Autoridades confiscam papel higiénico com a cara do líder de Hong Kong

cr. Dickson Lee / scmp.com

Kelvin Lai King-Wai, diretor do departamento de comunicação criativa do Partido Democrático, segurando o papel higiénico CY Leung

Kelvin Lai King-Wai, diretor do departamento de comunicação criativa do Partido Democrático, segurando o papel higiénico CY Leung

As autoridades chinesas confiscaram esta sexta-feira 7.600 rolos de papel higiénico e 20.000 pacotes de lenços de papel, com o rosto impresso do líder de Hong Kong, CY Leung, encomendados pelo Partido Democrático para venda durante o Ano Novo Chinês.

Segundo revela a edição deste sábado do South China Morning Post, diário de Hong Kong publicado em língua inglesa, a encomenda foi apreendida numa fábrica no interior da China, quando já estava pronta para ser despachada para Hong Kong.

O Partido Democrático de Hong Kong realizou a encomenda com o objectivo de vender o papel higiénico e lenços de papel numa feira em Hong Kong, na próxima semana, durante as festividades do Ano Novo Chinês.

Em 2014, o primeiro ano em que a ideia foi concretizada, o partido obteve receitas brutas estimadas em 100.000 dólares de Hong Kong (11.399 euros) com a venda de 4.000 rolos de papel, pelo que este ano decidiu aumentar a oferta e encomendou uma maior quantidade à mesma fábrica chinesa.

No entanto, as autoridades entraram na sexta-feira na fábrica, apreenderam a mercadoria e selaram as instalações, disse ao jornal Kelvin Lai King-Wai, diretor do departamento de comunicação criativa do Partido Democrático.

O Partido Democrático já tinha pago 70.000 dólares de Hong Kong (7.979 euros) por duas bancas na feira a realizar no Parque Vitória, em Hong Kong, e outros 20.000 dólares de Hong Kong (2.279 euros) de depósito pela mercadoria.

Kelvin Lai afirmou que o regime chinês “aparentemente aumentou a escalada dos seus ataques em todas as frentes contra o Partido Democrático depois do movimento” de protesto iniciado no outono passado a favor de eleições totalmente democráticas em Hong Kong.

O mesmo responsável explicou que o partido está em contacto com um fabricante de Hong Kong para tentar fazer uma encomenda de última hora, já que a feira começa dentro de uma semana.

Kelvin Lai recordou que a mesma fábrica já tinha produzido papel higiénico com imagens dos rostos do Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e do anterior chefe do governo de Hong Kong, Donald Tsang Yam-kuen, sem nenhum problema.

CY Leung, líder nomeado por Pequim para Hong Kong

CY Leung, líder nomeado por Pequim para Hong Kong

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Google paga prémios até centenas de milhares de euros para descobrir bugs

A Google aumentou o valor dos prémios que oferece a quem descobrir bugs nos seus produtos e serviços. Alguns dos prémios podem mesmo chegar aos milhares de euros. Ganhar dinheiro ao descobrir bugs é algo desconhecido …

Identificado suspeito do incêndio no estúdio de animação no Japão. Queixa-se de plágio

Esta quinta-feira, um incêndio no estúdio de animação KyoAni provocou 33 mortos e 35 feridos. Confirmadas as suspeitas de que o desastre resultara de fogo posto e que o autor usara gasolina para propagar as …

Nunca ninguém mandou tanto tempo como Benjamin Netanyahu

Benjamin Netanyahu foi o primeiro chefe de Governo de Israel a nascer no país — em Telavive, a 21 de outubro de 1949, um ano após a criação do Estado.  Foi também o primeiro-ministro mais …

Vulcão Etna acordou e entrou de novo em erupção

O Etna voltou a acordar lançando lava de uma das crateras localizadas na área desértica do topo do vulcão siciliano, de acordo com o Instituto Nacional Italiano de Geofísica e Vulcanologia (INGV). A atividade é intermitente …

Agência Europeia para a Segurança da Aviação alerta para limitações dos Airbus 321neo

A Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) publicou na passada quarta-feira um estudo sobre um problema nos Airbus 321neo que pode dar origem a uma “redução do controle do avião”. O documento alerta todas as …

Carlos Vinícius por 17 milhões no Benfica. É o terceiro reforço mais caro das águias

O Benfica anunciou hoje como reforço o avançado brasileiro Carlos Vinícius, que assina por cinco temporadas, com o clube "encarnado" a pagar 17 milhões de euros ao Nápoles pela transferência. Os encarnados confirmaram a contratação do …

"Acharam que era empregado de mesa". Deputado Hélder Amaral denuncia racismo no Parlamento Europeu

O deputado do CDS-PP Hélder Amaral revela que foi vítima de racismo no Parlamento Europeu. O único deputado afro-descendente com assento parlamentar refere que "acharam que era empregado de mesa". Esta revelação foi feita por Hélder …

Há mais cinco dias para pagar o IVA (e mais mudanças noutros impostos)

Os deputados aprovaram esta sexta-feira, a proposta do Governo que altera diversos códigos fiscais, entre os quais mais cinco dias para o pagamento do IVA e eliminação de garantia para dívidas mais baixas de …

Deputado vai ser testemunha no caso do incêndio de Monchique. Mas não conhece o arguido

O deputado social democrata Cristóvão Norte vai testemunhar em defesa do suspeito do crime de incêndio, que deflagrou em Monchique em 2018, mas não conhece o arguido nem a sua advogada. O deputado foi um dos …

"Sozinhos e perdidos nas contas". O filme da direita segundo Centeno

O tempo das derrapagens e dos orçamentos retificativos pertence ao passado, defendeu, este sábado, o ministro das Finanças, Mário Centeno, considerando que PSD e CDS-PP estiveram na presente legislatura "sozinhos e perdidos nas contas". Estas críticas …