Cérebros de porcos mantidos vivos fora do corpo pela primeira vez

thornypup / Flickr

Uma equipa de cientistas afirma que os cérebros de porco podem ser mantidos vivos fora do corpo. Os cérebros humanos podem ser os próximos.

Uma equipa de cientistas da Universidade de Yale, no Connecticut, nos Estados Unidos, revelou ter conseguido manter a atividade cerebral de porcos decapitados, durante 36 horas – uma experiência que pode redefinir o conceito de “morte”, como o conhecemos atualmente.

De acordo com Nenad Sestan, o cientista que liderou o grupo de trabalho, a equipa conseguiu manter vivos os cérebros dos animais. Para isso, explica o Jornal de Notícias, os cientistas conectaram os cérebros a um sistema de circuito fechado – o “BrainEx” – capaz de bombear sangue artificial rico em oxigénio para determinadas áreas do órgão.

Sestan admitiu que os resultados deste estudo experimental foram surpreendentes, tendo em conta que foi possível identificar milhões de células vivas nos cérebros dos porcos, ainda que a consciência dos animais nunca seja recuperada.

“Os cérebros podem ficar danificados, mas, se as células estiverem vivas, são órgãos vivos”, explicou Steve Hyman, diretor de investigação psiquiátrica do Instituto Broad, em Cambridge, Massachusetts, à Technology Review, acrescentando que o processo de preservação do cérebro “não é tão diferente do do rim”.

Mas um dos grandes enfoques desta descoberta é o facto de haver a possibilidade de funcionar em outras espécies, nomeadamente primatas. Segundo os cientistas envolvidos no estudo, o procedimento pode abrir caminho para a realização de transplantes em humanos – se bem que a longo prazo e mediante um intenso debate ético.

A descoberta foi recebida com excitação, mas também com muitas preocupações éticas. Ainda assim, embora crie debates sobre se cérebros humanos tratados de igual forma seriam considerados “vivos”, a investigação traria benefícios, como a hipótese de seres humanos falecidos poderem ser usados como cobaias de testes de medicamentos para doenças como o cancro e o Alzheimer.

Embora Sestan tenha especulado sobre potenciais usos humanos, o investigador está confiante de que a linha que define a vida e a morte continua bem definida.

PARTILHAR

RESPONDER

Há dois mil enfermeiros em casa em vigilância ativa (e 363 infetados)

De acordo com o comunicado da Ordem dos Enfermeiros, que sublinha a necessidade de testar estes profissionais, "já não há nenhum distrito sem enfermeiros infetados". Quase dois mil enfermeiros estão, atualmente, em casa em situação de …

Atribuição de certificados de imunidade tem de ser vista com cuidado

A imunologista Akiko Iwasaki diz que "ter anticorpos" contra o coronavírus "não significa" que "se vai estar protegido de uma reinfeção" ou que "não se vai contagiar". A imunologista japonesa Akiko Iwasaki afirmou, esta segunda-feira, que …

Mais de metade dos ventiladores que chegaram da China ficam na Grande Lisboa

A região Norte concentra 57% dos casos de covid-19, mas mais de metade dos 144 ventiladores que chegaram este domingo da China vão ficar na Grande Lisboa. Segundo o Público, os ventiladores são uma oferta feita …

Nova Iorque pondera enterrar temporariamente vítimas de covid-19 em parques urbanos

As autoridades de Nova Iorque, nos Estados Unidos, ponderam utilizar parques urbanos locais para enterrar temporariamente vítimas da pandemia de covid-19, anunciou o presidente do comité de saúde do conselho da cidade, Mark Levine. "Em breve, …

Ações de Isabel dos Santos arrestadas na NOS ascendem a 422 milhões

O Tribunal Central de Instrução Criminal arrestou em março 26,07% das ações da NOS, controladas indiretamente por Isabel dos Santos. No total, as ações ascendem a 422 milhões de euros. Segundo o Jornal Económico, a ZOPT, …

Vem aí uma Super Lua Rosa. É a maior de 2020

Na noite desta terça-feira, vai ser possível observar a maior e mais brilhante Lua cheia do ano de 2020. Chama-se "Super Lua Rosa". As superluas ocorrem quando a Lua está a 90% da sua abordagem mais …

Grávidas sem covid-19 voltam a ter acompanhantes no Hospital de Santa Maria

A suspensão, que decorria desde há 2 semanas no Hospital de Santa Maria, foi levantada "a pensar nos enormes benefícios para as grávidas nesse momento único", devido à "introdução de colheitas sistemáticas do novo coronavírus". As …

Miranda Sarmento acusa ministro da Economia de ter faltado à verdade

Joaquim Miranda Sarmento considera que o ministro da Economia "disse duas coisas que não são verdade" ao comentar as 18 propostas apresentadas pelo PSD esta segunda-feira. Em entrevista à Rádio Observador, Joaquim Miranda Sarmento, Presidente do …

Hospital da Cruz Vermelha acusa Francisco George de pôr em risco sobrevivência da unidade

Clínicos do Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa (HCVP) acusam Francisco George de estar a colocar em risco "a sobrevivência clínica e económica" daquela unidade de saúde de Lisboa. Mais de 50 clínicos do Hospital da Cruz …

André Ventura acredita que será reeleito

A demissão do líder do Chega deverá ser feita oficialmente esta semana, mas André Ventura acredita que será reeleito com o apoio das distritais, das regionais e dos militantes. O líder da distrital do Porto apresentou …