Autorizados 15 mil tratamentos para hepatite C

1

Elza Fiúza / Flickr

-

O Infarmed autorizou cerca de 15 mil tratamentos para a hepatite C, mais dois mil do que estava previsto no acordo assinado há dois anos entre o Ministério da Saúde e a farmacêutica Gilead, adiantou o Infarmed.

A notícia é divulgada pelo Diário de Notícias, que adianta que já foram iniciados 9998 tratamentos, dos quais já resultaram 5099 doentes curados e 187 não curados – uma taxa de cura que ultrapassa os 96% graças às terapêuticas inovadoras para a doença.

A Infarmed explicou ao DN que, atualmente existem cerca de 200 novos pedidos de tratamento por mês, “volume esse que tem vindo a baixar na sequência do programa de tratamento para a hepatite C”, e que “para os novos casos estão a ser autorizados os tratamentos à medida que vão sendo solicitados pelos médicos”.

De acordo com as informações divulgadas no mês passado pelo Infarmed, o preço dos medicamentos inovadores para a hepatite C reduziu para mais de metade face ao acordo assinado entre uma das farmacêuticas e o Estado.

Numa altura em que se assinalam os dois anos do acordo para o tratamento, o Infarmed mantém o plano terapêutico de acesso universal, mas agora com quatro medicamentos, na sequência da aprovação recente da comparticipação de duas novas substâncias.

O contrato – assinado por dois anos e que será agora novamente negociado – prevê o pagamento por doente tratado e não por tempo de tratamento ou quantidade de medicamentos. A comparticipação do Estado português nos medicamentos é de 100%.

ZAP // Lusa

1 Comment

  1. Uma excelente noticia. Ainda se lembram do que aconteceu no governo de má memória do Coelho e do Irrevogável a respeito deste assunto? Tratamentos “nikles”..quem quisesse ser tratado da hepatite teria que ir a um privado e desembolsar uma pequena fortuna; quem não podia que morresse aí pelos cantos.
    Duas formas diametralmente diferentes de encarar a saúde dos portugueses.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.