Será que os cães conseguem farejar uma gravidez?

Já ouvimos falar de cães a farejar bombas e de cães a farejar cancro. E quanto à gravidez, o que poderá o nariz de um cão dizer?

Há várias mulheres grávidas a relatar que o cão age de maneira diferente durante a gravidez. Apesar de os investigadores ainda não terem uma resposta definitiva sobre este assunto, há algumas pesquisas que sugerem que esse fenómeno pode mesmo ser verdade, destaca o Business Insider.

Os cientistas já provaram que os cães conseguem detetar cancro da próstata, bexiga e ovários em humanos, se farejarem amostras de urina. Segundo os investigadores, estas amostras contêm biomarcadores – compostos orgânicos voláteis – que os cães conseguem identificar facilmente.

Uma vez que um dos primeiros sinais de gravidez é o aumento da gonadotrofina coriónica humana, ou hCG, tanto no sangue como na urina, é possível que os vários relatos de cães a agir de maneira diferente durante a gravidez possam ser verdade, com o animal a responder ao cheiro de hCG.

No entanto, os cães que detetam cancro através do olfato foram treinados para o fazer. Rachel Barrack, médica veterinária, explica que o cão de uma mulher grávida pode detetar alterações no seu perfume, mas é improvável que o animal perceba o motivo que justifica essas mudanças.

Não existem artigos científicos que comprovem que os cães conseguem sentir o cheiro das alterações hormonais em pessoas grávidas, ainda que haja evidências de que estes animais conseguem farejar outras hormonas humanos.

Um estudo de 2015, por exemplo, relatou que os cães e os seus donos tinham níveis semelhantes da hormona do stress durante uma competição de agilidade. A investigação concluiu que os animais estavam a reagir fortemente às mudanças hormonais dos donos do que propriamente ao stress próprio do ambiente em que estavam inseridos. O artigo científico foi publicado na Physiology and Behavior.

O olfato dos cães é cerca de 1.000 vezes mais sensível do que o nosso, e grande parte do cérebro do animal é dedicada à análise de odores. Quanto à gravidez, é difícil afirmar que um cão a consegue farejar. No entanto, com base nas respostas dos cães a outras hormonas humanas, talvez um dia os cientistas consigam provar este fenómeno.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Gelo a cair num buraco faz barulhos estranhos (e parece uma batalha de lasers)

Alguma vez pensou o que se ouve quando deixamos cair gelo num buraco gelado profundo? Já não precisamos de pensar mais - e já podemos ouvir. O vídeo do pedaço de gelo a cair num buraco …

Tribunal recusa exumar corpo. Rosa Grilo conhece sentença a 3 de março

A leitura do acórdão no processo do homicídio do triatleta ficou agendada, esta terça-feira, para o dia 3 de março. De acordo com o Diário de Notícias, a defesa de Rosa Grilo pediu a exumação do …

Revelados documentos que provam a investigação de OVNIs por parte do Pentágono

Documentos recentemente divulgados mostram que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (EUA) financiou estudos sobre Objetos Voadores Não Identificados (OVNI's), contradizendo declarações recentes do Pentágono. Em 2017, o New York Times revelou a existência de …

"Nem sei onde é Alcochete". Pinto da Costa ouvido como testemunha de Bruno de Carvalho

O presidente do FC Porto foi ouvido, esta terça-feira, como uma das testemunhas do ex-dirigente leonino no julgamento da invasão à academia do Sporting, em Alcochete, que está a decorrer no tribunal de Monsanto, em …

A nova obra de Bansky só durou dois dias

A nova obra do artista britânico Banksy, que apareceu na véspera do Dia dos Namorados em Bristol, foi coberta por um grafite cor-de-rosa dois dias depois. A imagem de uma menina a atirar flores vermelhas com uma …

Mais de cem médicos assinam carta a exigir fim da "tortura" de Assange

Mais de cem médicos assinaram uma carta, divulgada esta terça-feira, na qual pedem que o fundador do Wikileaks receba tratamento médico adequado.  Através de uma carta publicada, esta terça-feira, na revista científica The Lancet, mais de uma …

Espiões russos foram à Irlanda investigar cabos submarinos de Internet. Teme-se que os cortem

Esta segunda-feira, o mundo entrou em estado de alerta: agentes secretos da Rússia foram descobertos na Irlanda, numa missão para mapear a localização exata dos cabos submarinos que conectam a Europa à América do Norte. Não …

Telmo Correia eleito líder parlamentar do CDS-PP por unanimidade

O deputado foi eleito, esta terça-feira, presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP, sucedendo a Cecília Meireles, numa votação em que contou com os votos favoráveis dos restantes quatro eleitos centristas. O anúncio foi feito no Parlamento …

Site de genealogia "salva" homem preso há 15 anos por um crime que não cometeu

Ricky Davis é a primeira pessoa a ser libertada com recurso a testes modernos de ADN no estado da Califórnia e o segundo nos Estados Unidos. Ricky Davis tinha 20 anos quando Jane Hylton, de 54 …

Bolsonaro acusado de fazer insinuação sexual contra jornalista

O Presidente do Brasil foi acusado, esta terça-feira, de fazer uma insinuação de natureza sexual contra uma jornalista do jornal Folha de São Paulo. De acordo com o jornal Folha de São Paulo, a jornalista em …