Benedict Cumberbatch pode ser condenado pelo passado esclavagista da família nos Barbados

2

Gage Skidmore / Flickr

Benedict Cumberbatch

O ator Benedict Cumberbatch pode vir a ser condenado pelo passado esclavagista da sua família nos Barbados, podendo ter que pagar uma indemnização aos descendentes de escravos comprados para plantações de algodão e açúcar nos séculos XVIII e XIX.

“Todos os descendentes de proprietários de plantações brancos que beneficiaram do tráfico de escravos devem pagar indemnizações, incluindo a família Cumberbatch”, disse ao Telegraph o secretário-geral do Movimento das Caraíbas pela Paz e Integração. O ator já tinha reconhecido o passado da família.

Nos últimos meses, o governo dos Barbados criou uma comissão para que sejam reparados os danos. Além da família Cumberbatch, o membro do parlamento britânico Richard Drax também está na mira devido ao facto de ter herdado a maior plantação de açúcar do território. Segundo o Guardian, Drax recusa-se a devolver as terras.

Segundo o Guardian, a mãe de Cumberbatch sugeriu-lhe que mudasse o apelido para que evitar que lhe pedissem contas pelo passado da família.

Em 1728, o bisavô do trisavô do ator, Joshua Cumberbatch, comprou a plantação de Cleland para cultivar açúcar no norte dos Barbados, onde chegou a ter cerca de 250 escravos. As terras estiveram na posse da família durante quase um século.

A escravatura foi abolida em 1834 e o governo britânico ofereceu uma compensação aos proprietários que perderam as terras, tendo a família Cumberbatch recebido 6.780 euros, um valor que atualmente ascenderia aos 1.129.813 euros, relatou o Telegraph.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.