/

Um cerebelo menor fez com que os neandertais sucumbissem

4

O primeiro cérebro tridimensional virtual de neandertal confirmou que maior, mas com um cerebelo mais pequeno que o dos seus parentes, os homo sapiens primitivos.

O cerebelo é a parte inferior perto da coluna vertical que controla o equilíbrio e o movimento. Também está envolvido na fala e na aprendizagem.

A distinção pode ter causado diferenças sociais e cognitivas entre parentes próximos e pode explicar por que uns se extinguiram enquanto os outros prosperaram, de acordo com um estudo da Universidade de Keio, no Japão, publicado na quinta-feira na revista Scientific Reports.

Para produzir um cerebelo neandertal virtual, os cientistas combinaram as disciplinas de antropologia física, engenharia mecânica e neurociência para a sua reconstrução.

A equipa usou moldes virtuais para modelar a forma e o tamanho de quatro cavidades do crânio de Neandertal fossilizadas e quatro de humanos antigos.

Depois disso, os especialistas usaram ressonâncias magnéticas de cerca de 1200 humanos modernos para modelar um cérebro humano “médio”, que “deformaram” de forma a encaixar nos crânios pré-históricos. Isto permitiu à equipa estimar como seriam os cérebros e como as regiões individuais teriam diferido entre as duas espécies.

O Neandertal é uma espécie extinta do género Homo que habitou a Europa, o Oriente e a Ásia Central há, aproximadamente, entre 230.000 e 28.000 anos, durante o final do Pleistoceno médio e quase todo o superior.

Os estudos paleogenéticos indicam uma origem comum para o homem moderno e o homem Neandertal, assim como hibridizações entre as variedades de hominídeo em, pelo menos, dois lugares e momentos diferentes.

O seu desaparecimento coincidiu com o início de um período de baixa de temperaturas no continente europeu, 5.000 anos depois de o Homo Sapines iniciar a sua presença no mesmo continente.

4 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.