Álcool é 114 vezes mais mortal do que canábis

Um estudo realizado por investigadores da Alemanha e do Canadá revela que o álcool pode ser muito mais perigoso – e fatal – do que o canábis, substância cujo consumo é proibido em muitos países.

O estudo, publicado na Scientific Reports, subsidiária da revista Nature, comparou o risco de morte associado ao consumo de diferentes substâncias tóxicas e conclui que o canábis é, de longe, a droga mais segura que se pode consumir, apresentando um risco de mortalidade bastante reduzido.

Em vez de se focarem no número de mortes, como em outros estudos, os autores compararam as doses letais de cada substância com a quantidade consumida por uma pessoa comum.

A lista das drogas mais letais é encabeçada pelo álcool, heroína, cocaína e tabaco, sendo que o canábis é classificado como a droga mais segura – 114 menos mortal do que o álcool.

Os investigadores sublinham que o uso de canábis “não é seguro”, mas que os estudos têm revelado que o consumo da droga é, de facto, “mais seguro do que o do álcool”. O canábis, inclusive, é a única droga que apresenta um risco de mortalidade baixo entre os usuários, apesar de não ser inexistente.

Os autores do estudo são os cientistas alemães Dirk W. Lachenmeier e Jürgen Rehm, de Dresden, sendo este último também o atual diretor do Departamento de Investigação Epidemiológica e Social (SER) e do Centro de Dependências e Saúde Mental, em Toronto, no Canadá.

A investigação foi apoiada pela polícia do Colorado, o primeiro estado americano a legalizar a droga. As autoridades de segurança do estado anunciaram recentemente que durante o primeiro ano sob a nova legislação não houve alterações significativas na atuação da polícia, tendo corrido tudo com normalidade.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.