Nem um carro consegue esmagar o diabólico besouro de ferro

O diabólico besouro de ferro tem um dos mais resistentes exoesqueletos naturais. A forma como este animal consegue sobreviver pode inspirar o desenvolvimento de novos materiais com a mesma dureza.

Engenheiros da Universidade da Califórnia e da Universidade Purdue, ambas nos Estados Unidos, estão a estudar a estrutura do exoesqueleto da espécie de besouro Phloeodes diabolicus, apelidada de “diabólico besouro de ferro“, para desenvolver materiais mais resistentes e rígidos.

Segundo o EurekAlert, em experiências realizadas em laboratório, o animal conseguiu receber uma força aplicada de até 150 newtons – uma carga, pelo menos, 39 mil vezes maior do que o seu peso corporal – antes de o exoesqueleto começar a partir.

Se um pneu de um carro passasse por cima deste besouro numa superfície de terra, aplicaria uma força de aproximadamente 100 newtons. Outros besouros testados pela equipa não conseguiram aguentar nem metade da força que o diabólico besouro de ferro conseguiu suportar.

De acordo com o artigo científico, publicado no dia 21 deste mês na Nature, a supertenacidade do besouro é explicada pelos seus dois élitros, asas anteriores endurecidas que se assemelham a uma armadura e se encontram numa linha, chamada de sutura, que se estende por todo o abdómen.

Os élitros servem para proteger as asas dos animais e facilitar o voo dos insetos. No entanto, este besouro indestrutível não tem asas, pelo estes membros ganham uma nova função nesta espécie: ajudar a distribuir a força aplicada de forma mais uniforme pelo corpo.

O investigador Jesus Rivera investigou mais detalhadamente a geometria da sutura medial, que une os dois élitros, e descobriu que é muito parecida com as peças de um puzzle. O cientista construiu um dispositivo dentro de um microscópio eletrónico, o que permitiu também observar de que forma estas conexões funcionam sob compressão.

Os resultados revelaram que, em vez de se encaixar na região do “pescoço”, a microestrutura dentro das lâminas do élitro cede por delaminação, uma espécie de fratura em camadas que confere uma deformação mais suave e atenua a falha catastrófica do exoesqueleto.

A equipa usou o conceito para construir um fixador biomimético semelhante aos usados para prender peças dentro das turbinas dos aviões. A peça, feita com fibra de carbono e com segmentos que imitam a sutura do besouro, mostrou-se tão dura e resistente quanto um fixador aeroespacial padrão.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A linguagem de Benoit está a morrer. O senegalês quer salvá-la através da música

O senegalês Benoit Fader Keita está a usar o poder da música para salvar a sua linguagem, ménik, que tem apenas 3 mil falantes e está em risco de extinção. Benoit Fader Keita nasceu no Senegal …

Doença cerebral misteriosa intriga médicos no Canadá

 A doença misteriosa foi identificada, pela primeira vez, em 2015, num doente considerado um "caso isolado e atípico". Há quase dois anos, Roger Ellis desmaiou depois de ter tido uma convulsão durante o 40.º aniversário de …

Estudo sugere que há quatro tipos de Alzheimer

Uma equipa de investigadores sugere que há quatro tipos da doença de Alzheimer, que atacam diferentes zonas do cérebro e têm sintomas distintos. Um novo estudo sugere que o Alzheimer é uma doença bem mais complexa …

Jovens tentam salvar vidas na Índia através do Youtube. Plataforma elimina vídeos por serem "perigosos"

A Índia continua a debater-se com a grave crise sanitária desencadeada pela covid-19. Jovens indianos publicaram no Youtube vídeos a produzir oxigénio em casa, usando processos químicos ensinados nas escolas. A plataforma eliminou-os. De acordo com …

Shuvuuia era um dinossauro do tamanho de uma galinha, que caçava às escuras

Os investigadores descobriram que Shuvuuia, um pequeno dinossauro do tamanho de uma galinha, tinha uma excelente audição e visão noturna, que lhe permitiam caçar de noite. São poucas as aves que têm aquilo que é preciso …

Na China, é ilegal pedir comida em excesso nos restaurantes

A China aprovou uma lei anti-desperdício de alimentos que proíbe clientes de restaurantes de pedirem mais do que precisam, uma legislação abrangente pode prejudicar a experiência de comer fora de casa. A lei, que entrou em …

Sindicato de pilotos denuncia pedidos da TAP para voos em folga

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) denunciou pedidos da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) para que alguns trabalhadores efetuem voos em dias de folga, ao mesmo tempo que afirma ter pilotos em excesso. Num email …

Bayern Munique 'festeja' nono título consecutivo com goleada

O Bayern Munique coroou este sábado o seu nono título consecutivo na Liga alemã de futebol com uma goleada no triunfo diante do Borussia Moenchengladbach (6-0), num jogo com um hat-trick de Lewandowski. Antes de pisar …

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …