Bombista do World Trade Center queixa-se de violação de direitos religiosos

Library of Congress

Antiga silhueta característica de Nova Iorque com as duas torres gémeas do World Trade Center original

Um muçulmano que está a cumprir uma pena de prisão perpétua nos EUA pelo seu papel no atentado de 1993 contra o World Trade Center apresentou uma queixa num tribunal por violação dos seus direitos religiosos.

A queixa, que está a ser julgada desde terça-feira num tribunal em Denver, foi feita contra funcionários prisionais por não lhe serem servidas refeições compatíveis com as suas crenças e por não lhe ter sido facultado acesso a um imã (líder espiritual) da mesma denominação.

Ahmad Ajaj foi condenado em 1999 a mais de 114 anos de prisão pelo seu papel na explosão que ocorreu numa garagem subterrânea a 26 de fevereiro de 1993, que matou seis pessoas, uma delas grávida, e causou ferimentos em mais mil.

Na ação judicial, Ajaj acusa os funcionários das prisões federais de não lhe fornecer alimentos que atendem à sua crença de que todos os animais usados na alimentação devem ser criados e abatidos de acordo com a lei islâmica.

Na queixa também se sublinha que este passou meses sem ser visitado por um imã contratado para aconselhar prisioneiros no estabelecimento prisional do Colorado.

Desde que se mudou para a prisão de Indiana, começou a participar de um programa baseado na fé que inclui aulas regulares com um imã, mas o líder espiritual que trabalha com presos muçulmanos pertence a outra denominação da fé.

De acordo com os advogados de Ahmad Ajaj, a prisão de Indiana começou na semana passada a fornecer refeições que o queixoso considera aceitáveis.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Museu Neandertal responde a Joe Biden. "Eram mais espertos do que pensa"

O Museu Neandertal, na Alemanha, endereçou um convite ao Presidente norte-americano Joe Biden, depois de o governante ter considerado a decisão do governador do Texas de acabar com a obrigatoriedade de utilização de máscara um …

Olhos postos no Senegal. Violentos protestos contra a prisão do opositor do Governo

Os confrontos no Senegal, os piores dos últimos anos, foram desencadeados pela detenção do líder da oposição Ousmane Sonko. Os confrontos eclodiram em Dakar, na quinta-feira, depois de o principal líder da oposição, Ousmane Sonko, ter …

Grupo de cientistas questiona missão da OMS e pede investigação independente na China

Um grupo de cientistas está a pedir uma investigação independente sobre a origem do Sars-CoV-2, com acesso total aos registos da China. Um grupo de cientistas escreveu uma carta aberta, divulgada nos jornais Le Monde e …

Brasil a braços com uma tragédia anunciada. República Checa pede ajuda estrangeira

No Brasil, o número diário de mortes já ultrapassou o dos Estados Unidos. Alemanha, Suíça e Polónia estão a disponibilizar os seus hospitais para receber casos graves de covid-19 da República Checa. Em relação a número …

Iniciativa Liberal diz não a Moedas e avança com candidatura em Lisboa

Este sábado, a Iniciativa Liberal rejeitou integrar a megacolicação encabeçada por Carlos Moedas e anunciou um candidato próprio à Câmara de Lisboa.  Foi este sábado, na Praça do Município, que João Cotrim de Figueiredo, líder do …

Agente da PSP que chamou "aberração" a Ventura suspenso por 10 dias

A Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) confirmou a suspensão de dez dias a Manuel Morais, o agente que chamou "aberração" a André Ventura. O agente da PSP Manuel Morais vai iniciar, este sábado, …

1.007 novos casos e 26 mortes nas últimas 24 horas

Portugal registou este sábado 26 mortes e 1.007 novos casos de infeção nas últimas 24 horas, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). O boletim epidemiológico deste sábado, divulgado pela Direção-Geral da Saúde, dá conta de 1.007 …

Publicada lista de entidades abrangidas por alargamento da ADSE

A ADSE já publicou a lista de entidades abrangidas pelo alargamento do subsistema de saúde da função pública aos trabalhadores com contrato individual de trabalho. As entidades reguladoras e a maioria das empresas municipais foram …

O "caminho ainda é longo", mas Portugal já administrou um milhão de vacinas

Esta sexta-feira, Portugal ultrapassou o marco do primeiro milhão de vacinas administradas, mas o "caminho ainda é longo". Portugal ultrapassou, esta sexta-feira, um milhão de vacinas contra a covid-19 administradas, uma marca que o secretário de …

Cavaco fala em "democracia amordaçada" (e na "vergonha" dos números da pandemia)

Este sábado, numa participação na Academia de Formação Política das Mulheres Sociais-Democratas, Cavaco Silva deixou duras críticas ao Executivo de António Costa, sublinhando que a pandemia mostrou um "SNS fragilizado por decisões erradas do governo". O …