Câmaras vão pagar vacinas da gripe dadas nas farmácias. Para já só 3 municípios aderiram

Tal como nos centros de saúde, agora vai ser possível adquirir e tomar as vacinas da gripe nas farmácias, com a diferença de que os custos deverão ser assumidos pelas câmaras municipais. Cada imunização custará 2,5 euros aos municípios e ficará gratuita para pelo menos 150 mil utentes. Para já, só aderiram três autarquias.

De acordo com o Jornal de Notícias, os custos da administração de cerca de 150 mil vacinas da gripe nas farmácias comunitárias vão ser arrecadados pelas câmaras. Numa altura em que faltam poucos dias para arrancar a segunda fase de vacinação dos grupos de risco, apenas três municípios aderiram ao projeto que pretende aumentar a imunização da população idosa, ao mesmo tempo que ajuda nos encargos atribuídos aos centros de saúde.

A Câmara Municipal do Porto, a Câmara de Guimarães e a Câmara de Fornos de Algodres (na Guarda) foram para já as únicas a disponibilizarem-se para pagar as vacinas à população. Contudo, Duarte Santos, diretor da Associação Nacional de Farmácias (ANF), garante que “há dezenas de municípios” prestes a assinarem o protocolo.

Cada vacina vai render 2,5 euros às farmácias. Segundo o JN, este é um valor “solidário” que não chega para cobrir as despesas com as instalações, com os materiais de proteção individual e consumíveis e com a formação técnico-científica dos farmacêuticos. Porém, a ANF considera ser “um contributo responsável da rede de farmácias para vencer a covid-19”.

Ao longo dos últimos anos, as farmácias de todo o país vendem e administram vacinas da gripe, com comparticipação do SNS e com o pagamento do utente, mas agora é a primeira vez que participam na campanha para ajudar o Serviço Nacional de Saúde.

António Sales, Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, informou no fim de setembro que 10% das vacinas reservadas para a população de risco poderão este ano ser administradas em cerca de duas mil farmácias. Depois de várias reuniões, ficou decidido que o Ministério da Saúde ia colaborar apenas com a cedência de vacinas do SNS, e que os restantes encargos passariam para as câmaras.

Em concordância com o que diz o JN, esta medida pode não abranger toda a população de risco, uma vez que a segunda fase da campanha de vacinação da gripe arranca já no dia 19 de outubro, e mesmo que sejam assinados protocolos com “dezenas” de câmaras, dificilmente serão abrangidos os 308 concelhos do país. O jornal considera que, no acesso a este serviço, pode não estar garantida a “equidade”.

A ANF lembra que há vários países no mundo onde os governos estão a aproveitar a rede de farmácias para imunizar as populações contra a gripe num ano especialmente complexo por causa da pandemia covid-19, por isso considera que “seria justo que o Estado investisse para garantir a liberdade de escolha a todos os portugueses (de se vacinarem na farmácia ou no centro de saúde) como acontece em muitos países desenvolvidos”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Já é possível prever quais as mulheres que poderão ter complicações graves na gravidez

Os métodos atuais para diagnosticar complicações numa gravidez não são sensíveis nem confiáveis ​​o suficiente para identificar todas as gestações de risco. Agora, cientistas descobriram uma forma de testar os níveis hormonais na placenta para …

Crianças têm dificuldade em entender emoções de pessoas com máscara

Um novo estudo mostra que crianças dos três aos cinco anos só conseguem entender as emoções escondidas por detrás das máscaras em apenas 40% das ocasiões. A equipa de investigação U-Vip (Unidade para Deficientes Visuais), liderada …

Cientistas identificam uma rara "hélice" magnética num sistema binário

De acordo com investigações que serão publicadas na revista The Astrophysical Journal, investigadores da Universidade de Notre Dame identificaram a primeira hélice magnética eclipsante num sistema estelar variável cataclísmico. O sistema estelar, conhecido como J0240, é …

Euro2020, 2º dia: Bélgica e Finlândia vencem em dia marcado pelo colapso de Eriksen

A Bélgica estreou-se hoje no Euro2020 de futebol com uma vitória expressiva sobre a Rússia (3-0), no Grupo B, num dia histórico para a Finlândia, mas manchado pelo colapso do dinamarquês Christian Eriksen, que lançou …

Bélgica 3-0 Rússia | Diabos belgas à solta em São Petersburgo

A Bélgica entrou com tudo nesta fase final do EURO 2020. Na noite deste sábado, os “diabos vermelhos” andaram à solta e silenciaram São Petersburgo. A Bélgica entrou hoje com o pé direito no Campeonato da …

Um braço robótico conseguiu ajudar um paciente a sentir o mundo

Recentemente, um implante neural permitiu que as pessoas escrevessem uma mensagem apenas com o pensamento. Agora, um novo braço robótico controlado por um implante está a criar curiosidade por conseguir enviar feedback tátil para o …

Dinamarca 0-1 Finlândia | Todos a pensar em Eriksen

A Finlândia venceu o seu encontro de estreia em fases finais de Campeonatos da Europa, num jogo em que o mais importante não foi o resultado final, mas sim a luta de Eriksen pela vida. A …

Polícia chinesa prende mais de mil suspeitos de lavagem de dinheiro com criptomoedas

As autoridades chinesas intensificaram o controlo de esquemas que envolvem criptomoedas e prenderam mais de 1.100 suspeitos de usar os ativos digitais para lavagem de fundos ilícitos. A mega operação ocorreu em 23 províncias, regiões e …

#CancelCanadaDay. População quer pôr fim ao Dia do Canadá

Uma cidade canadiana e uma "Primeira Nação" do país cancelaram formalmente o Dia do Canadá alegando que não querem continuar a homenagear a "tentativa de genocídio" contra os povos indígenas. A prefeita da cidade de Victoria, …

Plástico é responsável por 80% do lixo nos oceanos

Um estudo global publicado na quinta-feira revelou que 80% do lixo encontrado nos oceanos é composto por plástico, sobretudo sacolas e garrafas. Em seguida surge o metal, vidro, roupas e outros artigos têxteis, borracha, papel …