Um cerebelo menor fez com que os neandertais sucumbissem

Erich Ferdinand / Flickr (OD)

O primeiro cérebro tridimensional virtual de neandertal confirmou que maior, mas com um cerebelo mais pequeno que o dos seus parentes, os homo sapiens primitivos.

O cerebelo é a parte inferior perto da coluna vertical que controla o equilíbrio e o movimento. Também está envolvido na fala e na aprendizagem.

A distinção pode ter causado diferenças sociais e cognitivas entre parentes próximos e pode explicar por que uns se extinguiram enquanto os outros prosperaram, de acordo com um estudo da Universidade de Keio, no Japão, publicado na quinta-feira na revista Scientific Reports.



Para produzir um cerebelo neandertal virtual, os cientistas combinaram as disciplinas de antropologia física, engenharia mecânica e neurociência para a sua reconstrução.

A equipa usou moldes virtuais para modelar a forma e o tamanho de quatro cavidades do crânio de Neandertal fossilizadas e quatro de humanos antigos.

Depois disso, os especialistas usaram ressonâncias magnéticas de cerca de 1200 humanos modernos para modelar um cérebro humano “médio”, que “deformaram” de forma a encaixar nos crânios pré-históricos. Isto permitiu à equipa estimar como seriam os cérebros e como as regiões individuais teriam diferido entre as duas espécies.

O Neandertal é uma espécie extinta do género Homo que habitou a Europa, o Oriente e a Ásia Central há, aproximadamente, entre 230.000 e 28.000 anos, durante o final do Pleistoceno médio e quase todo o superior.

Os estudos paleogenéticos indicam uma origem comum para o homem moderno e o homem Neandertal, assim como hibridizações entre as variedades de hominídeo em, pelo menos, dois lugares e momentos diferentes.

O seu desaparecimento coincidiu com o início de um período de baixa de temperaturas no continente europeu, 5.000 anos depois de o Homo Sapines iniciar a sua presença no mesmo continente.

ZAP // Europa Press

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Austrália, Japão, EUA e Índia reúnem-se "sem objetivos militares", mas China sente-se ameaçada

Estados Unidos, Austrália, Japão e Índia reuniram-se naquela que foi a primeira reunião do chamado Quad. A China sente-se ameaçada e avisa que o grupo está "fadado ao fracasso". Joe Biden liderou esta sexta-feira a primeira …

"Escândalo". FCSH acusada de abrir concurso à medida de Raquel Varela

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa está a ser acusada de abrir um concurso à medida da historiadora Raquel Varela. A polémica com a historiadora começou na segunda-feira, 20 de …

Descobertos cadáveres de guerreiros do século XIII. Podem ter sido enterrados pelo Rei Luís IX

Cientistas britânicos acreditam que os cadáveres dos guerreiros cristãos tenham sido enterrados por Luís IX, rei de França, no século XIII. Um grupo de arqueólogos internacionais encontrou no castelo de Sidon, no Líbano, valas comuns com …

Hidroavião de Sacadura Cabral e Gago Coutinho é único no mundo e está em Lisboa

Um dos hidroaviões que há quase 100 anos transportaram Sacadura Cabral e Gago Coutinho na primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul está exposto no Museu da Marinha, em Lisboa, e é o único aparelho original …

Programa da SIC Notícias comentou eleições em dia de reflexão. CNE deixou aviso

O "Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer", da SIC Notícias, falou sobre as eleições em dia de reflexão, porque "comentário não é propaganda eleitoral". As eleições autárquicas estão marcadas para este domingo e, como …

Os dentes das formigas-cortadeiras são tão resistentes como facas

Um novo estudo indica que as formigas-cortadeiras têm uma teia de átomos de zinco entrelaçados na estrutura biológica das mandíbulas, o que lhes dá a durabilidade de um conjunto de facas de aço inoxidável. De acordo …

Francisco George defende vacinação de crianças com menos de 5 anos contra a covid-19

As crianças maiores de cinco anos devem ser vacinadas contra a covid-19, desde que a segurança e a eficácia da vacina estejam comprovadas cientificamente nestas idades, defende o médico especialista em saúde pública Francisco George. A …

Cientistas imprimiram, pela primeira vez, células cerebrais vivas em 3D

Uma equipa de cientistas usou uma nova técnica laser e conseguiu imprimir em 3D células cerebrais vivas. A maioria dos neurónios sobreviveram durante mais de dois dias após terem sido impressos em 3D, o que significa …

Descoberto antídoto contra agentes nervosos tipo Sarin e Novichok

Uma equipa do Laboratório Nacional Lawrence Livermore (LLNL), nos Estados Unidos, desenvolveu um antídoto que neutraliza a exposição ao envenenamento por agente nervoso. O estudo, que foi publicado na revista Scientific Reports, foi o resultado de …

Marte sobreviveu a super-erupções (que libertaram "oceanos" de poeira e gases tóxicos)

A região de Arabia Terra, situada no norte de Marte, já foi palco de erupções suficientemente potentes para libertar "oceanos" de poeira e gases tóxicos no ar.  A NASA confirmou, recentemente, que uma região do norte …