Nem um carro consegue esmagar o diabólico besouro de ferro

O diabólico besouro de ferro tem um dos mais resistentes exoesqueletos naturais. A forma como este animal consegue sobreviver pode inspirar o desenvolvimento de novos materiais com a mesma dureza.

Engenheiros da Universidade da Califórnia e da Universidade Purdue, ambas nos Estados Unidos, estão a estudar a estrutura do exoesqueleto da espécie de besouro Phloeodes diabolicus, apelidada de “diabólico besouro de ferro“, para desenvolver materiais mais resistentes e rígidos.

Segundo o EurekAlert, em experiências realizadas em laboratório, o animal conseguiu receber uma força aplicada de até 150 newtons – uma carga, pelo menos, 39 mil vezes maior do que o seu peso corporal – antes de o exoesqueleto começar a partir.

Se um pneu de um carro passasse por cima deste besouro numa superfície de terra, aplicaria uma força de aproximadamente 100 newtons. Outros besouros testados pela equipa não conseguiram aguentar nem metade da força que o diabólico besouro de ferro conseguiu suportar.

De acordo com o artigo científico, publicado no dia 21 deste mês na Nature, a supertenacidade do besouro é explicada pelos seus dois élitros, asas anteriores endurecidas que se assemelham a uma armadura e se encontram numa linha, chamada de sutura, que se estende por todo o abdómen.

Os élitros servem para proteger as asas dos animais e facilitar o voo dos insetos. No entanto, este besouro indestrutível não tem asas, pelo estes membros ganham uma nova função nesta espécie: ajudar a distribuir a força aplicada de forma mais uniforme pelo corpo.

O investigador Jesus Rivera investigou mais detalhadamente a geometria da sutura medial, que une os dois élitros, e descobriu que é muito parecida com as peças de um puzzle. O cientista construiu um dispositivo dentro de um microscópio eletrónico, o que permitiu também observar de que forma estas conexões funcionam sob compressão.

Os resultados revelaram que, em vez de se encaixar na região do “pescoço”, a microestrutura dentro das lâminas do élitro cede por delaminação, uma espécie de fratura em camadas que confere uma deformação mais suave e atenua a falha catastrófica do exoesqueleto.

A equipa usou o conceito para construir um fixador biomimético semelhante aos usados para prender peças dentro das turbinas dos aviões. A peça, feita com fibra de carbono e com segmentos que imitam a sutura do besouro, mostrou-se tão dura e resistente quanto um fixador aeroespacial padrão.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Supremo arrasa MP no e-toupeira. Espião do Benfica safa-se de quase todos os crimes

O Supremo Tribunal de Justiça deixou cair a maioria dos crimes no que se refere ao funcionário judicial do Tribunal de Guimarães Júlio Loureiro, conhecido como o espião do Benfica no caso e-toupeira, deixando reparos …

Espanha, França e Bélgica com descida de casos. Itália limita Natal e Madrid cancela festas de Ano Novo

Madrid, assim como Paris e Bruxelas, têm boas notícias - mas não o suficiente para suavizar medidas. Já em Itália há restrições adicionais e a cidade de Londres também considera também passar ao nível três, …

UE dá exemplo de Portugal para defender salário mínimo europeu

O comissário europeu do Emprego, Nicolas Schmit, diz esperar um acordo ou pelo menos "bastante progresso" sobre a proposta comunitária para garantir salários mínimos adequados em todos os Estados-membros da União Europeia (UE) e dá …

Na primeira fase, será possível administrar 400 mil doses de vacinas “numa semana a dez dias”. Segunda ronda pode ser crítica

Os especialistas já fazem previsões. Se por um lado a primeira fase da vacinação contra a covid-19 se adivinha rápida, a segunda será poderá ser muito complicada. Os representantes dos profissionais dos centros de saúde - …

Bruxelas conclui que Zona Franca da Madeira violou regras e quer devolução das "ajudas indevidas"

A Comissão Europeia (CE) conclui que o regime da Zona Franca da Madeira (ZFM) desrespeitou as regras de ajudas estatais, pois abrangeu empresas que não contribuíram para o desenvolvimento da região, pelo que Portugal deve …

Chuva de críticas ao plano nacional de vacinação: "É vasto em imprecisões e impreparações"

Francisco Rodrigues dos Santos considerou que "faltou planeamento" no plano de vacinação português e observou que "basta comparar" com aqueles anunciados "na Alemanha, no Reino Unido ou em Espanha para perceber que há diferenças abismais". O …

O corpo ideal? O mistério das enigmáticas figuras pré-históricas de Vénus pode ter sido resolvido

Um dos primeiros exemplos mundiais de arte, as enigmáticas estatuetas de "Vénus" esculpidas há cerca de 30 mil anos, intrigaram os cientistas durante quase dois séculos. Agora, o mistério das estranhas figuras pode ter sido …

Nova geringonça à vista? Rui Rio mostra-se disposto a governar mesmo sem vencer eleições

São muitos os sinais que tem dado. Rui Rio está disponível para liderar uma futura maioria de direita se esta vier a surgir no quadro de futuras eleições legislativas - mesmo que o PSD seja …

Cientistas encontram nova criatura gelatinosa no fundo do mar (mas podem nunca mais voltar a vê-la)

Uma equipa de investigadores da Administração Nacional de Pesca Oceânica e Atmosférica (NOAA) revelou que descobriu Duobrachium sparksae, uma nova espécie de ctenóforo - ou águas-vivas-de-pente. A descoberta foi feita remotamente usando imagens de vídeo de …

Costa anuncia hoje medidas que vão vigorar nos períodos de Natal e de passagem de ano

O primeiro-ministro anuncia hoje as medidas de combate à covid-19 enquadradas pelo decreto presidencial de estado de emergência, que indicativamente vigorará até 7 de janeiro, incluindo os períodos de Natal e de passagem de ano. Na …