Será que os cães conseguem farejar uma gravidez?

Já ouvimos falar de cães a farejar bombas e de cães a farejar cancro. E quanto à gravidez, o que poderá o nariz de um cão dizer?

Há várias mulheres grávidas a relatar que o cão age de maneira diferente durante a gravidez. Apesar de os investigadores ainda não terem uma resposta definitiva sobre este assunto, há algumas pesquisas que sugerem que esse fenómeno pode mesmo ser verdade, destaca o Business Insider.

Os cientistas já provaram que os cães conseguem detetar cancro da próstata, bexiga e ovários em humanos, se farejarem amostras de urina. Segundo os investigadores, estas amostras contêm biomarcadores – compostos orgânicos voláteis – que os cães conseguem identificar facilmente.

Uma vez que um dos primeiros sinais de gravidez é o aumento da gonadotrofina coriónica humana, ou hCG, tanto no sangue como na urina, é possível que os vários relatos de cães a agir de maneira diferente durante a gravidez possam ser verdade, com o animal a responder ao cheiro de hCG.

No entanto, os cães que detetam cancro através do olfato foram treinados para o fazer. Rachel Barrack, médica veterinária, explica que o cão de uma mulher grávida pode detetar alterações no seu perfume, mas é improvável que o animal perceba o motivo que justifica essas mudanças.

Não existem artigos científicos que comprovem que os cães conseguem sentir o cheiro das alterações hormonais em pessoas grávidas, ainda que haja evidências de que estes animais conseguem farejar outras hormonas humanos.

Um estudo de 2015, por exemplo, relatou que os cães e os seus donos tinham níveis semelhantes da hormona do stress durante uma competição de agilidade. A investigação concluiu que os animais estavam a reagir fortemente às mudanças hormonais dos donos do que propriamente ao stress próprio do ambiente em que estavam inseridos. O artigo científico foi publicado na Physiology and Behavior.

O olfato dos cães é cerca de 1.000 vezes mais sensível do que o nosso, e grande parte do cérebro do animal é dedicada à análise de odores. Quanto à gravidez, é difícil afirmar que um cão a consegue farejar. No entanto, com base nas respostas dos cães a outras hormonas humanas, talvez um dia os cientistas consigam provar este fenómeno.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …