Australiano constrói carro de Lego em tamanho real que anda a sério

Parece um brinquedo gigante, mas é real, embora não seja muito rápido: trata-se de um carro construído com Legos, abastecido a ar, e capaz de andar a 20 quilómetros por hora.

Foi fabricado por um empresário australiano e um técnico romeno, que usaram mais de 500 mil peças de Lego para o construir, e apresentado esta semana nas ruas de Melbourne, Austrália.

O projecto, viabilizado graças a financiamento coletivo, começou com uma mensagem de Twitter pedindo às pessoas para investirem numa iniciativa “incrível”.

Quatro motores, com propulsão a ar e 256 pistões, todos compostos de peças de Lego, permitem a circulação do veículo. Tudo, excepto as rodas, é feito de Lego.

O co-autor Steve Sammartino disse à BBC que “não é um entusiasta de carros ou de um fã de Lego”.

“O que eu sou é um entusiasta da tecnologia e queria mostrar que tudo é possível quando se desenvolve uma ideia com financiamento das pessoas e se emprega jovens talentosos”, afirmou.

“Conheci este adolescente romeno louco na internet e tivemos a ideia, mas eu sabia que não podia dar-me ao luxo de financiá-la”, acrescentou.

Certa noite, Steve enviou uma mensagem pelo Twitter: “Quem estiver interessado em investir entre 500 e 1.000 dólares num projeto incrível e inédito no mundo, envie um tweet, porque preciso de cerca de 20 participantes”.

Quarenta australianos ofereceram dinheiro vivo, e assim nasceu o projecto Micro Super Awesome, como foi batizado.

BBC

Micro Super Awesome, o carro construído em Lego por Steve Sammartino

Micro Super Awesome, o carro construído em Lego por Steve Sammartino

Mais dinheiro, mais trabalho e preocupação

No entanto, foram necessários 18 meses e muito mais dinheiro para o construir, conta Sammartino.

O carro foi construído na Romênia por Steve e pelo seu parceiro, Raul Oaida, e seguidamente enviado para a Austrália para ajustes.

“Estivemos a conduzi-lo nos subúrbios de Melbourne. O motor é frágil e o maior medo era que uma enorme explosão de Legos atingisse as pessoas à volta”, conta Sammartino.

De momento não há planos para expandir a frota. “Estive com Legos até o pescoço durante quatro semanas e os meus dedos ainda doem, por isso não estou muito entusiasmado em construir outro neste momento”, acrescentou.

“Não deve ter sido muito fácil de fazer, e muito menos de colocar em movimento”, considera Matt Saunders, subeditor da revista de testes Autocar. “O motor em especial deve ter exigido algum pensamento inovador. No entanto, não parece muito confortável e pessoalmente não gostaria de o conduzir até muito longe – e muito menos de bater contra qualquer coisa.”

BBC

Micro Super Awesome, o carro construído em Lego por Steve Sammartino

Micro Super Awesome, o carro construído em Lego por Steve Sammartino

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Há uma nova linha temporal do passado cataclísmico da Terra

Bem-vindos ao Sistema Solar primitivo. Logo após a formação dos planetas há mais de 4,5 mil milhões de anos, a nossa vizinhança cósmica era um lugar caótico. Ondas de cometas, asteroides e até protoplanetas seguiram …

Belenenses 0-2 Benfica | Rafa Silva destrói resistência azul

O Benfica foi ao Jamor vencer o Belenenses por 2-0, num jogo muito complicado para as “águias”, em especial no primeiro tempo, mas que acabou resolvido na etapa complementar. Rafa Silva foi o “abre-latas” de …

Cofundador do Alibaba paga 3,5 mil milhões para ser o único dono dos Brooklyn Nets

O cofundador do Grupo Alibaba, Joseph Tsai, vai pagar mais 3,5 milhões de dólares para ser o único dono da equipa de basquetebol norte-americana Brooklyn Nets, avança esta sexta-feira a Bloomberg. O multimilionário já detinha 49% da equipa, …

Instagram, Facebook e Whatsapp prejudicam saúde mental das crianças

Um estudo de investigadores da University College London demonstra que a utilização de redes sociais como o Instagram, o Facebook e o Whatsapp estão a causar danos ao bem-estar das crianças e jovens. A investigação, cujos …

Clínica da Opus Dei diz que homossexualidade causa gastroenterite

A Clínica Universitária de Navarra, que pertence à prelatura da Opus Dei, defende que a homossexualidade e a promiscuidade são causadoras de gastroenterite. No guia de atuação de urgência sobre esta condição médica, a Clínica Universitária …

Sporting anuncia saída de Bas Dost para o Eintracht de Frankfurt

O goleador holandês Bas Dost está de saída para o Eintracht Frankfurt, anunciou este sábado o Sporting. O clube alemão também já confirmou a transferência. O Sporting anunciou ter chegado a um princípio de acordo com …

Há centenas de esquilos pretos a invadir os Estados Unidos (e já se sabe porquê)

Biólogos do Reino Unido decifraram o mistério de todos os esquilos cinzentos (Sciurus carolinensis) que correm pelos Estados Unidos com pêlo preto. O pouco do código genético que faz com que as espécies de esquilo cinza …

Morreu Marium, o mais famoso dugongo da Tailândia. Comeu plástico

Quando foi resgatado, em abril, tornou-se uma estrela na Tailândia. O dugongo órfão, chamado Marium, acabou por morrer este sábado, devido a uma infeção causada pela ingestão de plástico, de acordo com os veterinários que …

Afinal, "cura milagrosa" para o cancro pode matar

O jornal britânico The Guardian denuncia o esquema do autoproclamado "Genesis II Church of Health and Healing" - que na verdade não é nem uma igreja nem uma instituição de saúde. Este sábado terá lugar em …

Há uma cidade na Venezuela que é "invisível"

Guanta está lá, embora não seja fácil vê-la. Vistas a partir de El Morro, do outro lado da baía, as suas luzes piscam sob uma nuvem baixa. É uma nuvem diferente das outras, mais espessa, mais …