/

Árvore genealógica dos antigos crocodilos desvenda reviravoltas inesperadas

Nikolay Zverkov

Investigadores construíram a árvore genealógica dos teleossauróides, um grupo de crocodilos pré-históricos. As descobertas feitas deitam por terra ideias erradas que tinham sobre eles.

Apesar dos 300 anos de investigação da constituição biológica dos teleossauróides, um grupo de crocodilos pré-históricos, estas criaturas continuam a suscitar várias dúvidas à comunidade científica.

O conhecimento científico deste antepassado do crocodilo era particularmente limitado pela incógnita que era a sua jornada evolutiva. No entanto, as coisas agora mudaram, já que investigadores da Universidade de Edimburgo identificaram uma espécie desconhecida dos teleossauróides e sete dos seus parentes próximos.

Os resultados do estudo publicado recentemente na revista científica PeerJ oferecem vislumbres de como os teleossauróides se adaptaram às mudanças importantes que ocorreram durante o período Jurássico, quando os mares sofreram sérias mudanças de temperatura.

“O nosso estudo apenas arranha a superfície da evolução dos teleossauróides”, diz a autora do estudo, Michela M. Johnson, citada pelo Heritage Daily. “Mas as descobertas são notáveis, levantando questões interessantes sobre o seu comportamento e adaptabilidade”.

“Estas criaturas representaram alguns dos crocodylomorpha pré-históricos de maior sucesso durante o período Jurássico e há muito mais para aprender sobre eles”, acrescentou.

Ao contrário daquilo que os cientistas pensavam, os teleossauróides exploravam diferentes fontes de alimento e a sua constituição física era mais diversa. Para chegar a estas conclusões, a equipa de paleontólogos examinou mais de 500 fósseis de mais de 25 instituições de todo o mundo.

Isto permitiu aos investigadores criarem uma árvore genealógica dos teleossauróides, cuja anatomia, abundância, habitat, geografia e estilos de alimentação difere significativamente uns dos outros.

“Da mesma forma que as árvores genealógicas dos nossos ancestrais e primos contam-nos coisas sobre a nossa história, esta enorme nova árvore genealógica de teleossauróides esclarece a sua evolução. Eles eram alguns dos animais mais diversos e importantes dos oceanos jurássicos e seriam avistados com frequência ao longo da costa por dezenas de milhões de anos”, explicou Steve Brusatte, da Escola de Geociências da Universidade de Edimburgo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.