A Polícia Federal argentina fez uma descoberta surpreendente, em buscas realizadas a uma casa e a uma loja de antiguidades adjacente, encontrando vários objectos ligados ao regime Nazi, incluindo um busto de Hitler.
Estas peças, que incluem esculturas e outros objectos com o símbolo nazi, nomeadamente um busto de Hitler, uma escultura de uma águia imperial e outros elementos associados ao Terceiro Reich, terão saído da Alemanha, aquando da fuga para a Argentina de vários elementos do regime totalitário, e são considerados objectos ilegais.
Foram descobertos numa residência e num local de venda de antiguidades, escondidos atrás de “uma parede falsa”, segundo revela o Ministério da Segurança da Argentina, notando que se destinavam à venda no mercado negro.
As buscas realizadas em dois municípios no norte de Buenos Aires, a capital da Argentina, surgem no âmbito de uma investigação iniciada em 2016, em torno da venda de objectos arqueológicos salvaguardados por uma Lei de protecção do património, explica o La Nación.