Aos 6 anos, João escreveu um livro, programou um jogo e venceu um concurso da NASA

(dr)

João Paulo, o menino brasileiro de 7 anos que escreveu um livro, criou e programou um game e venceu um concurso da NASA

João Paulo, o menino de 6 anos que escreveu um livro, criou e programou um game e venceu um concurso da NASA

Um menino prodígio com apenas 7 anos, completados há 4 dias, ganhou um concurso da agência espacial norte-americana NASA, e é o novo orgulho do Brasil.

No início da semana passada, quando ainda tinha 6 anos, João Paulo Guerra Barrera, de São Paulo, venceu o concurso sobre colonização espacial Ames Space Settlement Contest, da NASA, na categoria “mérito literário”.

O menino escritor, que está adiantado dois anos na escola, foi o primeiro classificado entre mais de 6 mil estudantes de todo o mundo com menos de 18 anos, tendo terminado a competição com um empate técnico com a jovem Nanitha Varma, da Índia, que escreveu um poema chamado “My Quest”, A Minha Busca.

João escreveu um jogo de computador, Sonic World Space Settlement, baseado num livro bilingue português-inglês que o próprio escreveu também o ano passado: No Mundo da Lua e dos Planetas, “In the World of the Moon and the Planets”.

No jogo, um trio de crianças aventura-se pelo espaço, depois de construir um foguete a partir de peças recicladas, e explora os planetas do Sistema Solar. “Foi o João Paulo que escreveu o livro, o jogo, e que fez a programação sozinho”, conta Margarida Barrera, mãe do João Paulo.

Com o livro publicado, o menino prodígio já é o escritor brasileiro bilingue mais jovem de que há registo. “Senti-me muito feliz e com vontade de passear no espaço em gravidade zero”, descreveu o jovem vencedor do concurso ao blog Mensageiro Sideral.

Os pais atribuem o sucesso à educação que tiveram oportunidade de dar ao filho.

“É uma felicidade extrema saber que estamos no caminho certo, ao oferecer-lhe uma boa educação e ao incentivar o seu gosto pela leitura e pelos desafios, lembrando-o de que a melhor herança que podemos deixar-lhe é a tenacidade em aspirar ao triunfo e a capacidade de assimilar os insucessos”, diz a mãe.

João quer agora gravar o seu nome no Livro Guinness dos Recordes como o mais jovem escritor a publicar um livro bilingue. Para o pequeno prodígio, nem o céu é o limite.

PARTILHAR

RESPONDER

Variante Delta representa 90% de casos na UE até final de agosto e mais mortes

A variante Delta do SARS-CoV-2 representará 90% das novas infeções na Europa até final de agosto e um aumento nos internamentos e mortes, estimou esta quarta-feira o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças …

Portugal vs França Em Direto: Golo de Portugal, marca CR7!

A seleção de Portugal joga esta quarta-feira o tudo por tudo contra a França, num encontro que pode significar o apuramento para os Oitavos de Final do Euro 2020 ou o regresso a casa mais …

Suécia 3 - 2 Polónia | Só Lewandowski não chega

Já apurada, a Suécia venceu esta quarta-feira a Polónia, de Paulo Sousa, por 3-2, com Emil Forsberg (02 e 59 minutos) e Viktor Claesson (90+4) a marcarem para os suecos e Robert Lewandowski (61 e …

O aperto de mão está em vias de extinção?

O aperto de mão desapareceu quando surgiu a pandemia do novo coronavírus, mas devido à vacinação em massa e ao levantamento progressivo das restrições no Estados Unidos e na Europa, o aperto de mão está …

Eslováquia 0 - 5 Espanha | Goleada com vista para a Croácia

A Espanha qualificou-se esta quarta-feira para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao golear a Eslováquia, por 5-0, um resultado que apura a Ucrânia como um dos melhores terceiros classificados. Espanha alcançou a maior …

PRR. Costa diz que é preciso acabar “com o chover no molhado” e agarrar a oportunidade

O primeiro-ministro defendeu esta quarta-feira que o país tem de acabar “com o chover no molhado” e fazer o que ainda não foi feito, “agarrando” o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e não perdendo …

Alemanha ilumina-se com as cores do arco-íris em apoio à comunidade LGBT ( e contra a UEFA)

No momento do apito inicial para o jogo entre a Alemanha e a Hungria, vários estádios alemães vão iluminar-se com as cores do arco-íris, em apoio à comunidade LGBTI (e contra a decisão da UEFA). Esta …

Tony Carreira internado. Cantor está "bem de saúde"

O cantor Tony Carreira foi internado esta quarta-feira no hospital de Faro devido a uma suspeita de enfarte do miocárdio. De acordo com o Observador, a assessora de Tony Carreira confirmou que o músico foi internado …

Moradores desalojados saíram de reunião com a Câmara de Loures com “uma mão cheia de nada"

Moradores desalojados de Loures dizem não ter recebido nenhuma solução de realojamento por parte da Câmara, que nega que as casas estivessem ocupadas na altura em que os técnicos fizeram um levantamento para a sua …

Marta Temido aponta para continuação das restrições em Lisboa

A ministra da Saúde disse esta quarta-feira que a situação epidemiológica da covid-19 na região de Lisboa e Vale do Tejo deve traduzir-se na continuidade da aplicação das medidas de restrição em vigor. “Os números neste …