Autarca francês condenado por dizer que escolas tinham demasiados muçulmanos

1

Pablo029 / Wikimedia

O presidente da Câmara de Béziers, Robert Ménard (Frente Nacional)

O presidente da Câmara de Béziers, Robert Ménard (Frente Nacional)

O presidente da Câmara de Béziers, no sul de França, que governa com o apoio da Frente Nacional da extrema direita, foi esta terça-feira multado em 2.000 euros por ter dito que havia demasiados alunos muçulmanos nas escolas da cidade.

O Tribunal Criminal de Paris condenou Robert Ménard por considerar que as suas palavras, proferidas em 2015, constituíram um crime de “incitação ao ódio e à discriminação”.

Ménard, antigo dirigente da organização Repórteres sem Fronteiras e que governa Béziers desde 2014, terá que pagar uma indemnização simbólica de 1 euro, mais mil por danos e mil por custas judiciais às sete associações antirracistas que o denunciaram.

A multa imposta é superior aos 1.800 euros que tinha pedido o Ministério Público por um delito que segundo o Código Penal Francês pode chegar a uma sanção de até um ano de prisão e 45.000 euros de multa.

O autarca repetiu em várias intervenções públicas que nas escolas havia muitas crianças muçulmanas, conclusão a que chegou, confessou, depois de ter visto os seus nomes nas listas municipais. As palavras geraram uma grande polémica porque faziam supor que estava a relacionar os nomes com a religião.

O Tribunal considerou que as palavras marcavam as crianças e reduziam-nas a uma religião, “não importando que tivessem nacionalidade francesa ou que professassem outra religião diferente”.

Ménard, por seu turno, acredita que a condenação viola a liberdade de expressão.

// Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.