o valor diário mais elevado desde o início da pandemia, e mais 21 mortes relacionadas com a covid-19, segundo …

Câmara do Porto encerra cemitérios nos dias 31 de outubro e 1 e 2 de novembro

O presidente da Câmara do Porto anunciou o encerramento dos cemitérios em 31 de outubro e 1 e 2 de novembro, justificando a decisão com a necessidade de desviar meios para cumprir a proibição de …

Rui Vitória de saída do Al Nassr

O treinador português Rui Vitória está de saída do Al Nassr, avança este sábado o canal árabe 24Sports. A saída de Rui Vitória, que em janeiro de 2019 deixou o comando técnico do Benfica, surge …

Casamento com 200 pessoas autorizado em Arruda dos Vinhos. Câmara contesta

O presidente da Câmara de Arruda dos Vinhos criticou a decisão da autoridade de saúde de autorizar a realização de um casamento “com cerca de 200 pessoas”, considerando que vai colocar a população do concelho …

Novo Banco desmente demissão de gestores após polémicas com Fundo de Resolução e Vieira

O Novo Banco veio a público desmentir a notícia do Público que alega que três gestores de topo da instituição se demitiram, após divergências internas envolvendo várias polémicas relacionadas com o Fundo de Resolução, com …

Milhões da bazuka europeia só chegam em junho

Portugal e os restantes Estados-membros das União Europeia (UE) só deverão receber os respetivos fundos da bazuka europeia de apoio à retoma no pós-pandemia na segunda metade de 2021, em meados de junho. A confirmar-se …