O povo australiano abriu as portas à discussão da legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo, depois de um referendo não vinculativo que teve no ‘Sim’ 61,6% dos votos.
A Austrália está a avançar para a legalização dos casamentos homossexuais depois de serem conhecidos, esta terça-feira, os resultados de um inquérito postal não vinculativo, mas que permite que o Parlamento discuta a proposta.
O ‘Sim’ ganhou com 61,6%, contra 38,4% do ‘Não’, segundo o Instituto de Estatística australiano, que processou as opiniões emitidas por 79,5% dos 16 milhões de australianos que estavam habilitados a pronunciar-se a favor ou contra o casamento homossexual.
O resultado abre a porta para que o governo de coligação conservadora permita a apresentação no Parlamento australiano de um projeto de lei para reformar a Lei do Matrimónio, de 1961, a qual foi emendada em 2004, para precisar que esta união é exclusiva entre um homem e uma mulher.
O primeiro-ministro, Malcolm Turnbull, prometeu levar o projeto-lei a debate no Parlamento até ao Natal, escreve a BBC. “[Os australianos] falaram aos milhões e votaram esmagadoramente a favor da igualdade no casamento”, declarou. “Votaram sim pela equidade, sim pelo compromisso, sim pelo amor”, acrescentou.
Estes resultados terminam com uma campanha muito “quente”, que foi criticada tanto pelos que são contra o casamento gay como por aqueles que apoiam a medida, com muitos a defender que o Parlamento não precisava do referendo para discutir esta questão.
ZAP // Lusa
Humanidade para onde caminhas!