Benfica vence Belenenses e reforça liderança

d.r. SportLisboaBenfica / Facebook

-

O Benfica venceu este sábado na Luz o Belenenses por 3-0, na 12.ª jornada da Primeira Liga, mas durante uma hora deixou muito a desejar em termos exibicionais e só na última meia justificou o triunfo.

Os “encarnados” chegaram ao primeiro golo aos 64 minutos, mas até aí foram uma equipa previsível, por falta de dinâmica do seu futebol, muito “mastigado”, sem mudanças de velocidade e que nunca foi agressivo na recuperação da bola.

Não é novidade que o Benfica, que é uma equipa que assenta muito da sua eficácia nas rápidas transições ofensivas, para as quais está rotinado, sente dificuldades quando o adversário baixa o bloco, encurta as linhas e cede a iniciativa.

Assim fez o Belenenses durante toda a primeira parte, na qual esteve sempre mais ou menos confortável a defender, desde o primeiro minuto, perante um Benfica que, ao contrário do que é costume, nem sequer protagonizou uma entrada forte no jogo.

As estatísticas não mentem e o melhor que o Benfica fez em termos ofensivos até ao intervalo foi uma cabeçada de Luisão ao lado do poste, aos 22 minutos, na sequência de um lançamento lateral de Salvio.

Este facto é esclarecedor da pobreza exibicional dos “encarnados” na primeira parte, obrigados a circular a bola, por não terem espaços de penetração, mas fizeram-no sempre de forma lenta, denunciada, sem dinâmica para criar desequilíbrios.

A ideia que transparecia para fora do relvado era a de que o Benfica só chegaria ao golo através de um lance de inspiração individual de um dos seus jogadores ou na sequência de um lance de bola parada.

Por outro lado, do ponto de vista individual, houve jogadores do Benfica que estiveram muitos furos abaixo do que é habitual, acima de todos Talisca, cuja quebra de rendimento já tem sido notória em jogos anteriores, e Nico Gaitán, muito apático e menos predisposto a “pegar” no jogo.

Na segunda parte, Jorge Jesus trocou Talisca por Lima, recuando Jonas, mas a verdade é que a alteração não mudou o cariz da partida. O Benfica continuou a revelar gritante falta de soluções, pela lentidão e previsibilidade do seu futebol, e o Belenenses manteve-se confortável no seu colete defensivo.

Com a entrada de Sturgeon, aos 52 minutos, os “azuis” ganharam alguma capacidade de dar profundidade às suas transições ofensivas, e a situação de maior perigo da partida até aí aconteceu quatro minutos depois, quando o avançado do Belenenses se isolou, driblou fora da área Júlio César, que foi obrigado a derrubá-lo para evitar o golo.

O momento crucial do jogo ocorreu ao minuto 64, quando, na sequência de um canto, Lima, que não marcava desde a sexta jornada, a 27 de setembro, no estádio da Amoreira, frente ao Estoril, colocou os “encarnados” em vantagem.

A partir daí a partida sofreu uma metamorfose total, com o Benfica a ter finalmente espaços para meter velocidade no seu jogo, o Belenenses a subir mais um pouco as suas linhas, o que permitiu até que a inspiração tocasse alguns dos melhores jogadores “encarnados”, como foi o caso de Gaitán no lance espetacular do terceiro golo, marcado por Salvio, aos 83 minutos.

Antes, aos 70 minutos, o Benfica já tinha resolvido, praticamente, a sorte do encontro, ao apontar o segundo golo, num penálti conquistado e concretizado pelo argentino Enzo Perez.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Rui Rio vence segunda volta. Líder reeleito quer "estabilidade, lealdade e unidade"

O presidente social-democrata, Rui Rio, afirmou hoje que espera poder “trabalhar com estabilidade e lealdade”, recusou que o PSD esteja “partido” e vincou estar “a iniciar o momento para marcar a unidade” no partido. O líder …

Gatos não se importam de comer pessoas mortas (e há um estudo que mostra como o fazem)

Uma nova investigação analisou como é que dois gatos selvagens se alimentaram de cadáveres humanos. Os animais mostraram preferência por corpos específicos ao longo de vários dias. No Forensic Investigation Research Station, no estado norte-americano do …

"Árvores dinossauro". Bombeiros australianos conseguiram salvar floresta pré-histórica

Os bombeiros australianos conseguiram salvar dos incêndios uma floresta com árvores pré-históricas localizada no sudeste do país, anunciou o Governo. Em causa estão árvores da espécie Wollemia nobilis, vulgarmente conhecidas como Pinheiro de Wollemi, que se …

Príncipe Harry e Meghan renunciam aos títulos da realeza

O Palácio de Buckingham anunciou, este sábado, um acordo em que o príncipe Harry e a sua mulher renunciaram aos respetivos títulos, abandonando os deveres enquanto membros seniores da família real do Reino Unido e …

Polaris Slingshot chega ao mercado com um sistema de transmissão inovador

A nova versão do Polaris Slingshot vem equipado com um sistema de transmissão que mescla a condução do manual com o conforto do automático. Para quem não conhece o Polaris Slingshot, apresentado pela primeira vez em …

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …