Amostra de ADN desvenda homicídio cometido há quatro décadas

Uma amostra de ADN, colhida de um norte-americano da Carolina do Sul após este ser detido por apontar uma arma, permitiu às autoridades desvendar um caso antigo, identificando-o como principal suspeito do homicídio de uma mulher. O caso ocorreu há quatro décadas.

Segundo noticiou a agência Associated Press, Charles Ugvine Coleman, de 65 anos, foi detido na semana passada e acusado de violação e homicídio de Elizabeth Ann Howell Wilson, que desapareceu a 20 de março de 1976, disseram as autoridades.

A reviravolta aconteceu a 27 de abril, quando um homem chamou a polícia alegando que outro indivíduo lhe ofereceu 20 dólares para comprar ‘crack’, tendo disparado uma arma quando este não entregou a droga, de acordo com um relatório das autoridades. Coleman acabou por ser encontrado numa loja próxima ao local, sendo detido.

A lei da Carolina do Sul exigia que o ADN de Coleman fosse coletado após a sua prisão em abril, visto que apontar uma arma de fogo é um crime punível com pelo menos cinco anos de prisão, em caso de condenação.

Coleman declarou-se culpado em setembro e foi condenado a cinco anos de prisão, com a pena suspensa caso cumprisse dois anos e meio de liberdade condicional com sucesso.

Em seguida, quando chegaram os resultados do ADN, as autoridades ligaram-no às evidências encontradas quando o corpo e o veículo de Elizabeth Ann Howell Wilson foram descobertos no Condado de Fairfield, relatou o Herald of Rock Hill. A mulher trabalhava numa fábrica no condado de Chester, nas proximidades.

Coleman pode agora enfrentar a prisão perpétua. O homem já foi condenado em 1977 a 12 anos de prisão por agressão com intenção de matar, invasão de propriedade e furto.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Da "política do filho único" a incentivos à natalidade: como a China tem mudado a sua estratégia populacional

A China está a planear incluir novas medidas para estimular a taxa de natalidade do país e lidar com o rápido envelhecimento da população. A estratégia passa pelo “plano de cinco anos” que deverá estar …

Vacinação será “grande prioridade” de presidência portuguesa da UE

O primeiro-ministro português, António Costa, referiu hoje que a vacinação contra a covid-19 deverá ser uma das “grandes prioridades” da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), após um encontro com o presidente do …

No Cambodja, os aldeões usam "espantalhos mágicos" para afastar a covid-19

Os aldeões do Cambodja têm evitado a pandemia de covid-19 sem máscaras nem distanciamento social, mas sim com "espantalhos mágicos" que espantam o vírus mortal. Os dois espantalhos de Ek Chan, um aldeão de 64 anos, …

O Arecibo desabou. É o fim de uma era à procura de vida extraterrestre

O Observatório de Arecibo, em Porto Rico, morreu. Três semanas depois de um dos principais cabos de sustentação da sua cúpula ter desabado, danificado irremediavelmente o radiotelescópio, o icónico caçador de vida extraterrestre antecipou-se à …

O maior elevador panorâmico do mundo tem vista para os cenários de Avatar

Com o recente lançamento de fotografias subaquáticas dos bastidores do Avatar 2 e a notícia de que Avatar 3 está quase a terminar as filmagens, não há melhor momento para revisitar o parque nacional que …

Pandemia tirou comida da mesa, mas deu asas a startup que transforma plástico do mar em máscaras

A startup portuguesa Skizo transformou a pandemia numa oportunidade de crescimento. Quando faltava comida nalgumas mesas, a empresa de produção de sapatilhas e bolsas passou a fazer máscaras a partir de plástico retirado dos oceanos …

Na Irlanda, o Pai Natal é considerado um "trabalhador essencial"

A Irlanda fez esta semana um anúncio especialmente dedicado às crianças, afirmando que o Pai Natal é considerado um trabalhador essencial no país e, por isso, não terá as suas deslocações restringidas no período natalício. …

Mais 2400 novos casos. Portugal ultrapassa os 300 mil desde o início da pandemia

Portugal ultrapassou hoje a barreira dos 300 mil casos de covid-19 desde o início da pandemia no país, em março, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou mais 2.401 novos casos, tendo passado a contabilizar …

Medidas para o Natal conhecidas no sábado. Passagem de ano com todas as restrições

O primeiro-ministro, António Costa, adiantou hoje que no sábado anunciará as medidas para o Natal “com as melhores condições possíveis”, mas avisou desde já que “a passagem do ano vai ter todas as restrições”. “O Governo …

Os assentos do meio da Delta Air Lines vão continuar vazios

A companhia norte-americana Delta Air Lines anunciou esta semana que continuará a manter os assentos do meio vazios, mantendo a política de distanciamento social decretada por causa da pandemia de covid-19. A bloqueio destes lugares intermediários …