/

África do Sul vai ter um ministro das Finanças negro pela primeira vez

1

GovernmentZA / Flickr

O até agora Ministro das Finanças Pravin Gordhan (esq), o Presidente Jacob Zuma e o novo Ministro das Finanças da África do Sul, Nhlanhla Nene (dir)

O até agora Ministro das Finanças Pravin Gordhan (esq), o Presidente Jacob Zuma e o novo Ministro das Finanças da África do Sul, Nhlanhla Nene (dir)

O Presidente da África do Sul, Jacob Zuma, anunciou hoje, depois de iniciar o seu segundo mandato, que o jovem ministro Nhlanhla Nene será o primeiro ministro das Finanças negro no país.

No discurso de tomada de posse para o segundo mandato como Presidente da segunda maior economia africana, Jacob Zuma prometeu uma transformação radical social e económica nos próximos cinco anos.

Nos 20 anos em que a África do Sul se libertou do regime racista do apatheid, a economia permaneceu predominantemente em mãos brancas, apesar dos muitos programas que facilitaram o acesso aos poder por parte dos negros.

O agora novo ministro das Finanças Nhlanhla Nene tinha sido um colaborador junior do antigo ministro Pravin Gordhan, um governante muito respeitado internacionalmente, de acordo com a AFP.

A sua nomeação acontece num momento de pressão do ANC para ter mais poder nas pastas economias, mas a nomeação de um jovem inexperiente para ocupar cargos anteriomente detidos por Gordhan e pelo igualmente respeitado Trevor Manuel vai testar a confiança dos investidores na economia sul-africana.

A moeda local tem estado pressionada nos últimos meses e as agências de notação financeira têm avisado que os desequilíbrios orçamentais, o alto nível de desemprego e o crescimento baixo podem potenciar uma nova descida na avaliação, trazendo a dívida soberana para o nível de ‘lixo’.

Os custos de financiamento podem, assim, subir para o Governo africano, o que pode levar os investidores internacionais a olharem para os outros mercados em rápido crescimento em África, considera a AFP.

/Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.