Aranha tropical cria bolha de ar para resistir meia hora debaixo de água

(dr) Lindsey Swierk

Trechalea extensa

Uma espécie de aranha tropical cria bolhas de ar para ficar debaixo de água durante 30 minutos. Tudo para se esconder dos predadores.

Como uma estratégia para viver, a espécie de aranha tropical Trechalea extensa cria bolhas de ar para ficar debaixo de água e, desta forma, se esconder dos predadores durante cerca de 30 minutos.

Até ao momento, a espécie não era conhecida por usar a água como estratégia para escapar das possíveis ameaças.

“Para muitas espécies, ficar molhado e frio é quase tão arriscado para a sobrevivência como lidar com os seus predadores”, disse a investigadora Lindsey Swierk, citada pelo Europa Press. “As aranhas Trechalea não eram conhecidas por se esconderem das ameaças debaixo de água, nem por tanto tempo.”

A aranha ficou uma média de 30 minutos submersa na água e manteve uma bolha de ar (uma espécie de revestimento) sobre todo o seu corpo.

A equipa suspeita de que os pelos que cobrem o seu corpo ajudam a manter a proteção de ar, evitando a perda térmica e impedindo que a água entre nos órgãos respiratórios.

“A película de ar que envolve a aranha quando está debaixo de água parece ser mantida no lugar por pelos hidrofóbicos que cobrem toda a superfície do corpo”, corroborou Swierk, acrescentando que a estratégia possibilita uma nova visão sobre como conseguem as espécies lidar com os problemas e encontrar refúgio debaixo de água.

O artigo científico foi publicado, recentemente, na Ethology.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.