Cerveja feita de mandioca está a resgatar um dos estados mais pobres do Brasil

O Governo do estado do Maranhão – um dos mais pobres do Brasil -, uniu forças a uma empresa internacional para criar uma cerveja ao mesmo tempo acessível e sustentável, produzida apenas com a mandioca cultivada por pequenos agricultores locais.

“Antigamente, apenas eu, a minha esposa e os meus filhos produzíamos mandioca. Hoje, com uma procura crescente, o meu genro, o meu sobrinho e o meu primo trabalham connosco. E há muitas outras famílias na mesma situação”, contou ao OZY Lourival dos Santos, que administra uma pequena fazenda no interior do estado do Maranhão, no nordeste do Brasil.

O Governo do estado juntou-se a uma subsidiária local da empresa internacional de cervejas AB InBev – que produz a Budweiser, a Corona e a Stella Artois – para lançar a Magnífica, feita apenas com a mandioca local. “Esta foi uma oportunidade muito importante e bem-vinda, que trouxe novas razões para cultivar mandioca. Agora temos um novo produto”, explicou Lourival dos Santos.

A Magnífica “é um sucesso desde o seu lançamento no Maranhão”, em dezembro, contou Mateus Viana, gerente da cervejaria da AmBev nos arredores de São Luís, capital do estado. A combinação das vendas em expansão, cerveja barata e receita estável para os agricultores está a criar otimismo na região, frisou o OZY.

“A mandioca é um componente essencial da cultura maranhense”, explicou Júlio César Mendonça, secretário estadual de Agricultura Familiar, indicando que o Maranhão é o quarto maior produtor brasileiro de mandioca. “Aqui, quando as pessoas falam em sustentabilidade, falam em mandioca. É crucial para combater a pobreza porque toda a gente, principalmente nas áreas mais pobres do estado, plantam mandioca”.

Todos os meses, a AmBev compra 600 toneladas de mandioca de 175 produtores no Maranhão, com a meta de atingir 250 produtores até o final de 2019.

Mandioca

Atualmente, existem projetos semelhantes noutros dois estados do nordeste brasileiro – Nossa, em Pernambuco, e Legítima, no Ceará -, onde a mandioca também é um produto básico. Já se passaram mais de sete anos desde que a AB InBev lançou a Impala, a primeira cerveja do mundo feita de mandioca, em Moçambique.

Mas a Magnífica tem uma identidade muito local. É vendida apenas no Maranhão, e Bernardo Paiva, presidente da AmBev, disse que é “produzido na estado, pelos maranhenses para os maranhenses”.

“Nós amamos. Não é amarga, é refrescante”, comentou Kamila Caetano, uma estudante de 25 anos que viajou com amigos do estado vizinho do Pará para apreciar a cerveja.

Mas o governador do Maranhão, Flávio Dino, ofereceu um contexto mais pragmático: “Se tratasse de produzir cerveja de mandioca sem a participação da agricultura familiar, faria pouco sentido, mesmo que eventualmente fizesse sentido para os consumidores. Procuramos alinhar o interesse comercial de uma grande corporação multinacional com o nosso interesse em agregar valor à cadeia de suprimentos local de mandioca. E, até agora, tem sido bem sucedido”.

Parte do segredo do seu sucesso é que a mandioca é uma das “culturas mais inclusivas do mundo”, explicou Loroana Santana, presidente da agência de pesquisa agrícola do Maranhão. Segundo esta, a Magnífica abriu “um caminho de auto-sustentabilidade” para, abrindo mercados, agregando valor aos produtos e melhorando a produtividade.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, a mandioca é uma “colheita altamente versátil, cultivada por pequenos agricultores em mais de 100 países. Juntamente com a sua importância como fonte de segurança alimentar, também possui uma variedade de usos industriais que lhe conferem grande potencial para estimular o desenvolvimento industrial rural e aumentar a renda receita”.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rios ocultos de água quente estão a derreter o gelo da Antártida

O gelo antártico está a ser desestabilizado por rios ocultos e invertidos de água quente que correm por baixo das plataformas, derretendo-as. Os cientistas conhecem estes canais basais nas plataformas de gelo há vários anos, mas …

Enorme impacto cósmico pode ter assolado a Terra há 12.800 anos

Uma equipa de cientistas descobriu excesso de platina em material sedimentar extraído de depósitos de turfa localizados em Wonderkrater, Limpopo, na África do Sul, revelou uma nova investigação. De acordo com um novo estudo, cujos resultados …

Astronauta capta o colossal "Olho do Sahara" a partir da EEI

A Agência Espacial Europeia publicou neste domingo uma fotografia da colossal estrutura de Richat, uma formação geológica enigmática no centro da Mauritânia, conhecida como o "Olho do Sahara". A estrutura, que tem cerca de 40 quilómetros …

NASA revela novos fatos espaciais que os astronautas vão levar para a Lua (e são pura ficção científica)

A NASA apresentou na terça-feira, na sua sede, em Washington, Estados Unidos, os novos fatos espaciais que os astronautas da missão Artemis vão usar em 2024, quando voltarem à Lua. Fatos feitos em modelos 3D, à …

Panama Papers. Mossack Fonseca não gostou do filme e processou Netflix por difamação

A dupla de sócios do escritório de advogados Mossack Fonseca, envolvido no caso “Panama Papers”, moveu um processo em tribunal por difamação contra a Netflix. A plataforma anuncia a estreia, para esta sexta-feira, do filme “Laundromat: …

Porsche e Boeing unem-se em projeto de táxi aéreo premium

A Porsche e a Boeing estão a unir esforços para explorar o mercado de mobilidade área urbana. Aproveitando os seus pontos fortes, as duas empresas prometem desenvolver um táxi aéreo para o futuro. Numa verdadeira fusão …

Fotografia com pombos? Na Tailândia, há "profissionais" contratados para assustá-los

A área de uma das portas da cidade, Tha Pae, parte do que resta da muralha vermelha que protegia a cidade antiga em Chiang Mai, na Tailândia, é uma das maiores atrações turísticas locais. Os turistas …

Sky News lança canal sem qualquer notícia sobre o Brexit

O canal Sky News Brexit-Free foi esta quarta-feira para o ar às 17h horas, sendo que os seus programas serão transmitidos até às 22h, de segunda a sexta-feira. O grupo de televisão britânico Sky vai lançou …

Vacina contra o cancro da mama pode estar disponível dentro de 8 anos

Investigadores da Clínica Mayo desenvolveram uma vacina contra o cancro ovário e da mama que poderá estar disponível comercialmente dentro de apenas oito anos. A ideia da vacina é estimular o próprio sistema imunológico dos pacientes …

Busca pelo avião de Amelia Earhart só encontrou chapéus, detritos de um naufrágio e uma lata de refrigerante

A mais recente busca pelos restos do avião de Amelia Earhart, a famosa aviadora americana que desapareceu sobre o Pacífico em 1937, terminou sem resultados. De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, a investigação …