Aos 6 anos, João escreveu um livro, programou um jogo e venceu um concurso da NASA

(dr)

João Paulo, o menino brasileiro de 7 anos que escreveu um livro, criou e programou um game e venceu um concurso da NASA

João Paulo, o menino de 6 anos que escreveu um livro, criou e programou um game e venceu um concurso da NASA

Um menino prodígio com apenas 7 anos, completados há 4 dias, ganhou um concurso da agência espacial norte-americana NASA, e é o novo orgulho do Brasil.

No início da semana passada, quando ainda tinha 6 anos, João Paulo Guerra Barrera, de São Paulo, venceu o concurso sobre colonização espacial Ames Space Settlement Contest, da NASA, na categoria “mérito literário”.

O menino escritor, que está adiantado dois anos na escola, foi o primeiro classificado entre mais de 6 mil estudantes de todo o mundo com menos de 18 anos, tendo terminado a competição com um empate técnico com a jovem Nanitha Varma, da Índia, que escreveu um poema chamado “My Quest”, A Minha Busca.

João escreveu um jogo de computador, Sonic World Space Settlement, baseado num livro bilingue português-inglês que o próprio escreveu também o ano passado: No Mundo da Lua e dos Planetas, “In the World of the Moon and the Planets”.

No jogo, um trio de crianças aventura-se pelo espaço, depois de construir um foguete a partir de peças recicladas, e explora os planetas do Sistema Solar. “Foi o João Paulo que escreveu o livro, o jogo, e que fez a programação sozinho”, conta Margarida Barrera, mãe do João Paulo.

Com o livro publicado, o menino prodígio já é o escritor brasileiro bilingue mais jovem de que há registo. “Senti-me muito feliz e com vontade de passear no espaço em gravidade zero”, descreveu o jovem vencedor do concurso ao blog Mensageiro Sideral.

Os pais atribuem o sucesso à educação que tiveram oportunidade de dar ao filho.

“É uma felicidade extrema saber que estamos no caminho certo, ao oferecer-lhe uma boa educação e ao incentivar o seu gosto pela leitura e pelos desafios, lembrando-o de que a melhor herança que podemos deixar-lhe é a tenacidade em aspirar ao triunfo e a capacidade de assimilar os insucessos”, diz a mãe.

João quer agora gravar o seu nome no Livro Guinness dos Recordes como o mais jovem escritor a publicar um livro bilingue. Para o pequeno prodígio, nem o céu é o limite.

PARTILHAR

RESPONDER

Encontradas fibras de poliéster em todo o Oceano Ártico

Investigadores encontraram fibras de poliéster em todo o Oceano Ártico. As evidências sugerem que lavar as nossas roupas está a contribuir para esta contaminação. Há muito tempo que o Ártico provou ser um barómetro da saúde …

Campus universitários nos Estados Unidos podem tornar-se super-propagadores da covid-19

Os campus universitários podem tornar-se super-propagadores do novo coronavírus, que causa a covid-19, para toda a sua área de abrangência, concluiu uma nova investigação levada a cabo nos Estados Unidos. Analisando os 30 campus universitários …

A "máscara mais inteligente do mundo" é recarregável, tem microfone e dá luz

A Razer afirma ter criado a máscara mais inteligente do mundo. O Projeto Hazel é um design com um revestimento externo feito de plástico reciclado à prova de água e é transparente para permitir a …

Novo tratamento permite que pessoas com lesões na espinal medula voltem a mexer mãos e braços

Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington conseguiu ajudar seis participantes com lesões traumáticas da espinal medual a recuperar alguma mobilidade de mãos e braços. Muitas das pessoas que sofrem lesões traumáticas da espinal medula …

Ventiladores comprados à China custaram 1,3 milhões. Autarquias algarvias vão pedir devolução do dinheiro

Os 30 ventiladores comprados à China seriam usados nos hospitais do Algarve, mas os equipamentos não funcionam. Os autarcas vão agora exigir devolução do dinheiro. De acordo com a edição do jornal Público deste domingo, o …

EUA um passo atrás da China. Pequim leva avanço na Guerra Comercial (e as suas exportações estão em alta)

No ano em que a pandemia se expandiu em todo o mundo, muitos países viram-se em mãos com graves problemas financeiros e económicos. No caso da China, a situação foi mais positiva e o país …

Alexei Navalny detido no regresso à Rússia

O líder da oposição russa, Alexei Navalny, foi detido este domingo no aeroporto em Moscovo quando regressava à Rússia. Os serviços prisionais russos (FSIN) detiveram o opositor russo Alexei Navalny, este domingo, à chegada a Moscovo, acusando-o …

Prazo para trocas ou devoluções suspenso durante confinamento

O prazo para efetuar trocas ou devoluções de bens ficará suspenso durante o atual confinamento e as garantias que terminem neste período ou nos 10 dias seguintes serão prorrogadas por 30 dias, segundo diploma publicado …

Desde 2001 que polícias negros alertam para racismo de agentes do Capitólio

Com a invasão do Capitólio, investiga-se o alegado racismo existente na Polícia do Capitólio. Desde 2001 que agentes negros denunciam casos de discriminação racial no departamento. Desde 2001, centenas de agentes policiais negros processaram o departamento …

Um megatsunami devastou uma vila na Gronelândia. Três anos depois, há quem não possa voltar a casa

Em junho de 2017, Nuugaatsiaq, na Gronelândia, foi devastada por um megatsunami, cujas ondas foram desencadeadas por um enorme deslizamento de quase 30 quilómetros através do fiorde. Embora as ondas se tivessem dissipado quando chegaram a …