Arqueólogos podem ter encontrado Emaús, a cidade onde Jesus apareceu após ressuscitar

National Galler, Praga / Wikimedia

Cesta do Emaus, óleo de Adolf Joseph Weidlich (1816–1885)

Uma equipa internacional de arqueólogos encontrou os restos de um edificação antiga que corresponde às descrições do Novo Testamento de Emaús, a cidade onde Jesus apareceu pela primeira vez depois de ressuscitar.

Os especialistas, oriundos de França e Israel, identificaram uma fortaleza helenística com 2.200 anos na colina de Kiryat Yearim, perto de Jerusalém, que pode corresponder à localidade bíblica, tal como noticia o diário israelita Haaretz.

A área, onde se acredita que a Arca da Aliança foi mantida durante 20 anos antes de ser levada para Jerusalém pelo rei David, é explorada pela equipa desde 2017.



Os cientistas acreditam ainda que o mesmo espaço possa abrigar um lugar de culto ou um centro de administração israelita datado dos séculos VII a VIII a.C.

Durante as escavações levadas a cabo neste verão, os cientistas encontraram evidências de um segundo conjunto de edifícios construídos posteriormente no mesmo local, especificamente no século II a.C. De acordo com o relato de um arqueólogo da Universidade de Telavive, Israel Finkelstein, as paredes destas edificações foram restauradas durante a época romana, no século I d.C.

Entre os achados está também aquilo que parecem ser os restos de uma torre. Os especialistas acreditam que a edificação pode realmente ser a verdadeira localização da cidade antiga de Emaús, onde Jesus apareceu a dois dos seus discípulos.

“A importância deste local, a sua posição dominante sobre Jerusalém, foi sentida repetidas vezes ao longo do tempo: no século VIII a.C, depois no período helenístico e foi novamente sentido após a Primeira Revolta Judaica e o saque de Jerusalém em 70 d.C”, explicou Finkelstein em declarações ao mesmo diário.

Segundo os Evangelhos, enquanto caminhava para este local, Jesus apareceu pela primeira vez a dois discípulos depois de ter sido crucificado e ressuscitar. Contudo, esta aparição está longe de alcançar um consenso científico.

O professor emérito de História Antiga da Universidade de Tel Aviv, Benjamin Isaac, por exemplo, considera que esta é apenas uma “hipótese”, uma vez que existem pelo menos dois outros lugares próximos que também poderiam coincidir com os relatos bíblicos, recorda ainda a Russia Today.

ZAP //

PARTILHAR

24 COMENTÁRIOS

  1. Que grande moca a de Jesus!…
    O vinho/drogas deviam ser mesmo bons…
    3 dias para recuperar da carraspana não é para qualquer um… parecia mesmo que estava a ressuscitar!…

  2. Não deixa de ser interessante que sejam os ateus a sentir necessidade de agredir quem tem fé.
    Fico com a sensação de que não estão nada bem, para terem de dizer disparates.
    Nunca vi um Cristão a dizer este tipo de disparates a uma pessoa por ser ateísta.
    Assim se vê bem quem fez uma escolha acertada e quem ficou na merda.

    • Cristão ataca a religião dos outros. Ateus não tem deuses ou fé. Mas qualquer um que tenha uma crença diferente dos cristãos é atacada por eles

    • Agredir?!
      Coitadinho do menino… ainda bem que não estamos nas Cruzadas, senão tu ias ver o que é “agredir”!…
      “Nunca vi um Cristão a dizer este tipo de disparates”
      Mais um triste ignorante que não sabe nada de nada e acha que é melhor do que os outros só porque acredita nas estorinhas da carochinha que lhe contaram…

  3. Meus caros, ninguém aparece em corpo após a morte, só for em forma de fantasma e só para aqueles cuja mente consegue criar fantasmas para eles mesmos verem e acreditarem que viram alguma coisa. As narrativas de Jesus Cristo foram escritas, com boa intenção (tal como todas as outras narrativas, mitos e fábulas, ao longo da história humana), para nos contar estórias, que transmitissem às pessoas os princípios da filosofia da Escola Filosófica de Filon de Alexandria, ela mesma baseada na filosofia de vida do povo Essénio (que viveu na zona da grande Síria, incluindo Síria, Líbano, Palestina, Israel, etc.), povo esse que vivia numa espécie de comunismo primitivo. Criou-se a figura de Jesus Cristo, nascido pobre, e que viria a morrer na cruz (após “traição” de Judas, “negação” de Pedro e “condenação” por Pôncio Pilatos), para nossa salvação, uma espécie de bode expiatório dos nossos “pecados”. Como tal já estava previsto nas escrituras judaicas, pelo profeta Isaías, nem podemos condenar Judas pela sua “traição” nem Pedro pela sua “negação” de conhecer Jesus, nem Pôncio Pilatos pela sua “condenação” (afinal o homem cumpriu o seu dever de representante do Império, mas, até, lavou as mãos por não ver nada de condenável naquele homem), pois, afinal, esse era o seu destino, cumprir as escrituras, que são a narrativa (a estória anterior) que anunciava a vinda de Jesus Cristo. A nossa opção é pois ser crente e acreditar nos dogmas, Deus, Jesus, Maria (concebida sem pecado, como se isso fosse possível), Santíssima trindade, pecado original, morte de Jesus na cruz para nossa “salvação” (o que fizemos de tão mal assim? Há! Eva comeu a maça e deu de comer a Adão, e os dois desobedeceram Deus), ou não ser crente e aceitar as narrativas escritas pelo homem como a maneira de nos passar mensagens e ensinamentos diversos, que devemos ler nas entrelinhas e não à letra, pois, não são para ser lidas e seguidas à letra. Sejam inteligentes e não tenhamos medo de o ser, não vale a pena ter medo, nem de Deus, porque ele é infinitamente bom e, portanto, não faz mal a ninguém, Deus é amor, não é?

    • “ou não ser crente e aceitar as narrativas escritas pelo homem como a maneira de nos passar mensagens e ensinamentos diversos, que devemos ler nas entrelinhas e não à letra, pois, não são para ser lidas e seguidas à letra”
      Deverei optar por ler o seu texto nas entrelinhas, e não seguir à, já que foi escrito por um homem, neste caso um snob pseudo-intelectual?
      Qual a mensagem que está a tentar passar? Aparte de que supostamente é muito inteligente e culto, só por fazer uma série de afirmações, para as quais não tem provas e para as quais existem muitos sólidos argumentos contra.
      Começa logo mal ao dizer que ninguém morre e volta à vida. Existem casos documentados médicamente, conheço eu mais do que um pessoalmente, e tal fenómeno tem o nome, na comunidade médica, de Síndrome de Lázaro. Mas não vá por mim que não sou Deus, sou um homem a escrever, e pesquise.
      O resto são cantigas. As suas teorias provêem do tempo em que não existiam snobs pseudo-intelectuais que disparam uma série de disparates como dogmas, chamando indirectamente pouco inteligentes a quem discordar. A não ser que queria argumentar que o dogmático suposto método científico que hoje a manada segue conforme convém, os seus argumentos derivam do mesmo tipo de registos e interpretação que os registos sobre a vida de Jesus e assuntos relacionados. Mas agradeço o esforço concebido. Deu-me muita matéria-prima, ao contrário do resto dos comentários de adolescentes perdidos e infelizes, para poder treinar argumentar sobre este assunto. É um prazer argumentar com inteligência. Mais tarde deixarei aqui links para sustentar as minhas afirmações. Por agora, peço desculpa, mas tenho bem mais que fazer. É que nesta vida que Deus nos deu, tal como o amor Dele, tudo tem que ser merecido. O resto são histórias da carochinha, argumentos falaciosos disparados a toa, palha para acéfalo admirar, filosofias de que vale mais ser filho da puta. Uma coisa eu vejo pouco. Não vejo esses esforços argumentativos quando ao Satanismo e ciências ocultas, que são praticados por várias pessoas da elite da sociedade. Não vejo muita gente preocupada em argumentar que isso são fantasias, que é para pessoas pouco inteligentes. Quem era muito inteligente também era Albert Einstein. Conhece? Ele não gostava muito que usassem descontextualizadamente frases dele para defender o ateísmo…Até breve, crianças sobre-dotadas.

  4. Para mim é uma honra crer em Deus pois tenho visto ao longo da minha vida muitas pessoas que falaram coisas terríveis contra a fé cristã recorreram a ela quando suas filosofias e latreias nada os acudiu quando sua alma chorava com o vazio que só a presença de Deus podia curar.
    Deus abençoe a todos.

  5. Meu Deus, quanta falácia, mergulhem nas escrituras e vivam o cristianismo pra depois fazerem comentários, só devemos debater fatos que temos conhecimento, do contrário vira esse blá blá blá sem nenhuma fundamentação profunda, falar de nosso senhor Jesus Cristo primeiramente o ser humano tem que viver sua doutrina. Mateus 7_ 20-27 da um pulinho lá pra quem tem interesse na salvação da sua alma.

  6. Agredir?!
    Coitadinho do menino… ainda bem que não estamos nas Cruzadas, senão tu ias ver o que é “agredir”!…
    “Nunca vi um Cristão a dizer este tipo de disparates”
    Mais um triste ignorante que não sabe nada de nada e acha que é nelhor do que os outros só porque acredita em estorinhas que lhe contaram…

  7. Peço desculpas por o ter ofendido Armando, não era minha intenção ofender ninguém, mas, olhe, tal como você, vou voltar já ao trabalho, porque lá diz o ditado “trabalho dá saúde” e nisso eu acredito, pode crer, por isso continuo a fazê-lo, mesmo após aposentado. E não fique magoado e seja como os cristãos da atualidade, que já aceitam outras opiniões, até porque não tem remédio, pois, embora a inquisição ainda exista já não podem utilizá-la para queimar as pessoas, embora vontade, parece, que não falta a alguns. Boa sexta-feira 13. meu caro!

RESPONDER

Portugal só recebe cheques do PRR se cumprir metas estabelecidas por Bruxelas

A longo prazo, o PRR de Portugal tem mais de 300 metas para cumprir para assim receber 16,6 mil milhões de euros do Fundo de Recuperação europeu. Após a visita de Ursula Von de Leyen a …

Christian Eriksen vai ter um desfibrilador cardíaco interno

O futebolista dinamarquês Christian Eriksen, vítima de uma paragem cardíaca no jogo frente à Finlândia, para o Euro2020, no sábado, vai ter um desfibrilador cardíaco implantado, anunciou hoje a federação dinamarquesa (DBU). "Após diversos exames ao …

Raro bordado viking encontrado em túmulo com 1.000 anos na Noruega

Um pedaço de tecido da Era Viking foi encontrado numa sepultura no sul da Noruega. O bordado é datado de 850-950 d.C. O túmulo em causa pertence a uma mulher e foi descoberto em 2020, juntamente …

Afinal, o centro do SEF para migrantes irregulares será mesmo em Caxias. Ministério de Cabrita mentiu

O Centro de Instalação Temporária do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) irá ser na prisão de Caxias, em Oeiras, e irá permitir que imigrantes a quem é barrada a entrada em Portugal, ou que …

Candidatos a Lisboa rejeitam antecipar confinamento (e sugerem outras soluções)

Os candidatos à Câmara de Lisboa rejeitam que, à semelhança de Sesimbra, Lisboa recue no desconfinamento. Reforço da testagem e dos rastreios são algumas das soluções. Lisboa já passou o patamar dos 240 casos por 100 …

Afinal, talvez não tenham sido os Ocidentais a descobrir a Antártida

Um novo estudo sugere que os primeiros humanos a descobrirem a Antártida não foram marinheiros ocidentais, mas sim Polinésios, que descobriram o continente há 1300 anos. De acordo com a maioria dos livros de História, a …

PSD promete fazer "perguntas embaraçosas" a Medina. Já o CDS quer mais: uma auditoria externa

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, vai ser ouvido no Parlamento sobre o caso da partilha de dados pessoais de ativistas russos. O PSD já garantiu que não lhe vai facilitar a …

Noah, de apenas dois anos, está desaparecido desde quarta-feira. Cadela, peça de roupa e pegadas encontradas

Um menino de dois anos está desaparecido em Proença-a-Velha, concelho de Idanha-a-Nova, desde quarta-feira de manhã. A GNR e PJ estão no local a fazer buscas com auxílio de populares que se juntaram às autoridades. Ao …

Passos avisa que há reformas que se fazem em “confronto” e não vale a pena “ficar à espera” do PS

O ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho acusou esta quarta-feira a esquerda de "desqualificar" o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e avisou que há reformas que só se fazem "em confronto", pedindo às forças políticas que "não …

Luzes cintilantes mostram potencial como novo tratamento para o Alzheimer

Uma equipa de investigadores usou som e luzes cintilantes para tratar ratos com a doença de Alzheimer, obtendo alguns resultados positivos. Agora, os cientistas testaram o mesmo tratamento em humanos, conseguindo mais uma vez resultados …