Borras de café dos bares da UMinho ganham nova vida como cogumelos

U.Minho

Os Serviços de Ação Social da Universidade do Minho estão a reutilizar as borras de café dos bares em processos de compostagem e de produção de cogumelos. A ação reforça a aposta institucional na sustentabilidade e na economia circular, dando nova vida ao que era deitado fora.

O projeto-piloto decorre no bar de Engenharia I do campus de Azurém, em Guimarães, que serve centenas de cafés por dia, equivalendo a uma tonelada de borras por ano.

A iniciativa conta com a parceria da Quinta do Verdelho, uma empresa vimaranense ligada à agricultura biológica e que é liderada por Nuno Oliveira, ex-aluno de Arquitetura da UMinho.

No caso da compostagem, as borras de café valem 20% das pilhas de composto, estimulando o processo devido à sua textura fina e alimentando organismos auxiliares da decomposição, como as minhocas.

As borras são introduzidas numa camada complementar ao azoto (restos de vegetais frescos) e ao carbono (restos de limpezas de árvores e arbustos), em conjunto com o cálcio mineral.

Já na produção de cogumelos pleurotus ostreatus, pretende-se obter uma mistura de borras de café e material lenhoso que permita uma colonização eficaz.

A expectativa é converter pelo menos 10% das borras em cogumelos. Esse substrato inicial pode ser ainda adicionado à pilha de compostagem como “acelerador” ou espalhado nalgumas espécies hortícolas.

“As borras de café eram vistas como não tendo utilidade”, explica Diogo Arezes, gestor do plano de sustentabilidade dos SASUM.

“O nosso objetivo é tentar mudar ideias e encontrar formas de transformar este resíduo num recurso, mitigando assim as quantidades encaminhadas para o lixo e promovendo o desenvolvimento sustentável dentro da organização e no meio envolvente”, acrescenta o investigador.

Os SASUM ponderam estender este cenário às restantes unidades alimentares da UMinho.

ZAP // UMINHO

PARTILHAR

RESPONDER

Liveblog Autárquicas. Poderá ser "a primeira vez que um partido ganha três vezes seguidas"

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Alemanha: Sociais-democratas reclamam vitória (com "desastre" para os conservadores)

Os sociais-democratas SPD reivindicaram hoje vitória nas eleições parlamentares alemãs, numa altura em que os conservadores da CDU, força política de Angela Merkel, se aproximam de uma votação mínima histórica, de acordo com as primeiras …

Em 2018, cientistas de Wuhan terão planeado infetar morcegos com coronavírus

Em 2018, um grupo de cientistas da cidade chinesa de Wuhan, onde foi registado o primeiro caso de covid-19, estaria a planear infetar, com coronavírus modificados, morcegos que vivem em cavernas. Os cientistas terão pedido 14 …

Este batom foi lançado em 1971, mas está esgotado - e é mais uma prova do impacto económico do TikTok

O Black Honey da Clinique é o mais recente produto de maquilhagem a bombar no TikTok. Muitas marcas estão a notar o poder económico que em ser viral na aplicação e estão a tentar promover …

Portugal regista mais duas mortes e 599 casos de covid-19

Nas últimas 24 horas registaram-se mais duas mortes e 599 novos casos de covid-19 em Portugal, de acordo com o boletim epidemiológico da DGS. Portugal regista hoje duas mortes atribuídas à covid-19, assim como 599 novos …

Em 2021, Sochi voltou a ser Sochi e em Sochi ganha a Mercedes – com recorde histórico para Hamilton

Lando Norris, o jovem piloto da Mclaren, vai sair da Rússia com um misto de sensações. No fim-de-semana em que conquista a primeira pole position da carreira, perde também, de forma dramática, a hipótese de …

As pessoas que comem mais gordura láctea têm menor risco de doença cardíaca

As pessoas que fazem uma dieta com maior teor de gordura láctea têm um menor risco de desenvolver doenças cardiovasculares, revela um novo estudo. Uma equipa internacional de cientistas estudou o consumo de gordura láctea de …

Alaphilippe revalida título de campeão mundial de fundo

O francês Julian Alaphilippe revalidou neste domingo o título de campeão mundial de fundo, ao cortar isolado a meta no final da “prova rainha” dos Mundiais de ciclismo de estrada, que decorreram na região belga …

Do céu ao inferno. Adeptos do Palmeiras chamam "arrogante" a Abel Ferreira

O Palmeiras perdeu e está cada vez mais longe da liderança do Brasileirão. Os adeptos estão insatisfeitos com as exibições e chamaram "arrogante" a Abel Ferreira. O Palmeiras, treinado pelo português Abel Ferreira, perdeu na deslocação …

Mesmo depois da morte de Ihor, centro do aeroporto ainda tem videovigilância "muito limitada"

Um ano e meio após a morte de Ihor Homeniuk, o centro de instalação temporária do aeroporto de Lisboa (CIT) continua sem cobertura total de câmaras de videovigilância em zonas comuns. A situação atual distancia-se daquilo …