Nem um carro consegue esmagar o diabólico besouro de ferro

O diabólico besouro de ferro tem um dos mais resistentes exoesqueletos naturais. A forma como este animal consegue sobreviver pode inspirar o desenvolvimento de novos materiais com a mesma dureza.

Engenheiros da Universidade da Califórnia e da Universidade Purdue, ambas nos Estados Unidos, estão a estudar a estrutura do exoesqueleto da espécie de besouro Phloeodes diabolicus, apelidada de “diabólico besouro de ferro“, para desenvolver materiais mais resistentes e rígidos.

Segundo o EurekAlert, em experiências realizadas em laboratório, o animal conseguiu receber uma força aplicada de até 150 newtons – uma carga, pelo menos, 39 mil vezes maior do que o seu peso corporal – antes de o exoesqueleto começar a partir.

Se um pneu de um carro passasse por cima deste besouro numa superfície de terra, aplicaria uma força de aproximadamente 100 newtons. Outros besouros testados pela equipa não conseguiram aguentar nem metade da força que o diabólico besouro de ferro conseguiu suportar.

De acordo com o artigo científico, publicado no dia 21 deste mês na Nature, a supertenacidade do besouro é explicada pelos seus dois élitros, asas anteriores endurecidas que se assemelham a uma armadura e se encontram numa linha, chamada de sutura, que se estende por todo o abdómen.

Os élitros servem para proteger as asas dos animais e facilitar o voo dos insetos. No entanto, este besouro indestrutível não tem asas, pelo estes membros ganham uma nova função nesta espécie: ajudar a distribuir a força aplicada de forma mais uniforme pelo corpo.

O investigador Jesus Rivera investigou mais detalhadamente a geometria da sutura medial, que une os dois élitros, e descobriu que é muito parecida com as peças de um puzzle. O cientista construiu um dispositivo dentro de um microscópio eletrónico, o que permitiu também observar de que forma estas conexões funcionam sob compressão.

Os resultados revelaram que, em vez de se encaixar na região do “pescoço”, a microestrutura dentro das lâminas do élitro cede por delaminação, uma espécie de fratura em camadas que confere uma deformação mais suave e atenua a falha catastrófica do exoesqueleto.

A equipa usou o conceito para construir um fixador biomimético semelhante aos usados para prender peças dentro das turbinas dos aviões. A peça, feita com fibra de carbono e com segmentos que imitam a sutura do besouro, mostrou-se tão dura e resistente quanto um fixador aeroespacial padrão.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Onda de calor e seca podem agravar crise alimentar na Coreia do Norte

No início do verão, o líder norte-coreano Kim Jong Un descreveu a situação alimentar do país como "tensa", após o encerramento da fronteira causado pela pandemia e cheias devastadoras. No meio da estação, um ciclo …

Juiz negacionista chama "pedófilo" a Ferro Rodrigues. CSM admite novo processo disciplinar

O Presidente da Assembleia da República já reagiu ao vídeo do juiz negacionista em que este lhe chama "pedófilo", tendo alertado o Conselho Superior da Magistratura (CSM), que também já disse que os "novos factos …

Barragem do Pisão fica pronta em 2026 (e "demonstra bem o que pretende ser o PRR")

As obras de construção da barragem do Pisão, no concelho de Crato, distrito de Portalegre, cujo contrato de financiamento foi assinado esta sexta-feira, vão arrancar até 2023 para o empreendimento entrar em "pleno funcionamento" em …

Gonçalves Pereira diz que não é recandidato por "opção exclusiva da direção"

O vereador do CDS-PP na Câmara de Lisboa afirmou, esta sexta-feira, que não é recandidato nas próximas autárquicas por opção exclusiva da atual direção do partido, que foi contra os órgãos distritais e concelhios. "Este ano, …

Fraude de quatro milhões com IVA na alimentação. MP acusa 29 arguidos

Uma rede de empresas responsável por simular transações de produtos alimentares isentas de IVA foi desmantelada pelas autoridades e 29 arguidos foram acusados pelo Ministério Público (MP), devido a um esquema que permitiu obter reembolsos …

Nove anos de prisão para primeiro condenado ao abrigo da lei da segurança nacional em Hong Kong

O primeiro residente de Hong Kong condenado no âmbito da nova lei de segurança nacional foi sentenciado a nove anos de prisão, esta sexta-feira, por terrorismo e incitação à secessão. Os três juízes, escolhidos pela chefe …

Novo Banco e Apollo entregam propostas pelo EuroBic

O Novo Banco e o fundo Apollo apresentaram propostas para as posições de Isabel dos Santos e de Fernando Teles no EuroBic, enquanto o fundo J.C. Flowers e o Abanca estão a negociar com os …

Israel vai administrar terceira dose da vacina em maiores de 60 anos

Israel vai avançar com a inoculação de uma terceira dose da vacina contra a covid-19 em pessoas com mais de 60 anos, anunciou, esta quinta-feira, o primeiro-ministro israelita, numa declaração transmitida na televisão. Confrontado nas últimas …

Autoridades chinesas e Talibãs estreitam laços enquanto EUA deixam o Afeganistão

O ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi, se reuniu na quarta-feira com líderes dos Talibãs na cidade de Tianjin, no norte da China, um sinal do estreitamento dos laços entre Pequim e o grupo …

Feirantes senegaleses queixam-se de "acesso bloqueado" à feira de Barcelos

Feirantes do Senegal queixaram-se esta quinta-feira de serem proibidos de operar na feira semanal de Barcelos e falaram em discriminação racial, mas a câmara contrapôs que é uma questão de cumprimento do regulamento que impede …