Portimonense 1-2 Benfica | Águia dá a volta a algarvios aguerridos

O Benfica arrancou uma difícil vitória na visita ao Portimonense, em jogo da 25ª jornada da Liga Bwin. Os “encarnados” tiveram sempre ascendente na partida, criaram mais perigo, mas os algarvios marcaram primeiro, por Welinton Jr., e nunca deixaram de procurar pelo menos um ponto. Álex Grimaldo, ainda na primeira parte, e Gonçalo Ramos no início da etapa complementar, fizeram os golos.

“Águias” souberam sofrer

A primeira metade em Portimão foi muito acidentada, ao ponto de ter 15 minutos de desconto. À assistência a uma apanha bolas que se magoou, juntaram-se tochas lançadas por adeptos e que obrigaram o árbitro a interromper a partida. No que respeita a futebol, deu muito Benfica, com posse, mais remates, acções na área, qualidade de passe, mas pouca competência ofensiva.

As “águias” terminaram a primeira parte com dois remates enquadrados, apenas mais um que os algarvios, e com os mesmos Expected Goals (xG). Os anfitriões marcaram primeiro, num dos poucos lances de perigo que criaram. Adel Taarabt entregou “o ouro ao bandido”, Otamendi estava mal colocado e Carlinhos aproveitou para isolar Welinton Jr., que abriu a contagem aos 25 minutos. Os “encarnados” empataram bem dentro do longo período de descontos, por Álex Grimaldo, num belo remate de fora da área. O espanhol foi o melhor em campo na primeira metade, com um GoalPoint Rating de 6.8, pelo golo, mas também por dois passes para finalização e cinco passes aproximativos.

O Benfica deu a volta ao marcador aos 50 minutos, num lance em que Yaremchuk lançou Rafa Silva na direita, este rematou para defesa incompleta de Samuel Portugal e Gonçalo Ramos só teve de encostar. O mesmo (encostar) só teve de fazer Welinton Jr. aos 57 minutos, mas o brasileiro conseguiu atirar por cima, numa grande oportunidade.

A formação lisboeta continuou a ter mais ascendente, mas a verdade é que o Portimonense conseguia subir com algum perigo, aproveitando os espaços do balanceamento dos visitantes, à procura de um terceiro golo que “matasse” o jogo. Filipe Relvas, num desses lances, aos 78 minutos, rematou cruzado com muito perigo e poderia ter empatado. Porém os “encarnados” tinham o jogo mais ou menos controlado e seguraram a vantagem até final.

Luís Forra / Lusa

O MVP GoalPoint

O Portimonense raramente conseguiu ligar o meio-campo ao seu ataque, muito por culpa da acção do “miolo” benfiquista, concretamente de Julian Weigl. O alemão esteve em todo o lado e realizou uma exibição defensiva revelante. Além de só ter falhado um de 56 passes (98% de eficácia), somou quatro desarmes e outras tantas intercepções, estas últimas máximo da partida, tendo ainda assinalado três acções defensivas já no meio-campo contrário. Terminou com um belo GoalPoint Rating de 7.5.

GoalPoint

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.