Alentejo vai ser primeira região do país a ter Observatório de Turismo Sustentável

O Alentejo vai ser a primeira região do país a ter um Observatório de Turismo Sustentável, para monitorizar a atividade turística e o impacto social e ambiental do setor, revelou hoje o Turismo de Portugal.

“Para termos um turismo mais sustentável, claramente, temos que ter mais conhecimento daquilo que é o nosso impacto no terreno e na sociedade. Basicamente, é isto que o observatório vai fazer, a um nível regional”, explicou à agência Lusa o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo.

O Turismo de Portugal, em comunicado, anunciou hoje que vai criar este Observatório de Turismo Sustentável do Alentejo, em parceria com a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, a Universidade de Évora, o Instituto Politécnico de Portalegre e o Instituto Politécnico de Santarém.

O memorando de entendimento para a concretização e avanço do projeto, entre os cinco parceiros, vai ser assinado esta quinta-feira, às 12:15, em Évora, no âmbito da Conferência Green Project Awards, dedicada ao Turismo Sustentável.

Segundo Luís Araújo, trata-se de “um acordo muito feliz entre turismo e academia”, que vai permitir ao Turismo de Portugal concretizar uma das medidas de sustentabilidade previstas na Estratégia Turismo 2027.

O observatório “é uma das medidas da Estratégia 2027 e faz parte daquilo que defendemos para a sustentabilidade do setor”, indo também ao encontro da recomendação da Organização Mundial de Turismo (OMT) para a criação de “observatórios regionais que monitorizem e recolham informação sobre a atividade turística” e indiquem “de que maneira pode ser mais sustentável”, disse Luís Araújo.

“Sem sabermos como é que nos estamos a comportar, como é que a nossa empresa se está a comportar, numa perspetiva social e ambiental, dificilmente tomamos medidas para sermos mais competitivos e, principalmente, mais sustentáveis” e “esse é o grande objetivo deste observatório”, frisou.

Para que o setor turístico possa ser mais sustentável, defendeu Luís Araújo, é preciso ter “mais conhecimento daquilo que é o impacto desta atividade no terreno e na sociedade”, cabendo ao observatório medir esta “pegada” regional, ao nível “dos turistas, dos empreendimentos e das empresas”.

Os cinco parceiros do Observatório de Turismo Sustentável do Alentejo ainda vão definir quando é que este “vai para o terreno”, mas, este ano, já vão decorrer “algumas iniciativas” relacionadas com “a recolha de informação e aumento do conhecimento” sobre a atividade turística na região, admitiu o responsável.

O Alentejo é a primeira região” a acolher este projeto, mas “um dos objetivos” do Turismo de Portugal “é criar um observatório em cada uma das regiões” do país, replicando este modelo, assumiu o presidente da entidade.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Governo flexibiliza prescrição eletrónica de medicamentos

Esta quinta-feira, foi publicado em Diário da República o decreto-lei que cria o regime excecional de prescrição eletrónica de medicamentos durante o estado de emergência. O Governo criou um regime excecional de prescrição eletrónica de …

Médicos imigrantes impedidos de ajudar a combater o coronavírus nos EUA

Devido às regras dos vistos, muitos médicos imigrantes estão a ser proibidos de ajudar a combater a pandemia de covid-19 fora do hospital em que trabalham. Os Estados Unidos continuam a sentir em força as consequências …

Espanha insiste em emissão conjunta de dívida europeia "a médio prazo"

A ministra da Economia espanhola diz que o acordo alcançado pelo Eurogrupo "fazia falta", mas insiste que haja emissão conjunta de dívida europeia "a médio prazo". O Parlamento espanhol aprovou, entretanto, a renovação do estado …

Hyundai apresenta conceito de novo elétrico conduzido com joysticks

A Hyundai apresentou o conceito para um novo veículo, chamado Prophecy. O carro elétrico não é guiado pelo tradicional volante, mas sim por dois joysticks. As feiras automóveis estão todas interrompidas devido à pandemia de covid-19, …

Hospital da Cruz Vermelha excluído da rede de combate à pandemia

O Hospital da Cruz Vermelha não vai integrar a "rede covid", criada em resposta à pandemia do novo coronavírus, anunciou esta quinta-feira o executivo, realçando que esta decisão é tomada porque, face à situação atual, …

Coronavírus. Luvas de látex são perigosas quando não utilizadas corretamente

Quase como acontece com as máscaras, caso não sejam utilizadas corretamente, as luvas descartáveis de látex podem ser perigosas, ajudando a disseminar mais facilmente o vírus. A pandemia de covid-19 despertou grande interesse de como as …

Bloco de Esquerda "não vai aceitar austeridade" no pós-pandemia

A coordenadora nacional do Bloco de Esquerda diz que "não vai aceitar austeridade" em 2021, após a pandemia da covid-19, e garantiu que, pelo seu partido, "não faltará maioria" para ajudar Portugal a sair de …

Em Canonica d'Adda, homens e mulheres têm dias diferentes para ir às compras

A presidente da câmara de uma pequena cidade da Lombardia, Canonica d'Adda, em Itália, decidiu que homens e mulheres terão dias diferentes para fazer compras, visando limitar a multidão nas lojas e lutar contra a …

Linhas de crédito alargadas a todos os setores de atividade

O Governo alargou os apoios "à globalidade do tecido empresarial", nomeadamente aos setores do comércio e serviços, dos transportes, do imobiliário, da construção, indústrias extrativas e transformadoras. As linhas de crédito lançadas pelo Governo para apoiar …

Rui Rio: PSD não está a cooperar com o PS, mas com o Governo em nome de Portugal

O presidente do PSD, Rui Rio, afirmou esta quinta-feira que não está a cooperar com o PS, mas com o Governo de Portugal na crise da pandemia, esclarecendo que aquilo que defende é uma lógica …