Barcelona pode ser expulso do futebol profissional (pagou por informações sobre árbitros)

3

Novo problema no clube catalão, desta vez devido ao pagamento à empresa de um ex-árbitro.

“Tento concentrar-me no futebol, mas neste clube é complicado”, diz o treinador Xavi.

O Barcelona pagou quase 1.7 milhões de euros para ter informações sobre o árbitro principal que iria dirigir o jogo seguinte da sua equipa principal de futebol.

Os números surgem nesta quinta-feira no jornal El Mundo, que detalha: 1.685 milhões de euros pagos ao longo de dois anos (entre 2016 e 2018), num total de 33 transacções.

Os pagamentos em causa foram entre 2016 e 2018, mas há fortes indícios de que estes serviços começaram a ser contratados pelo Barcelona já desde 2000.

A empresa em causa é a Dasnil, de José María Enríquez Negreira, ex-árbitro e ex-vice-presidente do Comité Técnico de Árbitros.

O clube catalão teve acesso a “relatórios técnicos” sobre os árbitros, situação que o Ministério Público espanhol está a investigar.

O clube admitiu que pediu “relatórios técnicos relacionados com arbitragem profissional”. Era um “consultor técnico que, em formato vídeo, fazia esclarecimentos aos jogadores das camadas jovens e que, posteriormente, foi alargado para o corpo técnico da equipa principal. É uma prática habitual nos clubes profissionais”, alega.

O ex-árbitro explicou que prestava assessoria sobre os árbitros que iriam estar em cada jogo do clube. Mas seria uma assessoria verbal, apenas.

Antigos funcionários do clube contaram que o Barcelona recebia um relatório escrito e um DVD com análise ao perfil e ao comportamento no terreno de jogo do árbitro do jogo seguinte.

O Ministério Público tenta averiguar se há suficientes indícios de corrupção. Se for considerada uma infracção muito grave, o Barcelona corre o risco de descer de divisão e mesmo de ser expulso do futebol profissional.

Entre as infracções muito graves, dita o regulamento da federação espanhola, estão os actos que, “mediante um preço, têm como objectivos intimidar ou realizar acordos”.

Mas a investigação está a ser levada a cabo por via criminal. Por isso, para já, não haverá qualquer acção administrativa.

ZAP //

3 Comments

  1. Isso não é nada temos aqui em Portugal um clube que fez muito pior do que isso lá para os lados do Porto, e não houve resultados nenhuns, por algum motivo as provas, as escutas, os depoimentos de arbitros nada disso valeu de nada. Em Portugal não temos apenas tripasà moda do Porto temos também justiça à moda do Porto. Viva a corrupção em Portugal, vale em todo o lado e está sempre na moda e impune.

    • Foram pelos menos 12 anos a roubar escandalosamente. Até os árbitros que não colaborassem com o FCP de Pinto da Costa, eram despromovidos. Por isso é que fez a fuga para Espanha, a conselho dos próprios amigos da justiça nortenha. Isso ficará para sempre como a ladroagem-mor do futebol português.

  2. Obviamente, a indigestão acontece apenas com as tripas… nada se passa em clubes de outras paragens ‘circulares’. Que visão tão limitada…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.