Algumas estrelas têm “veneno” dentro de si (e é por isso que explodem)

NASA

Algumas estrelas têm um “veneno” dentro de si: o elemento néon no núcleo das estrelas pode desencadear uma reação química que leva a uma morte definitiva e explosiva.

Estrelas menos massivas, como o nosso Sol, expandem-se e perdem as suas camadas à medida que se transformam em anãs brancas. Estrelas muito maiores explodem em supernovas violentas e os seus núcleos transformam-se em buracos negros ou estrelas de neutrões.

No entanto, porque é que as estrelas de tamanho intermédio, que têm entre sete e 11 vezes a massa do Sol, morrem? Perdem camadas ou explodem? E, se explodirem, qual é o produto final? A compreensão dessas estrelas depende da compreensão do comportamento do elemento néon.

À medida que morrem, estrelas de massa intermediária queimam o seu hidrogénio e o hélio. Simulações mostraram que poderiam formar núcleos feitos dos elementos oxigénio, néon e magnésio. Essas estrelas podem perder parte do hidrogénio e tornar-se estrelas anãs brancas ou, se o núcleo se tornar suficientemente grande, colapsar numa estrela de neutrões.

Assim, de acordo com o Gizmodo, se uma estrela formar néon suficiente, pode desencadear uma reação química rara e mal compreendida: uma explosão termonuclear que mata estrelas. De acordo com o Futurism, a reação detona todo o oxigénio do núcleo, transformando toda a estrela numa gigantesca bomba nuclear.

“O que é notável é que é uma transição nuclear singular e uma transição muito rara que normalmente se negligencia”, disse Oliver Kirsebom, da Universidade Dalhousie, em declarações ao Gizmodo. “Sob as condições específicas dessas estrelas, isso pode ter um efeito profundo na evolução.”

De acordo com o investigador, estas explosões podem ocorrer antes que uma estrela cresça e desenvolva a intensa densidade de esmagamento normalmente associada ao final do seu ciclo de vida estelar.

Este fenómeno pode explicar porque é que estrelas mais pequenas e mais jovens, por vezes, detonam e transformam-se em anãs brancas antes do tempo – e em vez de se tornarem as estrelas de neutrões que geralmente se originam de uma supernova.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Abaixo-assinado apelida Bolsonaro de genocida após 550.000 mortes no Brasil

Dezenas de personalidades e organizações da sociedade civil portuguesa subscreveram um abaixo-assinado de solidariedade internacional para com o Brasil, no qual apelidam o Presidente, Jair Bolsonaro, de "genocida" após mais de 550.000 mortes devido à …

Jovens com 18 ou mais anos já podem agendar a vacina contra a covid-19

O autoagendamento da vacina contra a covid-19 para pessoas com 18 ou mais anos ficou disponível, esta quarta-feira, no portal da Direção-Geral da Saúde (DGS). "O auto-agendamento para os utentes com idade igual ou superior a …

Juiz Carlos Alexandre aceita proposta de pagamento de caução de Joe Berardo

O juiz Carlos Alexandre aceitou, esta quarta-feira, a proposta e a forma de pagamento da caução de cinco milhões de euros apresentada pelo empresário madeirense no processo da Caixa Geral de Depósitos. A decisão favorável do …

Mais 13 mortes e 3452 casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou, esta quarta-feira, mais 13 mortes e 3452 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3452 novos …

MPT junta-se a PDR e pedem que Nós, Cidadãos! seja banido das autárquicas pelo TC

O MPT juntou-se ao PDR e ambos pedem que o Nós, Cidadãos! seja impedido de "apresentar candidaturas" às eleições autárquicas de setembro. Em junho, o PDR deu entrada com um pedido no Tribunal Constitucional (TC) para …

Relatório revela envolvimento da Igreja Católica em 100 casos de pedofilia na Polónia

Uma comissão estatal que analisou as denúncias de crimes de pedofilia registadas na Polónia entre 2017 e 2020 denunciou na terça-feira que quase um terço dos casos estudados, num total superior a 300 processos, envolvem …

Polícias voltam aos protestos por causa do subsídio de risco em dia de nova reunião com o Governo

Elementos da PSP e da GNR voltam esta quarta-feira aos protestos por causa do subsídio de risco, uma concentração que vai decorrer enquanto os sindicatos e associações socioprofissionais estão reunidos no Ministério da Administração Interna …

Vieira continua em domiciliária. MP vai pedir reforço de garantias de caução

O Ministério Público (MP) vai pedir reforço de garantias de caução por entender que o uso das ações da SAD do Benfica não é a forma apropriada. O Correio da Manhã avança, esta manhã, que o …

Investigadores suecos pagam 23 dólares a quem se vacinar contra a covid-19

Recompensa surge no âmbito de uma pesquisa que pretende avaliar o nível de eficácia de diferentes incentivos à vacinação contra a Covid-19. O estudo conta com a participação de 8.200 voluntários com menos de 60 …

Costa diz que Estado se curva "perante a memória" de Otelo. Mas BE condena ausência de luto nacional

O primeiro ministro, António Costa, e o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, decidiram não declarar luto nacional pela morte de Otelo Saraiva de Carvalho, Capitão de Abril. A líder do BE e o …