Alunos do 1º ciclo com menos meia hora de aulas por dia

A partir de setembro, os alunos do 1º ciclo passam a ter menos meia hora de aulas por dia, o que corresponde a uma redução de duas horas e meia no horário letivo por semana. A pausa de meio da manhã volta a contar para o tempo de trabalho dos professores.

A mudança foi comunicada às escolas pela Direção Geral da Educação numa circular a que o Jornal de Notícias teve acesso, segundo a TSF.

No anterior governo, o ex ministro da Educação Nuno Crato tinha excluído a pausa do tempo letivo dos docentes. Para além das cinco horas de trabalho juntava-se meia hora de intervalo dos alunos.

Com esta alteração, a pausa é contemplada e, por isso, os professores do 1º ao 4º ano voltam a ter quatro horas e meia para aulas e apoio ao estudo.

O Ministério de Educação permite que as escolas organizem os horários desde que não implique um aumento de custos com horas extraordinárias ou contratações. Entre as várias hipóteses, os alunos podem começar as aulas mais tarde, ter mais tempo de almoço – de hora e meia para duas horas – ou sair mais cedo da escola.

A Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas acredita que o horário dos alunos do 1º ciclo não vai ser afetado pela decisão do Ministério da Educação em tirar meia hora de aulas por dia, tempo esse que volta a fazer parte do tempo letivo dos professores.

Filinto Lima, presidente da mesma associação, fica satisfeito com a decisão do governo mas acredita que o horário de inicio e fim de aulas vai manter-se, devendo os 30 minutos de folga para os alunos ser acrescentados à hora do almoço.

Nas circunstâncias de um intervalo mais alargado, Filinto Lima admite que vão ser precisos mais funcionários para tomar conta dos alunos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.