Cérebros robóticos poderão ser feitos com bactérias

Cientistas do Instituto Politécnico e Universidade Estadual da Virgínia, nos Estados Unidos, usaram um modelo matemático para demonstrar que as bactérias podem controlar o comportamento de um dispositivo inanimado – como um robô.

Os investigadores estavam a tentar descobrir, a partir de um modelo matemático, se seria possível construir um microbioma, implantá-lo num robô e controlá-lo – uma ideia ousada até mesmo só em teoria, mas que tem muito para funcionar.

De acordo com Warren Ruder, professor assistente de Engenharia de Sistemas Biológicos, os estudos mostraram que os robôs podem ser capazes de ter um cérebro que funciona.

Para as próximas experiências, Ruder está a construir robôs que terão a capacidade de descodificar informações a níveis bacterianos, utilizando microscópios fluorescentes em miniatura, esperando-se que estes robôs respondam às bactérias.

Numa escala mais ampla, compreender a deteção da bioquímica entre os organismos poderia ter profundas implicações em áreas como a agricultura, a biologia e, claro, a robótica.

Implicações da nova inteligência artificial

Na agricultura, por exemplo, sistemas de bactérias-robô poderiam permitir estudos que explorassem as interações entre as bactérias do solo e da pecuária.

Na área da saúde, uma maior compreensão do papel das bactérias no controlo da fisiologia dos intestinos poderia levar a terapias à base de bactérias para tratar doenças mentais e físicas. Ruder também prevê que os robôs, assim controlados, poderiam executar tarefas tais como a implantação de bactérias para remediar derramamentos de petróleo.

Os resultados também contribuem para a investigação sobre bactérias no corpo humano, que se acredita que existam para regular a saúde e o humor, e especialmente a teoria de que esses micro-organismos também afetam o nosso comportamento.

O estudo, apesar de ser inicialmente baseado num modelo matemático teórico, foi inspirado em experiências do mundo real, onde o comportamento de acasalamento das moscas da fruta foi manipulado através de bactérias, bem como o comportamento de ratos, que exibiam sinais de menor stress quando tomavam probióticos.

A abordagem de Ruder foi de facto surpreendente ao revelar um comportamento de tomada de decisão simulado por um modelo matemático computacional com equações que descrevem três elementos distintos: circuitos de genes modificados em bactérias E. coli, biorreatores e o movimento de robôs.

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

RESPONDER

Imperador japonês paga 25 milhões de dólares por ritual secreto para dormir com deusa

Este ritual de sucessão do Imperador Naruhito aconteceu na quinta-feira e envolve dormir com uma deusa do Sol. O templo é construído para o efeito e é destruído depois. O ritual japonês altamente secreto conhecido como …

Para entrar nesta praia italiana, vai ser preciso pagar (e nem todos podem entrar)

Aos pés de uma antiga aldeia de pescadores, La Pelosa é uma atração turística muito célebre. Por isso, a autarquia decidiu tomar medidas para a proteger. A famosa praia tem sido uma vítima da erosão natural …

Laurent Simons será o mais novo licenciado do mundo. Tem 9 anos

O belga Laurent Simons tem apenas 9 anos e estás prestes a bater um recorde: em dezembro, deverá tornar-se o mais novo licenciado do mundo. O "menino prodígio", tal como é apontado pelos média internacionais, ingressou …

Preços dos passes Navegante ficam iguais em 2020

Os preços dos passes Navegante vão manter-se iguais em 2020, no âmbito da estratégia de “promoção da utilização dos transportes públicos coletivos”, anunciou esta sexta-feira a Área Metropolitana de Lisboa (AML). “A Área Metropolitana de Lisboa …

Os burros-táxi de Espanha vão ter horários de trabalho, estábulos novos e deixar de carregar turistas de 80 quilos

Os burros táxis são uma atração turística de Mijas, província de Málaga, no sul de Espanha. Agora foram definidas novas regras que têm em conta os direitos e o bem-estar dos animais. O serviço funciona como …

Vai ser preciso "ser-se rico" para visitar a famosa Ilha de Komodo

Em breve, os turistas que queiram visitar a Ilha de Komodo, o famoso lar de mais de 5.000 dragões de Komodo, terão de ser ricos. O aviso é do Governo local indonésio, que chegou mesmo …

Sócrates saúda saída da prisão de Lula. "Sei que estás em festa, pá"

O antigo primeiro-ministro José Sócrates, acusado de corrupção, considerou que a saída da prisão de Lula da Silva representou uma "reentrada no mundo" do ex-chefe de Estado brasileiro, acontecimento em relação ao qual o PS, …

Ministra da Justiça visitou mãe que abandonou bebé no lixo

A mãe que abandonou o bebé no caixote do lixo em Lisboa está bem de saúde e a receber apoio psicológico, constatou a ministra da Justiça, que esta sexta-feira visitou a jovem na cadeia de …

Ex-embaixadora dos EUA na Ucrânia acusa Trump de intimidação

Marie Yovanovitch, antiga embaixadora dos Estados Unidos na Ucrânia, denunciou esta sexta-feira a existência de uma campanha para a descredibilizar levada a cabo por Donald Trump com ajuda de ucranianos, no inquérito para a destituição …

Subida do Salário Mínimo Nacional vai aumentar as propinas

A subida do Salário Mínimo Nacional para os 635 euros em 2020, vai ter influência em valores a pagar ou a receber, nomeadamente nas propinas mínimas do Ensino Superior público e nos tectos do Fundo …