Uma espécie de aranha tropical cria bolhas de ar para ficar debaixo de água durante 30 minutos. Tudo para se esconder dos predadores.
Como uma estratégia para viver, a espécie de aranha tropical Trechalea extensa cria bolhas de ar para ficar debaixo de água e, desta forma, se esconder dos predadores durante cerca de 30 minutos.
Até ao momento, a espécie não era conhecida por usar a água como estratégia para escapar das possíveis ameaças.
“Para muitas espécies, ficar molhado e frio é quase tão arriscado para a sobrevivência como lidar com os seus predadores”, disse a investigadora Lindsey Swierk, citada pelo Europa Press. “As aranhas Trechalea não eram conhecidas por se esconderem das ameaças debaixo de água, nem por tanto tempo.”
A aranha ficou uma média de 30 minutos submersa na água e manteve uma bolha de ar (uma espécie de revestimento) sobre todo o seu corpo.
A equipa suspeita de que os pelos que cobrem o seu corpo ajudam a manter a proteção de ar, evitando a perda térmica e impedindo que a água entre nos órgãos respiratórios.
“A película de ar que envolve a aranha quando está debaixo de água parece ser mantida no lugar por pelos hidrofóbicos que cobrem toda a superfície do corpo”, corroborou Swierk, acrescentando que a estratégia possibilita uma nova visão sobre como conseguem as espécies lidar com os problemas e encontrar refúgio debaixo de água.
O artigo científico foi publicado, recentemente, na Ethology.