Cérebro de índios de tribo amazónica envelhece de forma diferente da restante população

O cérebro dos índios da tribo amazónica tsimane envelhece de maneira diferente da dos norte-americanos ou europeus, resultando numa mais lenta redução do volume cerebral e, muito provavelmente, num menor risco de deficiências cognitivas.

A conclusão foi apresentada pelos cientistas da Universidade do Sul da Califórnia, nos EUA, cujo estudo foi publicado na revista científica The Journals of Gerontology, Series A.

O segredo da longevidade desta tribo tem por base o estilo de vida tradicional dos tsimane, uma vez que vivem da prática da agricultura, caça, e pesca, escreve o Science Alert.

O investigadores acreditavam que os tsimane – que não recebem assistência médica moderna – estariam sob um risco mais elevado de contrair infeções e, em consequência, inflamações mais frequentes.

No entanto, descobriu-se que a tribo regista os níveis mais baixos do mundo no desenvolvimento da cardiopatia isquémica devido ao seu modo de vida ativo e à dieta pobre em calorias.

Na pesquisa participaram 746 membros da tribo, com idades entre os 40 e os 94 anos, tendo os cientistas calculado o volume dos seus cérebros através de tomografia computadorizada.

Assim, foi observada uma redução do volume cerebral mais lento, em comparação com participantes da Alemanha, EUA e Países Baixos.

O estudo indica que o estado do sistema circulatório se revelou mais importante para o envelhecimento saudável do cérebro do que os fatores inflamatórios ligados às infeções.

“O nosso estilo de vida sedentário e a dieta rica em açúcares e gorduras podem estar a acelerar a perda de tecido cerebral com a idade e a tornar-nos mais vulneráveis a doenças como o Alzheimer”, alertou Hillard Kaplan, um dos autores do estudo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Medina queixa-se dos juízes: "Há coisas que não dá para entender"

Dia de emoções diferentes para o Brasil, no surf. O primeiro campeão olímpico na modalidade é brasileiro mas Gabriel Medina nem chegou à final; e não gostou da pontuação na meia-final. Aí está a primeira medalha …

Estado demora dois anos a pagar aos fornecedores

Atrasos nos pagamentos têm vindo a diminuir, com muitos organismos a conseguir cumprir os 60 dias previstos pela lei. À semelhança do que acontece com os prazos, também os valores em dívida apresentam uma tendência …

Ministra da Saúde abre a porta à presença de público na Supertaça

A Supertaça, entre Sporting e Sporting de Braga e agendada para sábado, pode vir a ter adeptos nas bancadas, admitiu a ministra da Saúde, esta terça-feira, descrevendo o jogo como um possível "evento-teste". "Em relação ao …

Escolas avançam para a "desmaterialização dos manuais"

"As escolas estão já a avançar para a desmaterialização dos manuais e materiais clássicos da aprendizagem", indicou esta segunda-feira o vice-presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), David Sousa, a …

Marcelo sai do Infarmed "irritantemente otimista". "Onde avança a vacina, o vírus recua"

O Presidente da República elogiou, esta terça-feira, o processo de vacinação, considerando que "é excecional" o ritmo a que tem avançado, e declarou-se "irritantemente otimista", expressão que antes atribuía ao primeiro-ministro. "Eu agora também estou, como …

EUA. Casos de covid-19 podem ter sido subestimados em 60%

O número de casos de covid-19 nos Estados Unidos (EUA) pode ter sido subestimado em até 60%, com as infeções relatadas a representarem "apenas uma fração do número total estimado". Esta é a conclusão de um …

Portugal com mais seis mortes e 2316 novos casos de covid-19

Portugal registou, esta terça-feira, mais seis mortes e 2316 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 2316 novos …

Um quarto dos processos às companhias aéreas por falta de testes à covid já resultou em multas pagas

A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) instaurou, entre 2020 e a semana passada, 539 processos a 40 companhias aéreas por transportarem passageiros para o território nacional sem o respetivo teste negativo à covid-19. Cerca …

Colômbia pede que a Venezuela seja declarada como país promotor do terrorismo

A Colômbia pediu esta segunda-feira aos EUA que declarem a Venezuela como país promotor do terrorismo por alegadamente "proteger" guerrilheiros colombianos do Exército de Libertação Nacional (ELN) e do Grupo Armado Residual (Gaor 33, composto …

Treze meses depois, Coreias voltam a falar ao telefone

As comunicações telefónicas estavam cortadas entre as duas Coreias desde junho de 2020, mas os dois países retomaram os contactos esta terça-feira. As duas Coreias retomaram esta terça-feira a comunicação telefónica 13 meses depois de ter …