Canibalismo é observado pela primeira vez em espécie de macacos

Uma equipa de investigadores observou um caso de canibalismo em macacos-prego selvagens de cara branca. No estudo, os especialistas descrevem um incidente no qual membros desta espécie consumiram restos mortais de uma cria de 10 dias.

Como observam os investigadores, o canibalismo tem sido observado numa ampla variedade de animais, embora seja raro em mamíferos.

Contudo, enquanto realizavam pesquisas para um estudo sobre os capuchinhos-de-cara-branca no Parque Nacional Santa Rosa, na Costa Rica, viram um bebé de 10 dias cair de uma árvore. A mãe correu de imediato para o socorrer, mas não conseguiu reanimá-lo, pois quando chegou a cria já estava morta.

Perante esta situação, e de acordo com os relatos da equipa, a mãe afastou-se do bebé, deixando-o no chão da floresta. Poucos minutos depois, um macaco de dois anos aproximou-se do bebé morto e começou a mordiscar os seus dedos. Porém, o predador não estava sozinho, uma vez que foi acompanhado por uma fêmea alfa de 23 anos que também mastigou partes do corpo do bebé.

Segundo os especialistas, o canibalismo já foi observado em outros animais em épocas de escassez de alimentos, mas este não era o caso dos macacos que estavam a ser estudados. A equipa indica que na maioria das vezes, quando um jovem macaco-prego morre, a mãe o carrega para a floresta, longe de outros membros do grupo.

Neste caso especifico, a mãe era muito jovem e parecia não saber o que fazer quando descobriu que o seu filho estava morto – isso pode explicar a razão dos outros membros do grupo decidirem comê-lo, revela o Phys.

A equipa realça que o canibalismo é raro entre os primatas porque traz o risco de doenças, sendo que esta situação em macacos-prego foi observada pela primeira vez na espécie.

Notavelmente, o jovem macho e a fêmea mais velha não consumiram inteiramente a carcaça do bebé – depois de comer as suas mãos e as extremidades inferiores, os animais deixaram-na no chão da floresta. Em seguida, os especialistas retiraram o corpo para fins científicos.

O estudo foi publicado no jornal Ecology and Evolution no passado mês de outubro.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Belenenses e Santa Clara também têm direito a nota artística

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/belenenses-0-2-santa-clara-o-musical-1 - Então? Numa jornada de Benfica-Sporting e de um importante Rio Ave-FC Porto, este indivíduo aborda o Belenenses-Santa Clara neste espaço? - É verdade. Por duas razões: a primeira é que fui eleita a Miss Mundo …

Joe Exotic implora que o tirem da prisão. Sofre de um cancro na próstata

A estrela de Tiger King, Joe Exotic, revelou que tem cancro de próstata e voltou a pedir a sua libertação da cadeia. Joseph Maldonado-Passage, mais conhecido por Joe Exotic, está a cumprir pena de prisão depois …

Ryanair passa de lucro a prejuízo de 815 milhões de euros no último ano

A irlandesa Ryanair revelou hoje que teve um prejuízo de 815 milhões de euros no ano fiscal terminado em 31 de março, contra um lucro de 1.002 milhões de euros no exercício anterior. Na base deste …

Mais duas mortes e 199 novos casos em Portugal. R(t) sobe para 1

Portugal registou esta segunda-feira 199 novos casos de infeção por covid-19 e mais duas mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), nas últimas …

"Ameaça emergente". Produção de armas em casa com impressoras 3D deixa polícia em alerta

O alerta surgiu da Europol. Na Europa, estão a ser fabricadas pistolas semiautomáticas em impressoras e teme-se que o fenómeno chegue a Portugal. Os programas podem ser descarregados em plataformas na internet. Segundo avança o Jornal …

Jerónimo acusa Governo de "falta de vontade" para responder à crise

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, defendeu que o Governo "tem meios" e só não responde aos problemas concretos causados pela crise sanitária, por lhe "faltar a vontade", dando como exemplo a questão das …

Marcelo Rebelo de Sousa inicia visita oficial à Guiné-Bissau, 32 anos depois de Mário Soares

Marcelo Rebelo de Sousa inicia esta segunda-feira à tarde a sua primeira visita oficial à Guiné-Bissau enquanto Presidente da República, com um programa intenso, que inclui encontros institucionais, com a comunidade portuguesa e uma homenagem …

Rui Pinto gera discórdia no inquérito ao Novo Banco. PSD levanta dúvidas sobre presença do hacker

No centro da discórdia está Rui Pinto, já que os partidos não conseguem chegar a um consenso sobre a convocatória do hacker para a comissão de inquérito ao Novo Banco. A sua presença será discutida …

Pesca da sardinha reabre hoje após quase sete meses

A pesca da sardinha reabre hoje, após quase sete meses de interdição, com um limite de 10.000 toneladas que deverá ser revisto em junho. No entanto, num diploma publicado em Diário da República no dia 6 …

Cortes do Estado em contratos levaram ao encerramento de 20 colégios

Desde que o Estado começou a cortar nos contratos com os estabelecimentos de ensino particular e cooperativo já 20 colégios fecharam portas. Em 2016, o Estado começou a implementar cortes graduais nos contratos de associação com …