Cerveja feita de mandioca está a resgatar um dos estados mais pobres do Brasil

O Governo do estado do Maranhão – um dos mais pobres do Brasil -, uniu forças a uma empresa internacional para criar uma cerveja ao mesmo tempo acessível e sustentável, produzida apenas com a mandioca cultivada por pequenos agricultores locais.

“Antigamente, apenas eu, a minha esposa e os meus filhos produzíamos mandioca. Hoje, com uma procura crescente, o meu genro, o meu sobrinho e o meu primo trabalham connosco. E há muitas outras famílias na mesma situação”, contou ao OZY Lourival dos Santos, que administra uma pequena fazenda no interior do estado do Maranhão, no nordeste do Brasil.

O Governo do estado juntou-se a uma subsidiária local da empresa internacional de cervejas AB InBev – que produz a Budweiser, a Corona e a Stella Artois – para lançar a Magnífica, feita apenas com a mandioca local. “Esta foi uma oportunidade muito importante e bem-vinda, que trouxe novas razões para cultivar mandioca. Agora temos um novo produto”, explicou Lourival dos Santos.

A Magnífica “é um sucesso desde o seu lançamento no Maranhão”, em dezembro, contou Mateus Viana, gerente da cervejaria da AmBev nos arredores de São Luís, capital do estado. A combinação das vendas em expansão, cerveja barata e receita estável para os agricultores está a criar otimismo na região, frisou o OZY.

“A mandioca é um componente essencial da cultura maranhense”, explicou Júlio César Mendonça, secretário estadual de Agricultura Familiar, indicando que o Maranhão é o quarto maior produtor brasileiro de mandioca. “Aqui, quando as pessoas falam em sustentabilidade, falam em mandioca. É crucial para combater a pobreza porque toda a gente, principalmente nas áreas mais pobres do estado, plantam mandioca”.

Todos os meses, a AmBev compra 600 toneladas de mandioca de 175 produtores no Maranhão, com a meta de atingir 250 produtores até o final de 2019.

Mandioca

Atualmente, existem projetos semelhantes noutros dois estados do nordeste brasileiro – Nossa, em Pernambuco, e Legítima, no Ceará -, onde a mandioca também é um produto básico. Já se passaram mais de sete anos desde que a AB InBev lançou a Impala, a primeira cerveja do mundo feita de mandioca, em Moçambique.

Mas a Magnífica tem uma identidade muito local. É vendida apenas no Maranhão, e Bernardo Paiva, presidente da AmBev, disse que é “produzido na estado, pelos maranhenses para os maranhenses”.

“Nós amamos. Não é amarga, é refrescante”, comentou Kamila Caetano, uma estudante de 25 anos que viajou com amigos do estado vizinho do Pará para apreciar a cerveja.

Mas o governador do Maranhão, Flávio Dino, ofereceu um contexto mais pragmático: “Se tratasse de produzir cerveja de mandioca sem a participação da agricultura familiar, faria pouco sentido, mesmo que eventualmente fizesse sentido para os consumidores. Procuramos alinhar o interesse comercial de uma grande corporação multinacional com o nosso interesse em agregar valor à cadeia de suprimentos local de mandioca. E, até agora, tem sido bem sucedido”.

Parte do segredo do seu sucesso é que a mandioca é uma das “culturas mais inclusivas do mundo”, explicou Loroana Santana, presidente da agência de pesquisa agrícola do Maranhão. Segundo esta, a Magnífica abriu “um caminho de auto-sustentabilidade” para, abrindo mercados, agregando valor aos produtos e melhorando a produtividade.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, a mandioca é uma “colheita altamente versátil, cultivada por pequenos agricultores em mais de 100 países. Juntamente com a sua importância como fonte de segurança alimentar, também possui uma variedade de usos industriais que lhe conferem grande potencial para estimular o desenvolvimento industrial rural e aumentar a renda receita”.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Medidas para as prisões, apoios às empresas, suspensão de tarifas. Parlamento discute mais de 100 iniciativas

Medidas excecionais para prisões e banca, mais apoios às empresas ou à cultura ou a suspensão de propinas e das tarifas de gás e luz são alguns dos temas que vão passar esta quarta-feira pelo …

Trump tem "interesse financeiro" em farmacêutica que produz hidroxicloroquina (a sua "cura" para a Covid-19)

Donald Trump falou da hidroxicloroquina como uma potencial "cura milagrosa" para a Covid-19, apesar das recomendações contrárias de especialistas e da falta de estudos científicos válidos que confirmem os benefícios da substância. O The New …

Restos de bombas atómicas revelam longa vida dos tubarões-baleia

Cientistas estão a determinar a esperança de vida do maior peixe dos oceanos com a ajuda de testes de bombas atómicas realizados durante a Guerra Fria, entre os anos 50 e 60. Em perigo de extinção, …

Telescópio russo apanha o despertar de um buraco negro

O telescópio russo ART-XC do observatório espacial Spektr-RG detetou uma fonte brilhante de raios-X no centro da Via Láctea, que acabou por revelar ser o "despertar" do buraco negro 4U 1755-338. A descoberta ocorreu no passado …

O cometa interestelar 2I/Borisov partiu-se em dois

O cometa interestelar 2I/Borisov, o primeiro do seu tipo a ser descoberto em agosto do ano passado, começou a dividir-se em duas partes na semana passada. As imagens contínuas do telescópio espacial Hubble do objeto interestelar …

Estudo estima 471 mortes em Portugal até agosto (e que o pico foi atingido a 3 de abril)

De acordo com as estimativas do estudo, cerca de 151.680 pessoas vão morrer na Europa durante a "primeira vaga" da doença. Um estudo divulgado esta terça-feira nos Estados Unidos estima que a covid-19 venha a provocar …

Mais de metade da população mundial está fechada em casa

Mais de metade da população mundial (52%) está atualmente confinada nas suas casas por ordem das autoridades para combater a propagação da doença covid-19. Segundo um balanço feito pela agência France Fresse (AFP), mais de quatro …

Documentário da Netflix reacende debate sobre os milhares de tigres em cativeiro nos Estados Unidos

A minissérie documental da Netflix "Tiger King: Morte, Caos e Loucura" veio reacender o debate sobre os grandes felinos que estão em cativeiro, frisando que há cerca de 10.000 espécimes nestas condições nos Estados Unidos. …

Luciano venceu a covid-19 aos 100 anos. Teve direito a bolo, a um desenho e a uma alta hospitalar

Luciano Marques da Silva completou 100 anos no hospital de São João, no Porto, onde se encontrava hospitalizado devido à infeção por covid-19. Depois de dez dias de internamento, conseguiu vencer e recebeu alta. No dia …

Geneinno S2, a scooter subaquática que o impulsiona entre as ondas

Há dois anos, foi anunciada a Trident, uma scooter subaquática fabricada pela startup chinesa Geneinno. Agora, a empresa lançou um modelo mais barato e portátil, conhecido como Geneinno S2. O Trident - ou Geneinno S1 - …