Aos 6 anos, João escreveu um livro, programou um jogo e venceu um concurso da NASA

(dr)

João Paulo, o menino brasileiro de 7 anos que escreveu um livro, criou e programou um game e venceu um concurso da NASA

João Paulo, o menino de 6 anos que escreveu um livro, criou e programou um game e venceu um concurso da NASA

Um menino prodígio com apenas 7 anos, completados há 4 dias, ganhou um concurso da agência espacial norte-americana NASA, e é o novo orgulho do Brasil.

No início da semana passada, quando ainda tinha 6 anos, João Paulo Guerra Barrera, de São Paulo, venceu o concurso sobre colonização espacial Ames Space Settlement Contest, da NASA, na categoria “mérito literário”.

O menino escritor, que está adiantado dois anos na escola, foi o primeiro classificado entre mais de 6 mil estudantes de todo o mundo com menos de 18 anos, tendo terminado a competição com um empate técnico com a jovem Nanitha Varma, da Índia, que escreveu um poema chamado “My Quest”, A Minha Busca.

João escreveu um jogo de computador, Sonic World Space Settlement, baseado num livro bilingue português-inglês que o próprio escreveu também o ano passado: No Mundo da Lua e dos Planetas, “In the World of the Moon and the Planets”.

No jogo, um trio de crianças aventura-se pelo espaço, depois de construir um foguete a partir de peças recicladas, e explora os planetas do Sistema Solar. “Foi o João Paulo que escreveu o livro, o jogo, e que fez a programação sozinho”, conta Margarida Barrera, mãe do João Paulo.

Com o livro publicado, o menino prodígio já é o escritor brasileiro bilingue mais jovem de que há registo. “Senti-me muito feliz e com vontade de passear no espaço em gravidade zero”, descreveu o jovem vencedor do concurso ao blog Mensageiro Sideral.

Os pais atribuem o sucesso à educação que tiveram oportunidade de dar ao filho.

“É uma felicidade extrema saber que estamos no caminho certo, ao oferecer-lhe uma boa educação e ao incentivar o seu gosto pela leitura e pelos desafios, lembrando-o de que a melhor herança que podemos deixar-lhe é a tenacidade em aspirar ao triunfo e a capacidade de assimilar os insucessos”, diz a mãe.

João quer agora gravar o seu nome no Livro Guinness dos Recordes como o mais jovem escritor a publicar um livro bilingue. Para o pequeno prodígio, nem o céu é o limite.

PARTILHAR

RESPONDER

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …

Vídeo revela, pela primeira vez, como é que o cérebro se livra dos neurónios mortos

Uma equipa de cientistas conseguiu usar, pela primeira vez, uma técnica que "mata" uma célula cerebral isolada e permite observar o processo de limpeza do sistema nervoso em tempo real. A equipa de investigadores conseguiu registar …

Reutilizável, dobrável e esterilizável. Novo "escudo" protege profissionais de saúde

Uma equipa de cientistas desenvolveu, recentemente, um dispositivo dobrável em forma de tenda que atua como um escudo físico para os profissionais de saúde na linha da frente contra a covid-19. A tenda redutora de gotículas …

O Lamborghini mais potente acelera dentro de água. É um iate com 4.000 cavalos

O resultado da primeira colaboração entre a a Lamborghini e os especialistas da Tecnomar é um iate de luxo, com 4.000 cavalos que recria a sensação de condução de um superdesportivo dentro de água. O mais …

Aproxima-se o lançamento do rover Perseverance

O rover Perseverance da NASA está a menos de um mês da data de lançamento prevista para 20 de julho. A missão de astrobiologia do veículo vai procurar sinais de vida microscópica passada em Marte, explorar …

Benfica 3-1 Boavista | Águias põem fim a quarentena caseira

O Benfica venceu na noite deste sábado o Boavista, naquele que foi o primeiro triunfo caseiro após a retoma da Liga. Poderá ter sido a redenção das águias? Após ter somado apenas dois triunfos, quatro desaires …

Cortina do abraço permite às famílias reencontrar os familiares num lar de São Paulo

Abraçar, tocar e até dançar. Uma cortina do abraço permite que filhos visitem seus pais residentes numa casa de repouso em São Paulo. O empresário Bruno Zani, autor da criação, pretende agora colocar a cortina …

Os golfinhos aprendem a utilizar ferramentas com os amigos

Os golfinhos aprendem a utilizar ferramentas não só com as suas progenitoras mas também com os seus pares, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Leeds, no Reino Unido. De acordo …