Australianos dizem “sim” à legalização do casamento homossexual

nerdcoregirl / Flickr

O povo australiano abriu as portas à discussão da legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo, depois de um referendo não vinculativo que teve no ‘Sim’ 61,6% dos votos.

A Austrália está a avançar para a legalização dos casamentos homossexuais depois de serem conhecidos, esta terça-feira, os resultados de um inquérito postal não vinculativo, mas que permite que o Parlamento discuta a proposta.

O ‘Sim’ ganhou com 61,6%, contra 38,4% do ‘Não’, segundo o Instituto de Estatística australiano, que processou as opiniões emitidas por 79,5% dos 16 milhões de australianos que estavam habilitados a pronunciar-se a favor ou contra o casamento homossexual.

O resultado abre a porta para que o governo de coligação conservadora permita a apresentação no Parlamento australiano de um projeto de lei para reformar a Lei do Matrimónio, de 1961, a qual foi emendada em 2004, para precisar que esta união é exclusiva entre um homem e uma mulher.

O primeiro-ministro, Malcolm Turnbull, prometeu levar o projeto-lei a debate no Parlamento até ao Natal, escreve a BBC. “[Os australianos] falaram aos milhões e votaram esmagadoramente a favor da igualdade no casamento”, declarou. “Votaram sim pela equidade, sim pelo compromisso, sim pelo amor”, acrescentou.

Estes resultados terminam com uma campanha muito “quente”, que foi criticada tanto pelos que são contra o casamento gay como por aqueles que apoiam a medida, com muitos a defender que o Parlamento não precisava do referendo para discutir esta questão.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Comité Judiciário aprovou os dois artigos para destituição de Trump

Os dois artigos de impeachment foram votados favoravelmente pela maioria Democrata na Câmara de Representantes, por uma margem de 23 votos contra os 17 votos da oposição dos deputados Republicanos. O Comité Judiciário da Câmara …

Portugueses são dos que mais confiam nas notícias (mas confiança tem vindo a baixar)

Portugal é um dos países que mais confiam nas notícias, ocupando a segunda posição numa lista de 38 países analisados no âmbito do Reuters Digital News Report 2019. “Portugal destaca-se em 2019, mais uma vez, como …

Angela Merkel eleita (pela nona vez) a mulher mais poderosa do mundo

A chanceler alemã conquistou, esta quinta-feira, o título de mulher mais poderosa do mundo. É a nona vez que a revista Forbes lhe concede o primeiro lugar da lista. A revista Forbes anunciou, esta quinta-feira, o …

Ator e encenador Tiago Rodrigues vence Prémio Pessoa 2019

O ator, encenador e diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II, Tiago Rodrigues, é o vencedor do Prémio Pessoa 2019. Tiago Rodrigues, ator, encenador, dramaturgo e diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II, é …

Portugal não vai ter de devolver verbas a Bruxelas

Todos os programas operacionais ultrapassam em mais de 100% a meta definida para 2019, pelo que Portugal não terá de devolver qualquer verba a Bruxelas. Cada programa operacional tem de dividir a sua dotação por sete …

Nova ponte sobre o Douro não vai estar concluída em 2022

As câmaras do Porto e Gaia admitiram esta quinta-feira que a nova ponte sobre o rio Douro "dificilmente" vai estar pronta em 2022, como estava previsto, apontando para 2020 o lançamento do concurso público. O ponto …

Tribunais com luz verde para aceder a dados escolares de menores. Governo ignora alerta sobre Protecção de Dados

A Justiça vai ter acesso directo e automático às informações escolares de menores por via da "desmaterialização da informação" prevista no Simplex. A medida foi aprovada numa nova portaria conjunta dos ministérios da Justiça e …

"Ridícula". Donald Trump critica escolha de Greta Thunberg para Personalidade do Ano

O Presidente norte-americano, Donald Trump, comentou esta quinta-feira, a escolha da Greta Thunberg como “Personalidade do Ano” pela revista Time, aconselhando a jovem sueca a controlar a “raiva” e ir ao cinema. A ativista já …

Bruno de Carvalho sabia que o plantel "não estava com ele", diz Podence em tribunal

O futebolista Daniel Podence disse em tribunal, esta quinta-feira, que o antigo presidente do Sporting sabia "perfeitamente que o plantel não estava com ele", na altura da invasão à academia do clube, em Alcochete. Na 12.ª …

"É o que dá ser novata". Líder parlamentar do PAN engana-se no tema do debate

A líder parlamentar do PAN, Inês Sousa Real, protagonizou um momento caricato na Assembleia da República, esta quinta-feira, quando subiu à tribuna e começou a sua intervenção sobre pessoas sem-abrigo quando o debate era sobre …