Borras de café dos bares da UMinho ganham nova vida como cogumelos

U.Minho

Os Serviços de Ação Social da Universidade do Minho estão a reutilizar as borras de café dos bares em processos de compostagem e de produção de cogumelos. A ação reforça a aposta institucional na sustentabilidade e na economia circular, dando nova vida ao que era deitado fora.

O projeto-piloto decorre no bar de Engenharia I do campus de Azurém, em Guimarães, que serve centenas de cafés por dia, equivalendo a uma tonelada de borras por ano.

A iniciativa conta com a parceria da Quinta do Verdelho, uma empresa vimaranense ligada à agricultura biológica e que é liderada por Nuno Oliveira, ex-aluno de Arquitetura da UMinho.

No caso da compostagem, as borras de café valem 20% das pilhas de composto, estimulando o processo devido à sua textura fina e alimentando organismos auxiliares da decomposição, como as minhocas.

As borras são introduzidas numa camada complementar ao azoto (restos de vegetais frescos) e ao carbono (restos de limpezas de árvores e arbustos), em conjunto com o cálcio mineral.

Já na produção de cogumelos pleurotus ostreatus, pretende-se obter uma mistura de borras de café e material lenhoso que permita uma colonização eficaz.

A expectativa é converter pelo menos 10% das borras em cogumelos. Esse substrato inicial pode ser ainda adicionado à pilha de compostagem como “acelerador” ou espalhado nalgumas espécies hortícolas.

“As borras de café eram vistas como não tendo utilidade”, explica Diogo Arezes, gestor do plano de sustentabilidade dos SASUM.

“O nosso objetivo é tentar mudar ideias e encontrar formas de transformar este resíduo num recurso, mitigando assim as quantidades encaminhadas para o lixo e promovendo o desenvolvimento sustentável dentro da organização e no meio envolvente”, acrescenta o investigador.

Os SASUM ponderam estender este cenário às restantes unidades alimentares da UMinho.

  ZAP // UMINHO

PARTILHAR

RESPONDER

IVAucher já devolveu 5,5 milhões de euros aos consumidores

Até agora, o programa IVAucher devolveu 5,55 milhões de euros aos consumidores, foi anunciado, esta segunda-feira, pelo Ministério das Finanças. De acordo com o comunicado do Ministério das Finanças, desde 1 de outubro foram efetuadas 609.560 …

Bloco já enviou as nove propostas ao Governo. Cinco são alterações ao Código do Trabalho

O Bloco já enviou ao Governo a redação das nove propostas para as negociações do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), cinco das quais são alterações ao Código do Trabalho que terão de ser efetivadas …

Bielorrússia expulsa embaixador francês

O embaixador francês na Bielorrússia deixou o país este domingo, depois de as autoridades bielorrussas o terem mandado embora, sem especificar o motivo.  "O Ministério das Relações Exteriores da Bielorússia exigiu que o embaixador partisse antes …

Grupo 400 Mowozo apontado como responsável pelo rapto de 17 missionários estrangeiros no Haiti

Grupo raptado era composto por 14 adultos e três crianças que se encontravam em território haitiano no quadro de uma missão de solidariedade dinamizada pela Christian Aid Ministries. Um grupo armado intitulado 400 Mawozo, considerado um …

Agentes disparam para o ar no jogo entre o Olímpico do Montijo e o Vitória de Setúbal B

Violência, tiros para o ar: Montijo reage aos incidentes do jogo com o Vitória

Cenas de pânico, logo a seguir ao jogo entre o Olímpico do Montijo e a equipa B de Setúbal. Versões diferentes dos treinadores. O jogo entre Olímpico do Montijo e Vitória de Setúbal B terminou sem …

Defesa de Salgado pede suspensão do processo por diagnóstico de Alzheimer

A defesa do antigo banqueiro pediu a suspensão do processo no qual o ex-presidente do Banco Espírito Santo (BES) é arguido, fundamentando-o com um atestado médico a comprovar o diagnóstico de doença de Alzheimer. De acordo …

Marcelo sobre combustíveis: "Vamos esperar que isto não seja para durar mais de seis meses"

O Presidente da República disse, esta segunda-feira, que o aumento do preço dos combustíveis é "preocupante" e que o Governo aguarda luz verde de Bruxelas para tomar medidas sociais para as famílias e as empresas. "No …

Frente Comum confirma greve na Função Pública a 12 de novembro

A Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública confirmou, esta segunda-feira, a realização de uma greve nacional a 12 de novembro, para exigir ao Governo que altere a proposta de Orçamento do Estado para 2022 …

Welwitschea 'Tchizé' dos Santos, filha do ex-Presidente angolano José Eduardo dos Santos

Ivo Rosa manda desbloquear conta bancária de Tchizé dos Santos

O Tribunal Central de Instrução Criminal desbloqueou uma conta bancária de Tchizé dos Santos, filha de José Eduardo dos Santos, por "decurso excessivo" do tempo e falta de provas quanto à origem ilícita dos fundos. O …

Mais três mortes e 291 novos casos de covid-19. Incidência e R(t) subiram

Portugal registou, esta segunda-feira, mais três mortes e 291 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 291 novos …