“Em Casa d’Amália”: RTP comemora cententário da fadista

FD / Museu do Fado

A Fundação Amália Rodrigues junta-se à RTP para assinalar o centenário da fadista. O programa Em Casa d’Amália tem estreia marcada para a próxima sexta-feira (10) e reúne várias figuras da música portuguesa da atualidade.

O novo programa da RTP é inspirado nas noites em que Amália Rodrigues recebia em casa várias figuras artísticas. Desde poetas, cantores, pintores, músicos e atores, eram inúmeros os nomes que se sentavam no sofá para uma conversa que durava toda a noite. Assim, todas as sextas-feiras será transmitido um programa gravado na casa da Amália, na Rua de São Bento, com convidados especiais que estão de alguma forma ligados ao Fado.

A icónica casa da artista, hoje uma Casa Museu aberta ao público, serve de cenário para trazer de volta as míticas tertúlias. Agora com artistas da atualidade, serão debatidos diversos temas como a cultura, a nossa história e o presente do Fado. Com o objetivo de existir uma partilha de conhecimento, assim como reavivar memórias do passado, o programa pretende também ser um documento sobre o Fado para a posterioridade.

A estreia terá Jorge Fernando como convidado central, que nos incita a ficar em casa e assistir ao programa. O antigo guitarrista de Amália, conta-nos algumas das histórias vividas com a artista. Ao seu lado estará Ricardo Ribeiro e Dino D’Santiago, duas figuras importantes da música nacional.

Junta-se ainda Custódio Castelo, um dos mais brilhantes artistas portugueses, e traz com ele uma convidada especial ligada diretamente ao fado, Ana Moura.

A conversa em Casa d’Amália será conduzida pelo fadista José Gonçalez. Dentro da sala de paredes em azulejo azul e branco, vão passar em episódios futuros outros artistas do Fado, que hoje é elevado à condição de Património da Humanidade pela UNESCO.

“Queremos também falar do passado com o conhecimento do presente, mas acima de tudo rumar ao futuro do Fado”, revela a RTP em comunicado à imprensa.

A estreia será esta sexta-feira, pelas 22h, depois do programa Joker

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.