Alentejo vai ser primeira região do país a ter Observatório de Turismo Sustentável

O Alentejo vai ser a primeira região do país a ter um Observatório de Turismo Sustentável, para monitorizar a atividade turística e o impacto social e ambiental do setor, revelou hoje o Turismo de Portugal.

“Para termos um turismo mais sustentável, claramente, temos que ter mais conhecimento daquilo que é o nosso impacto no terreno e na sociedade. Basicamente, é isto que o observatório vai fazer, a um nível regional”, explicou à agência Lusa o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo.

O Turismo de Portugal, em comunicado, anunciou hoje que vai criar este Observatório de Turismo Sustentável do Alentejo, em parceria com a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, a Universidade de Évora, o Instituto Politécnico de Portalegre e o Instituto Politécnico de Santarém.

O memorando de entendimento para a concretização e avanço do projeto, entre os cinco parceiros, vai ser assinado esta quinta-feira, às 12:15, em Évora, no âmbito da Conferência Green Project Awards, dedicada ao Turismo Sustentável.

Segundo Luís Araújo, trata-se de “um acordo muito feliz entre turismo e academia”, que vai permitir ao Turismo de Portugal concretizar uma das medidas de sustentabilidade previstas na Estratégia Turismo 2027.

O observatório “é uma das medidas da Estratégia 2027 e faz parte daquilo que defendemos para a sustentabilidade do setor”, indo também ao encontro da recomendação da Organização Mundial de Turismo (OMT) para a criação de “observatórios regionais que monitorizem e recolham informação sobre a atividade turística” e indiquem “de que maneira pode ser mais sustentável”, disse Luís Araújo.

“Sem sabermos como é que nos estamos a comportar, como é que a nossa empresa se está a comportar, numa perspetiva social e ambiental, dificilmente tomamos medidas para sermos mais competitivos e, principalmente, mais sustentáveis” e “esse é o grande objetivo deste observatório”, frisou.

Para que o setor turístico possa ser mais sustentável, defendeu Luís Araújo, é preciso ter “mais conhecimento daquilo que é o impacto desta atividade no terreno e na sociedade”, cabendo ao observatório medir esta “pegada” regional, ao nível “dos turistas, dos empreendimentos e das empresas”.

Os cinco parceiros do Observatório de Turismo Sustentável do Alentejo ainda vão definir quando é que este “vai para o terreno”, mas, este ano, já vão decorrer “algumas iniciativas” relacionadas com “a recolha de informação e aumento do conhecimento” sobre a atividade turística na região, admitiu o responsável.

O Alentejo é a primeira região” a acolher este projeto, mas “um dos objetivos” do Turismo de Portugal “é criar um observatório em cada uma das regiões” do país, replicando este modelo, assumiu o presidente da entidade.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Adolescente italiana libertada depois de matar pai abusivo. Autoridades alegaram legítima defesa

Uma adolescente italiana que matou o seu pai abusivo foi libertada da prisão domiciliária que as autoridades lhe tinham imposto depois de os promotores considerarem que a jovem agiu em legítima defesa. De acordo com …

Asteróide gigante com lua própria vai passar muito próximo da Terra este sábado

Um asteróide com sua própria "lua" potencialmente perigoso passará este sábado no ponto mais próximo em relação ao nosso planeta pela primeira vez desde que foi descoberto em 1999. Segundo o portal Cnet, trata-se de um …

Adolescente encontra (por acaso) mandíbula de um mastodonte com 34 mil anos

Enquanto procurava relíquias do período neolítico, uma estudante fez uma descoberta surpreendente: encontrou uma mandíbula de um mastodonte com 34 mil anos. Uma adolescente do estado norte-americano de Iowa encontrou uma mandíbula de um mastodonte com …

Encontrado o navio que transportou os últimos escravos africanos para os EUA. Estava num rio

Afundado há 160 anos, um navio emergiu do fundo das águas de um rio do Alabama para contar a história dos últimos escravos africanos nos Estados Unidos. O Clotilda terá sido o último navio de sempre …

Banca. Aumento das comissões é "inevitável"

A diretora-geral da Associação Portuguesa de Bancos disse esta sexta-feira ser "inevitável" que se verifique um aumento do peso relativo das comissões no produto bancário, assinalando que o próprio Banco Central Europeu tem reconhecido …

Presidente do PSG indiciado por corrupção ativa

O presidente do Paris Saint-Germain, Nasser Al-Khelaïfi, foi indiciado por corrupção ativa num âmbito de um processo judicial que investiga suspeitas relativas à atribuição da organização dos Mundiais de Atletismo a Doha, no Qatar. De acordo com …

Incêndios: Governo decreta Situação de Alerta até 30 de maio

O território continental está desde as 20:00 desta sexta-feira e até às 23:59 de 30 de maio, quinta-feira, em Situação de Alerta, devido às previsões meteorológicas que “apontam para um significativo agravamento do risco de …

Vivia numa habitação social. De repente, herdou uma propriedade de 50 milhões

Um teste de ADN mudou a vida de Jordan Rogers para sempre. O britânico, de 31 anos, promete tentar ajudar outras pessoas que vivem na situação que ele próprio sentiu na pele. Jordan Rogers trabalhava como …

Terramoto no Bernabéu. Sergio Ramos pode estar de saída

Sergio Ramos, central e capitão do Real Madrid, pode estar prestes a abandonar emblema espanhol, avança a imprensa internacional esta sexta-feira. De acordo com a A Marca, na origem da eventual saída estará uma acesa discussão que …

Já há data para o lançamento do novo livro da saga A Guerra dos Tronos

A série terminou no passado fim-de-semana, mas o fenómeno de A Guerra dos Tronos continua a fervilhar. O autor da saga que inspirou a série, George R. R. Martin, revelou agora que o próximo livro …