Ataque informático afetou 380 mil cartões de clientes da British Airways

A companhia aérea britânica anunciou estar a investigar um alegado ataque informático que terá afetado 380 mil cartões de pagamento, aos quais podem ter sido roubados dados, numa falha no sistema que durou vários dias.

“Entre as 22h58 de dia 21 de agosto e as 21h54 de dia 5 de setembro, a segurança dos dados pessoais e financeiros dos clientes que fizeram reservas através do nosso site ou da aplicação móvel foi comprometida”, informa a British Airways em comunicado.

Salientando que a falha informática já está resolvida, a transportadora aérea aconselha os clientes que “julgam ter sido afetados pelo incidente a contactar o seu banco ou o emissor do cartão [utilizado] e seguir as recomendações” dessas entidades.

A companhia britânica assegura que já alertou as autoridades e vai entrar agora em contacto com os clientes lesados neste alegado roubo de dados, que não afetou, contudo, as informações contidas nos passaportes dos viajantes.

Lamentamos profundamente os problemas causados por ações criminosas”, afirma o diretor-geral da British Airways, Alex Cruz. O responsável adianta que a empresa leva “muito a sério” a proteção dos dados pessoais dos seus clientes.

De acordo com a British Airways, tanto o site como a aplicação móvel estão já a funcionar normalmente, pelo que os clientes podem voltar a usar estes canais.

Esta sexta-feira, a companhia aérea anunciou que vai contactar os clientes afetados pelo roubo informático no sentido de proceder a indemnizações às pessoas que fizeram pagamentos com cartões eletrónicos.

“Nós vamos indemnizar os clientes por todos os danos que possam ter sofrido”, disse hoje Alex Cruz em entrevista à rádio BBC 4. O responsável acrescentou que as informações que podem ter sido roubadas são referentes à identidade, endereço postal e email dos clientes assim como dados bancários: número de conta, data de validade dos cartões de crédito e o código de segurança de três dígitos.

A British Airways, que integra as empresas espanholas Iberia e Vueling, a irlandesa Era Lingus e o grupo International Airline Group, publicou pedidos de desculpa nos principais jornais britânicos. Mais de 380 mil pagamentos foram afetados por este ataque.

ZAP // Lusa

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