As alterações climáticas são um inimigo do combate ao cancro

As alterações climáticas ameaçam as perspetivas de progresso na prevenção e controlo do cancro, aumentando a exposição a fatores de risco e afetando o acesso a tratamento.

De acordo com um artigo de uma equipa de cientistas da American Cancer Society e da Harvard T. H. Chan School of Public Health, o progresso na luta contra o cancro foi alcançado através da identificação e controlo de fatores de risco e de acesso a cuidados. Acontece que estes dois fatores são ambos impactados pelas mudanças climáticas.

As alterações climáticas criam condições favoráveis à maior produção e exposição a agentes cancerígenos. A mudança climática tem sido associada a um aumento de eventos climáticos extremos, como furacões e incêndios florestais, que podem afetar o cancro.

O furacão Harvey, por exemplo, inundou fábricas de produtos químicos, refinarias de petróleo e locais que continham grandes quantidades de substâncias cancerígenas que foram lançadas na comunidade de Houston, nos Estados Unidos. Por sua vez, os incêndios libertam imensas quantidades de poluentes do ar que causam esta doença.

Também em 2018, quando o furacão Maria atingiu Porto Rico, foram encerradas várias fábricas que forneciam bolsas de líquido intravenosas para salvar vidas em hospitais norte-americanos.

Quer um furacão, quer um incêndio florestal podem afetar a exposição de pacientes a agentes cancerígenos, além de ameaçarem as infraestruturas clínicas dedicadas ao tratamento do cancro nos Estados Unidos. “Para pacientes com cancro, os efeitos dos furacões no acesso aos cuidados de saúde podem significar a diferença entre vida e a morte”, escreveram os autores.

No artigo, publicado no dia 18 de maio, os cientistas propõem formas de diminuir o impacto das mudanças climáticas no cancro, uma vez que os esforços de mitigação das alterações climáticas trazem benefícios à saúde.

O setor agrícola contribui com, aproximadamente, 30% das emissões antrópicas de gases de efeito estufa. A carne dos ruminantes tem o maior impacto ambiental, enquanto que os alimentos à base de plantas causam menos efeitos ambientais adversos por unidade de peso, por porção, por unidade de energia ou por proteína.

Assim, a substituição de alimentos de origem animal por alimentos de origem vegetal, através de diretrizes fornecidas aos pacientes e alterações nos serviços de alimentação prestados em instalações de tratamento, traria benefícios ambientais e de saúde.

“As mudanças climáticas não são uma ameaça futura. Estão a impactar os resultados do cancro atualmente e há coisas que podemos fazer para responder”, rematou Leticia Nogueira, cientista da American Cancer Society e autora do relatório, citada pelo EurekAlert.

Em todo o mundo, quase 10 milhões de pessoas morrerão de cancro ainda este ano, segundo os especialistas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Leixões nega ter colocado adeptos na bancada a ver um jogo

Episódio aconteceu numa partida de voleibol em Gondomar. Presidente garante que jovens pertencem aos órgãos sociais do clube, Federação não confirma a identidade à entrada. A Supertaça de voleibol começou, no Grupo B, com o duelo …

Ventura quer ser Sá Carneiro do século XXI e ter juventude partidária

O presidente do Chega vai apresentar-se este fim de semana em Évora para a II Convenção Nacional do partido populista de direita como “o principal continuador em Portugal” de Sá Carneiro, o falecido líder fundador …

Alemanha tem provas materiais de que Maddie está morta

As autoridades alemãs têm provas materiais de que Madeleine McCann está morta, garante o porta-voz da Procuradoria de Braunschweig, Hans Christian Wolters, à RTP. Apenas está por provar o envolvimento de Christian Brueckner no homicídio …

BE quer que direito das grávidas a acompanhante seja respeitado

O Bloco de Esquerda (BE) quer que as normas da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre gravidez e parto no âmbito da covid-19 sejam revistas para que o direito das mulheres grávidas a estarem acompanhadas seja …

Proposta do PCP para passar Novo Banco para esfera pública foi chumbada

A recomendação ao Governo proposta pelo PCP para reverter da venda do Novo Banco, transferindo-o para a esfera pública, foi hoje chumbada no parlamento com os votos contra de PS, PSD, CDS-PP, PAN, Iniciativa Liberal …

Trump ataca voto por correspondência. Resultados podem não ser "determinados de forma precisa"

O Presidente dos EUA, Donald Trump, reforçou na quinta-feira no Twitter os ataques ao voto por correspondência nas eleições de novembro, ao que a rede social reagiu ligando duas das suas mensagens a informação verificada …

Quatro candidatos disputarão sucessão de Santana no Aliança

O novo líder do Aliança, que sucederá ao fundador do partido, Pedro Santana Lopes, vai ser escolhido entre quatro candidatos no próximo congresso nacional, agendado para 26 e 27 de setembro em Torres Vedras. Segundo noticiou esta …

Recomendação do PS para tarifa social de Internet sem oposição (mas partidos querem mais)

A recomendação do PS ao Governo para que crie uma tarifa social de acesso à Internet não mereceu esta quinta-feira oposição de nenhuma bancada, mas foram vários os partidos que defenderam a necessidade de “ir …

Ex-deputado PS acusado de uso abusivo de viaturas da Câmara de Barcelos

O Ministério Público acusou de peculato e abuso de poderes o ex-deputado socialista Domingos Pereira, pela alegada utilização de viaturas do município de Barcelos para deslocações de e para a Assembleia da República. Segundo nota publicada …

Quim Torra acusa Governo espanhol de tentar "excluir um presidente no meio de uma pandemia"

Um recurso do presidente separatista catalão Quim Torra contra uma condenação por desobediência que pode afastá-lo do exercício de cargos públicos durante ano e meio foi analisado na quinta-feira pelo Supremo Tribunal de Espanha. Antes …