Computador: 7 atalhos no teclado que são perigosos (e nunca pensamos nisso)

ZAP // Dall-E-2

Nem sempre é preciso fazer “delete” em tudo. Especialmente se repetirmos os atalhos, ou se os aplicarmos no momento errado.

O teclado de um computador não serve apenas para escrever letras ou digitar números.

Os conhecidos atalhos são utilizados milhões de vezes por dia: aceleram tarefas, otimizam a produtividade, simplificam a navegação na internet e o uso de diferentes softwares.

No entanto, avisa a empresa Zenshield, se utilizarmos esses atalhos demasiadas vezes ou no momento errado, pode “dar asneira”.

Aqui deixamos combinações de teclas que podem criar problemas.

Control+Alt+Del: além de abrir o gestor de tarefas no Windows, pode criar instabilidades ou erros no sistema – se for aplicada repetidamente ou incorretamente, interrompendo processos cruciais do computador.

Alt+F4: o atalho que fecha a janela pode encerrar tarefas importantes que estão a decorrer; se não guardarmos regularmente perdem-se dados. Um professor pode perder horas e horas de correcções de testes ao fazer isto.

Command+Option+Shift+V (macOS): elimina a formatação do texto copiado, mas pode desarrumar a organizada formatação de documentos ou sites; origina depois uma lentíssima e trabalhosa correção manual.

Qualquer tecla + Enter nos navegadores web: ao carregar na tecla ‘Enter’ depois de escrever o site, se um keylogger estiver presente no sistema, pode controlar tudo que escrevemos lá em cima.

Shift+Del (Windows): apaga definitivamente os ficheiros selecionados – e se não era para apagar?

Command+Option+Esc (Mac): força o fecho de janelas. Mais uma vez, pode mandar por água abaixo horas ou mesmo semanas de um trabalho importante.

Ctrl+C e Ctrl+V: algo banal, certo? O “copiar-colar”. Mas o que aconteceria se um software malicioso estivesse a controlar a sua área de transferência? Teria acesso a tudo que copiamos, incluindo palavras-passe e números de cartão de crédito.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.