Australiano constrói carro de Lego em tamanho real que anda a sério

Parece um brinquedo gigante, mas é real, embora não seja muito rápido: trata-se de um carro construído com Legos, abastecido a ar, e capaz de andar a 20 quilómetros por hora.

Foi fabricado por um empresário australiano e um técnico romeno, que usaram mais de 500 mil peças de Lego para o construir, e apresentado esta semana nas ruas de Melbourne, Austrália.

O projecto, viabilizado graças a financiamento coletivo, começou com uma mensagem de Twitter pedindo às pessoas para investirem numa iniciativa “incrível”.

Quatro motores, com propulsão a ar e 256 pistões, todos compostos de peças de Lego, permitem a circulação do veículo. Tudo, excepto as rodas, é feito de Lego.

O co-autor Steve Sammartino disse à BBC que “não é um entusiasta de carros ou de um fã de Lego”.

“O que eu sou é um entusiasta da tecnologia e queria mostrar que tudo é possível quando se desenvolve uma ideia com financiamento das pessoas e se emprega jovens talentosos”, afirmou.

“Conheci este adolescente romeno louco na internet e tivemos a ideia, mas eu sabia que não podia dar-me ao luxo de financiá-la”, acrescentou.

Certa noite, Steve enviou uma mensagem pelo Twitter: “Quem estiver interessado em investir entre 500 e 1.000 dólares num projeto incrível e inédito no mundo, envie um tweet, porque preciso de cerca de 20 participantes”.

Quarenta australianos ofereceram dinheiro vivo, e assim nasceu o projecto Micro Super Awesome, como foi batizado.

BBC

Micro Super Awesome, o carro construído em Lego por Steve Sammartino

Micro Super Awesome, o carro construído em Lego por Steve Sammartino

Mais dinheiro, mais trabalho e preocupação

No entanto, foram necessários 18 meses e muito mais dinheiro para o construir, conta Sammartino.

O carro foi construído na Romênia por Steve e pelo seu parceiro, Raul Oaida, e seguidamente enviado para a Austrália para ajustes.

“Estivemos a conduzi-lo nos subúrbios de Melbourne. O motor é frágil e o maior medo era que uma enorme explosão de Legos atingisse as pessoas à volta”, conta Sammartino.

De momento não há planos para expandir a frota. “Estive com Legos até o pescoço durante quatro semanas e os meus dedos ainda doem, por isso não estou muito entusiasmado em construir outro neste momento”, acrescentou.

“Não deve ter sido muito fácil de fazer, e muito menos de colocar em movimento”, considera Matt Saunders, subeditor da revista de testes Autocar. “O motor em especial deve ter exigido algum pensamento inovador. No entanto, não parece muito confortável e pessoalmente não gostaria de o conduzir até muito longe – e muito menos de bater contra qualquer coisa.”

BBC

Micro Super Awesome, o carro construído em Lego por Steve Sammartino

Micro Super Awesome, o carro construído em Lego por Steve Sammartino

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

A Estónia só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender

O Banco Central da Estónia, que completou em maio 100 anos desde a sua função, só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender, uma vez que o material não é puro …

Explosão atinge autocarro de turistas perto das Pirâmides de Gizé

Uma explosão atingiu um autocarro de turistas perto das célebres pirâmides de Gizé, no Egito, provocando 17 feridos, entre naturais do Egito e da África do Sul, noticia a agência France-Presse. Um engenho explosivo detonou à …

Alerta de erupção vulcânica. Monte Hakone fechado a turistas

As autoridades japonesas activaram este domingo o alerta por possível erupção vulcânica no monte Hakone, e fecharam todos os acessos à popular paisagem natural, que é visitada anualmente por milhões de turistas. A Agência Meteorológica do …

Vírus gigantes nas águas da Índia podem resolver mistério evolutivo

Uma equipa liderada por cientistas do Instituto Indiano de Tecnologia em Bombaim descobriu mais de 20 novos vírus nas águas da cidade, incluindo versões gigantes destes agentes biológicos que podem ajudar a desvendar questões importantes …

Sondagens dão maioria pró-UE no Parlamento Europeu (mas eurocéticos crescem)

As sondagens para o Parlamento Europeu apontam para uma maioria de partidos pró-União Europeia (UE), apesar de os partidos eurocéticos ganharem terreno em relação à composição que resultou das eleições de 2014. Entre os 751 assentos …

A ciência por detrás de um bom chocolate foi finalmente revelada

O melhor chocolate é uma mistura complexa de ciência e o truque não é novo: esta técnica de mistura tem mais de 140 anos. Uma equipa de cientistas da Universidade de Edimburgo, na Escócia, Reino Unido, …

Cristiano Ronaldo eleito o melhor da liga italiana

Cristiano Ronaldo foi o melhor jogador da Liga Italiana 2018/19. A distinção foi anunciada neste sábado, com a Série A a explicar que a escolha foi feita com base em cálculos dos sites Opta Sports, …

Europeias: PS quer fazer o mesmo na Europa, PSD lembra cataplana de Costa e BE pede para não ficar em casa

No dia em que ficou decidido quem seria o campeão nacional de futebol deste ano, a campanha eleitoral para as europeias abrandou, com os partidos a terminarem as iniciativas pelo final da tarde. O cabeça de …

Descobertas inscrições neolíticas com símbolos da realeza egípcia

Uma missão arqueológica do Ministério de Antiguidades de Egito descobriu perto da cidade de Assuão, no sul do país, as primeiras inscrições reais que remontam ao período neolítico. Este período começou há 12 mil anos e …

Já sabemos qual é o segredo para superar a inveja

De acordo com uma investigação recente, temos mais inveja da experiência de uma determinada pessoa antes de ter acontecido do que depois de já ter passado. O segredo está no tempo. Pesquisas anteriores mostraram que os …