Cápsula da Space X já chegou à Estação Espacial Internacional

(dr) SpaceX, Boeing

A cápsula espacial da empresa SpaceX chegou este domingo à Estação Espacial Internacional, um dia depois de ter descolado de Cabo Canaveral, na Florida, numa viagem de teste do programa comercial da NASA.

“Acoplamento confirmado! Depois de 18 órbitas da Terra desde o seu lançamento, a nave espacial Crew Dragon uniu-se com sucesso à ISS com um acoplamento suave às 5h51 enquanto a estação orbitava sobre o norte da Nova Zelândia”, explicou a NASA no Twitter.

Como estava previsto, a Crew Dragon, que foi lançada no domingo de Cabo Canaveral (EUA), chegou à ISS com cerca de 180 quilos de mantimentos para os astronautas que se encontram na estação espacial.

“A cápsula de SpaceX acoplou-se na ISS!”, acrescentou a NASA noutro tweet, no qual destacou que esta é a “primeira vez” que uma nave espacial construída com fins comerciais e projetada para uma tripulação atinge tal feito.

A Crew Dragon permanecerá acoplada à estação espacial durante cinco dias, até a próxima sexta-feira, quando começará a sua viagem de volta à Terra, onde deve cair no Oceano Atlântico por volta das 16h45 de Lisboa.

Se tudo correr como o previsto, em abril, a SpaceX fará um novo teste de voo para experimentar um sistema de emergência e, meses mais tarde, provavelmente em julho, transportará pela primeira vez dois astronautas da NASA para a estação espacial, onde permanecerão duas semanas.

O objetivo da Demo Mission-1 (DM-1), que é um “voo de teste sem tripulação a bordo”, é demonstrar a capacidade da SpaceX para viajar de forma “segura e confiável para e a partir da ISS”, como parte do programa de tripulação comercial da NASA, segundo a companhia aeroespacial fundada por Elon Musk.

“Estamos a liderar no espaço de novo”, ressaltou no domingo no Twitter o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, que congratulou a NASA e a SpaceX pelo lançamento bem-sucedido.

A missão deixa os EUA “um passo mais próximo do lançamento de astronautas americanos ao espaço, a partir do território americano em foguetes de fabricação americana”, acrescentou o vice-presidente Mike Pence.

ZAP // EFE

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Houve "zero negociação" com o PSD. Nome de Vitalino Canas e Correia Campos estão por um fio

Os nomes de representantes da Assembleia da República para órgãos externos são propostos pela maior força política - o PS -, mas só são aprovados se houver um amplo consenso entre o PS e o …

Contas do PSD congeladas por não ter pago a serralheiro em campanha de 2017

As contas do Partido Social Democrata (PSD) estão congeladas por falta de pagamento de serviços a um serralheiro que prestou serviços ao partido numa campanha eleitoral de 2017, avança o Jornal de Notícias. Em causa está, …

Conseguimos "ouvir" ao ler os lábios de alguém (e já sabemos como)

Um estudo recente sugere que, quando vemos uma pessoa a falar, a nossa atividade cerebral é sincronizada com a voz do locutor através da leitura dos lábios. Este fenómeno acontece mesmo quando não conseguimos interpretar …

"Classe pura". Ingleses rendidos a Bruno Fernandes

O Manchester United goleou esta quinta-feira o Club Brugge (5-0), conseguindo o apuramento para os "oitavos" da Liga Europa, numa partida em que o recém-chegado Bruno Fernandes esteve em destaque. O médio português ex-Sporting conseguiu …

Governador do Rio de Janeiro defende destituição de Bolsonaro

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, defendeu na quinta-feira a destituição do Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, após este ter partilhado vídeos, na plataforma de mensagens WhatsApp, com a convocação de uma manifestação contra …

Pelo menos 33 soldados turcos mortos em bombardeamento na Síria

Um ataque do exército sírio na província de Idlib, na Síria, causou esta quinta-feira a morte de pelo menos 33 militares turcos. Os números, inicialmente avançados pelo Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), dava conta de …

Razia na Liga Europa com direito a lenços brancos. Todas as equipas portuguesas foram eliminadas

Benfica, FC Porto, SC Braga e Sporting foram eliminados nos 16 avos de final da Liga Europa. Portugal passou assim de ser o clube com mais representantes nesta prova europeia a um dos poucos sem …

Este animal marinho produz óvulos e espermatozóides ilimitados ao longo da sua vida

Um minúsculo animal marinho, chamado Hydractinia, foi analisado ao pormenor por uma equipa de investigadores que descobriu aquela que pode ser considerada uma habilidade muito rara desta criatura. Hydractynia consegue produzir ilimitadamente células germinativas, que são …

Há um segundo português internado no Japão por suspeitas de coronavírus

Um segundo português está hospitalizado no Japão “por indícios relacionados” com o Covid-19, também tripulante do navio de cruzeiros Diamond Princess,. “Dois dos tripulantes portugueses do Diamond Princess tiveram de ser hospitalizados, no Japão, por indícios …

Há um planeta gigante incrivelmente perto da Terra

Há um planeta gigante, com dimensões próximas das de Neptuno, a 90 anos-luz da Terra. É dos exoplanetas mais próximos do nosso planeta. Detetado pela primeira vez pelo "caçador" de planetas Kepler (NASA), a existência deste …