Bruno de Carvalho detido porque teria plano para fugir do país

Miguel A. Lopes / Lusa

Bruno de Carvalho, presidente do Sporting

A detenção de Bruno de Carvalho, no âmbito das suspeitas de ter sido o autor moral do ataque à Academia de Alcochete, foi justificada com o receio de que o ex-presidente do Sporting tivesse um plano para fugir do país, conforme se constata no processo.

A SIC avança que o juiz de instrução criminal Carlos Delca validou o pedido de detenção de Bruno de Carvalho, alegando que o ex-dirigente tinha “um plano de fuga” para deixar o país.

O mesmo juiz indeferiu o pedido de autorização para realizar escutas telefónicas a Bruno de Carvalho, que foi efectuado pela procuradora Cândida Vilar. Alegando “falta de fundamento”, Carlos Delca não permitiu, numa decisão de 4 de Junho, que as comunicações do ex-presidente do Sporting fossem gravadas, ao contrário do que decidiu relativamente a outros arguidos do processo.

Todavia, depois de um relatório da GNR, datado de 9 de Novembro, que vinca que “existem inequívocos e fundados indícios de que Bruno de Carvalho teve uma participação preponderante no ataque”, o juiz de instrução validou o mandado de detenção emitido por Cândida Vilar.

Nesta decisão, Carlos Delca nota que o facto de Bruno de Carvalho se ter apresentado voluntariamente para prestar declarações no processo terá servido “para passar a ideia de que estaria fora de equação o perigo de fuga para, mais facilmente, poder pôr em prática algum plano de fuga”.

Arrependidos que denunciaram Bruno em risco

A implicação de Bruno de Carvalho no ataque de elementos da claque Juventude Leonina à Academia do Sporting, que culminou com agressões a técnicos e jogadores, terá sido reforçada pelos testemunhos de três “arrependidos” que estão entre os arguidos do caso.

Estes três elementos surgem identificados no processo, o que está a preocupar a PSP que teme pela sua segurança, como atesta o Diário de Notícias (DN).

Os três indivíduos estão em prisão preventiva, juntamente com o grosso dos arguidos do caso, mas a PSP admite que quando forem libertados podem ficar em risco. Assim, equaciona-se que possam vir a ter guarda-costas do Corpo de Segurança Pessoal da PSP.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Para quando atrás das grades os responsáveis pela “estrada armadilha” de Borba? Aqui há mortes dolorosas e negligência quanto baste, simplesmente incrível e intolerável!.

  2. Então faz sentido manter em liberdade os mandantes do ataque e manter presos os executantes do mesmo?! Quem não permite o menos permite o mais?!
    Estou sem palavras…

  3. Ainda estão ttos em liberdade. Um desgraçado se deve uns tostões fica de tanga esta cambada continua com belas vidas e os amigos juízes a deixa los na rua com boa vida

RESPONDER

A ilha mais remota do mundo tem nome português

Tristão da Cunha é uma ilha com apenas 250 habitantes, onde ninguém fala português. Não há hotel nem aeroporto. Há quem parta em busca de um lugar sossegado para evitar as grandes multidões turísticas. Caso esteja …

Costa não tinha dúvidas. O parecer da PGR sobre familiares é “absolutamente inequívoco”

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu hoje que o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre as incompatibilidades entre governantes e negócios com empresas de familiares é “absolutamente inequívoco”. “O parecer é absolutamente inequívoco sobre …

Jovens do mundo inteiro ocupam a ONU em inédita Cimeira do Clima

Mais de 500 jovens, representantes de mais de 140 países, ocuparam este sábado o espaço habitualmente destinado aos diplomatas da ONU. A United Nations Youth Climate Summit, primeira cimeira da juventude sobre o clima, em Nova …

Esta zebra nasceu com bolas em vez de riscas

No Quénia, foi avistada uma cria de zebra com uma particularidade: em vez de riscas, esta tinha bolinhas brancas. Habitualmente, as zebras com condições semelhantes acabam por não viver durante muito tempo. Um rara cria de …

Há rochas "saltitantes" e colapsos de penhascos no cometa da Rosetta

  Cientistas que analisam o tesouro de imagens obtidas pela missão da Rosetta da ESA descobriram mais evidências de curiosas rochas "saltitantes" e quedas dramáticas de penhascos. A Rosetta operou no Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko entre agosto de 2014 …

PS e BE afastados "porque dá jeito" (e os riscos de andar para trás)

O líder do PSD alertou este domingo para o distanciamento do PS em relação ao BE, porque “dá jeito para as eleições”, notando ser uma tentativa de “limpar” a proximidade dos últimos quatro anos e …

A KLM vai passar a "voar" de comboio

A KLM, que já tinha sugerido que se voasse menos e se viajasse mais de comboio, confirmou que vai retirar um dos voos Bruxelas-Amesterdão, passando os passageiros a efetuar a rota sobre carris, num comboio …

Cientistas fazem reconstrução facial de um guerreiro escocês do séc XV

Cientistas reconstruiram digitalmente o rosto daquele que terá sido um membro poderoso de um clã do século XV da Escócia, que terá morrido num violento conflito com um clã vizinho. Corria o ano de 1957 quando …

Estudo mostra que os golfinhos também já são resistentes aos antibióticos

Um novo estudo realizado nos Estados Unidos mostra que os golfinhos Tursiops truncatus também já mostram resistência aos antibióticos. Não é segredo que os seres humanos usam demasiados antibióticos, tanto que estamos a desenvolver uma resistência …

Indígenas famosos pela sua saúde cardíaca começaram a usar óleo de cozinha (e a engordar)

O povo Tsimane, que vive na Bolívia, tem permanecido relativamente afastado do mundo exterior durante várias gerações, prosperando da terra e praticando formas tradicionais de caça, pesca, agricultura e recolha de alimentos. Durante vários anos, sabe-se …