Benfica vence Paços de Ferreira com bis de Jonas

José Sena Goulão / Lusa

-

O Benfica venceu hoje em casa o Paços de Ferreira por 3-0, em jogo da sexta jornada da Liga de futebol, depois de uma exibição sofrível, ‘salva’ por um ‘bis’ de Jonas e um golo de Gonçalo Guedes.

A equipa de Rui Vitória fez uma primeira parte frouxa, devido à pouca intensidade que colocou no seu processo ofensivo, com muitas dificuldades de penetração na organização defensiva do Paços, a despeito deste nunca ter encostado o seu bloco defensivo à sua área, defendendo em zonas mais subidas.

A opção a que a equipa mais recorreu foi colocar a bola na esquerda em Gaitán, à espera que este ‘inventasse’ os espaços que não existiam, o que limitou muito as soluções ofensivas, tanto mais que, no flanco oposto, os ‘miúdos’ Nelson Semedo e Gonçalo Guedes não se entenderam e raramente criaram lances à linha.

No entanto, o problema principal do Benfica residiu justamente no corredor central com Samaris e André Almeida, dois jogadores de características defensivas, com pouca criatividade e que raramente protagonizam movimentos de rutura no meio-campo adversário por forma a surgirem no apoio direito a Jonas, o segundo avançado.

Resultado disto, o Benfica passou a primeira parte a forçar o jogo pelas laterais, sendo que a direita não funcionou e a esquerda viveu dos rasgos de Gaitán, sempre muito marcado, e à espera que este inventasse um desequilíbrio para chegar ao golo.

Basta referir que o Benfica criou uma única oportunidade de golo na primeira parte, aos 15 minutos, por Gaitán, numa diagonal interior em que tabelou com Jonas no eixo, isolou-se, mas o guarda-redes Marafona evitou o golo, ao desviar a bola para canto.

O Benfica chegou ao intervalo a vencer única e exclusivamente devido à classe de Jonas, que ‘inventou’ o golo e desatou o nó, ao receber uma bola fora da área, rodar e aplicar um remate com o pé esquerdo ao ângulo superior direito da baliza de Marafona, indefensável.

O Paços de Ferreira confirmou o que já fizera em Alvalade, onde roubou dois pontos ao Sporting, mostrando-se uma equipa bem organizada em termos defensivos e personalizada e atrevida a sair com a bola na fase de construção, o que lhe permitiu criar três lances de perigo, aos seis, 21 e 36 minutos.

Na segunda parte, em vantagem, Rui Vitória resolver pedir aos seus jogadores maior contenção de bola, trocando-a em zonas mais recuadas, para convidar o Paços a subir no terreno de forma a explorar os espaços nas costas da defesa pacense, num opção estratégica pouco condizente co uma equipa grande que luta pelo título.

O Paços não se fez rogado, subiu as linhas, passou a comandar a iniciativa de jogo, a ter mais bola e a obrigar o Benfica a defender mais atrás, mas, aos 59 minutos, quase ‘bebeu do veneno’ que lhe ofereceram num lance de contra-ataque típico em que Mitroglu falhou o segundo, na cara de Marafona, após jogada iniciada em Gonçalo Guedes e continuada por Jonas.

O cariz do jogo manteve-se, com o Paços atrevido e a pisar o meio-campo encarnado, mas, aos 67 minutos, Gaitán – quem mais – conseguiu espaço na esquerda e meteu a bola milimétrica em Gonçalo Guedes no coração da área para este assinar o segundo golo.

A partir daí, só ‘deu’ Benfica, com os seus jogadores como que a soltarem-se das amarras táticas e dos receios e a imporem uma dinâmica forte, que redundou em vários oportunidades de golo, tendo apenas uma delas sido concretizada, por Jonas, aos 74 minutos, que envolveu Gonçalo Guedes e que teve na origem, mais uma vez, um cruzamento ‘adocicado’ de Gaitán.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Este batom foi lançado em 1971, mas está esgotado - e é mais uma prova do impacto económico do TikTok

O Black Honey da Clinique é o mais recente produto de maquilhagem a bombar no TikTok. Muitas marcas estão a notar o poder económico que em ser viral na aplicação e estão a tentar promover …

Portugal regista mais duas mortes e 599 casos de covid-19

Nas últimas 24 horas registaram-se mais duas mortes e 599 novos casos de covid-19 em Portugal, de acordo com o boletim epidemiológico da DGS. Portugal regista hoje duas mortes atribuídas à covid-19, assim como 599 novos …

Em 2021, Sochi voltou a ser Sochi e em Sochi ganha a Mercedes – com recorde histórico para Hamilton

Lando Norris, o jovem piloto da Mclaren, vai sair da Rússia com um misto de sensações. No fim-de-semana em que conquista a primeira pole position da carreira, perde também, de forma dramática, a hipótese de …

As pessoas que comem mais gordura láctea têm menor risco de doença cardíaca

As pessoas que fazem uma dieta com maior teor de gordura láctea têm um menor risco de desenvolver doenças cardiovasculares, revela um novo estudo. Uma equipa internacional de cientistas estudou o consumo de gordura láctea de …

Alaphilippe revalida título de campeão mundial de fundo

O francês Julian Alaphilippe revalidou neste domingo o título de campeão mundial de fundo, ao cortar isolado a meta no final da “prova rainha” dos Mundiais de ciclismo de estrada, que decorreram na região belga …

Do céu ao inferno. Adeptos do Palmeiras chamam "arrogante" a Abel Ferreira

O Palmeiras perdeu e está cada vez mais longe da liderança do Brasileirão. Os adeptos estão insatisfeitos com as exibições e chamaram "arrogante" a Abel Ferreira. O Palmeiras, treinado pelo português Abel Ferreira, perdeu na deslocação …

Mesmo depois da morte de Ihor, centro do aeroporto ainda tem videovigilância "muito limitada"

Um ano e meio após a morte de Ihor Homeniuk, o centro de instalação temporária do aeroporto de Lisboa (CIT) continua sem cobertura total de câmaras de videovigilância em zonas comuns. A situação atual distancia-se daquilo …

Liveblog Autárquicas. Afluência de 42,34% até às 16h

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Arqueólogos desenterram (acidentalmente) ossadas com 800 anos no Peru

Os restos mortais de oito pessoas, com aproximadamente 800 anos de idade e enterrados com alimentos e instrumentos musicais na mesma câmara funerária, foram encontrados ao sul de Lima, no Peru, durante a instalação de …

Marcelo apela ao voto "por memória deste ano e meio que não esqueceremos"

O Presidente da República considerou que votar nas eleições autárquicas é mais importante do que nunca para o país recomeçar a viver e a sair das crises sanitária, económica e social. Este apelo ao voto foi …