“Cápsula do tempo” espanhola revela misterioso ritual funerário

Wikimedia Commons

Escavações na Sierra de Atapuerca, em Burgos, Espanha

Caverna em Burgos, a norte de Espanha, revelou-se uma das câmaras funerárias mais antigas da Península Ibérica. Misteriosos costumes funerários dos neolíticos serão despidos — tudo graças ao cadáver de uma adolescente.

Um dos mais antigos locais de sepultamento da Península Ibérica foi identificado numa caverna no norte de Espanha. Com vestígios que recuam mais de 7000 anos, a câmara funerária abriga os restos humanos Neolíticos mais antigos da região.

A fascinante revelação teve lugar numa caverna conhecida como Galería del Sílex, inicialmente descoberta em 1972.

Acreditava-se que a caverna recuasse à Idade do Bronze, há aproximadamente 3000 anos, mas a recente descoberta de seis vasos cerâmicos Neolíticos junto de ossos humanos conduziu a uma reavaliação de tal linha temporal.

Datando os ossos por carbono-14, os investigadores do estudo publicado na Science Direct ficaram surpreendidos ao descobrir que a caverna funcionou como uma câmara funerária durante cerca de 3000 anos.

Os vestígios mais antigos, os ossos de uma adolescente de 13 ou 14 anos, recuam 7000 anos — muito antes do aparecimento das tradições funerárias neolíticas conhecidas na Península Ibérica, há mil anos, segundo o IFL Science.

Se inicialmente se pensava que os restos encontrados eram fruto de um acidente, a investigação sugeriu que os ossos foram deliberadamente colocados no local, confirmando que a Galería del Sílex foi utilizada desde o início do período Neolítico até à Idade do Bronze.

Além disso, a descoberta dos cadáveres em duas valas distintas situadas a quase 300 metros da entrada antiga da galeria sugere que esta era um espaço designado para rituais funerários durante o início da era Neolítica, ou “Nova Idade da Pedra”.

“Os restos humanos da Galería del Sílex não foram encontrados num contexto doméstico de ocupação humana da caverna, mas sim em duas valas localizadas a mais de 300 metros da entrada antiga”, clarificaram os investigadores.

A região de Sierra de Atapuerca, onde a caverna está localizada, contém dois outros importantes locais Neolíticos – El Portalón e El Mirador, locais que seriam utilizados para habitação e guarda de gado, respetivamente.

A descoberta recente permite entender melhor os assentamentos Neolíticos na região, na qual eram atribuídos diferentes nomes a diferentes cavernas com (também) diferentes propósitos: habitação em El Portalón, gado em El Mirador e enterros na Galería del Sílex.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.