Afinal, os homens também têm relógio biológico

Lies Thru a Lens / Flickr

-

Um estudo realizado por cientistas da Universidade de Harvard revela que, tal como acontece entre as mulheres, o relógio biológico afeta a fertilidade masculina, ao contrário da crença de que é possível ser pai em qualquer idade.

Os resultados da pesquisa serão apresentados nesta terça-feira, no congresso da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia, em Genebra, e mostram que a taxa de sucesso de tratamentos de fertilização in vitro é afetada pela idade dos homens.

Segundo a investigadora Laura Dodge, os casais devem ter as conclusões do novo estudo em mente quando estão a planear constituir uma família.

“O impacto da idade parece concentrar-se quase exclusivamente no relógio biológico da mulher. Mas os casais também devem considerar a idade do homem“, explicou a especialista.

Laura Dodge e a sua equipa analisaram dados de aproximadamente 19 mil tratamentos de fertilização in vitro em Boston, entre 2000 e 2014. As mulheres foram divididas em quatro grupos etários – menos de 30 anos, entre 30 e 35 anos, entre 35 e 40 anos e entre 40 e 42 anos – e os homens foram separados da mesma maneira, incluindo ainda uma categoria com mais de 42 anos.

Os investigadores observaram que as mulheres entre 40 e 42 anos tiveram as menores taxas de sucesso no tratamento e a idade do parceiro não teve impacto.

As mulheres com menos de 30 anos com parceiros entre 30 e 35 anos tiveram uma taxa de sucesso de 73% mas, para mulheres da mesma idade com parceiros entre 40 e 42 anos, a taxa desce para 46%. Isto significa que, para as mulheres mais jovens, a idade do homem parece ser relevante.

Apesar de o novo estudo mostrar que a fertilidade masculina diminui com o avanço da idade, os mecanismos para esse fenómeno ainda não estão claros porque, apesar de as mulheres nascerem com uma quantidade determinada de óvulos que acumulam mutações com o passar dos anos, os homens produzem espermatozóides diariamente.

“A diminuição da qualidade do esperma desempenha algum papel, mas o nosso trabalho mostra que esse não é o cenário completo. Também encontrámos resultados semelhantes entre casais sem infertilidade masculina documentada, por isso teremos de investigar melhor”, destacou Laura Dodge.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Parei de ler quando cheguei à frase “Segundo a investigadora Laura Dodge (…)” AHAHAHAHAHAH
    Tinha que ser. Um estudo de uma mulher, para fazer com que os homens sejam iguais às mulheres…”relógio biológico”? poupem-me! Que discurso balela mais feminista…
    Se formos a ver estatisticamente quantos homens são pais mais tarde? E as mulheres? AHAHAHAHAHAHA
    Homem que é homem é sensato e não tem pressa de ser pai. Para quê? Para ficar a perder? Pensão alimentícia? Depois tudo o que é conquistado por ele fruto do seu trabalho é de repente da mulher após o divórcio? Ainda para mais judicialmente o sistema apoia de longe… infinitamente de longe , muito mais a mulher que o homem e agora vem este pseudo-estudo? LOLOL…..

RESPONDER

Auditorias aos estádios da I Liga devido a casos de racismo começam amanhã

As auditorias aos estádios onde se realizam jogos da I Liga de futebol, motivadas pelos recentes atos de violência e racismo, vão decorrer até março, diz o Ministério da Administração Interna. As auditorias à segurança dos …

Liverpool já tem tantas vitórias como o invencível Arsenal de Wenger

O Liverpool operou esta segunda-feira a reviravolta sobre o West Ham (3-2) e evitou a primeira derrota na Liga inglesa de futebol, repondo a vantagem de 22 pontos para o Manchester City, no jogo que …

Lenine Cunha campeão de triplo e pentatlo em atletismo adaptado

O atleta paralímpico português Lenine Cunha sagrou-se, esta terça-feira, campeão mundial de triplo-salto e pentatlo, em Torun, na Polónia. Ana Filipe venceu a prova de triplo-salto no feminino. Lenine Cunha venceu a medalha de ouro, esta …

Kroos: Não foi fácil "adaptar-nos à falta de 40 ou 50 golos" de Ronaldo

Toni Kroos assumiu que foi difícil para o Real Madrid superar a saída de Cristiano Ronaldo. O alemão realçou a falta dos 40 ou 50 golos marcados pelo português fizeram-se sentir. Em entrevista ao The Athletic, …

Companhias aéreas querem conclusão das "obras urgentes" no aeroporto de Lisboa

A associação das companhias aéreas em Portugal (RENA) pediu ao Governo e à concessionária do aeroporto de Lisboa (ANA) a conclusão imediata "das obras urgentes" na infraestrutura, para além do "desenvolvimento do novo aeroporto" no …

Um em cada três venezuelanos não tem acesso aos alimentos para uma vida saudável

Um em cada três venezuelanos não tem acesso a todos os alimentos necessários para ter uma nutrição saudável, segundo um estudo realizado pelo Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas, divulgado na segunda-feira. De acordo com o …

Barcelona está de olho em Plata (enquanto Sporting o tenta segurar)

Gonzalo Plata tem impressionado ao serviço do Sporting e, por isso, os 'leões' querem comprar a outra metade do passe do jogador. O Barcelona está de olho no jogador. O Sporting está a fazer de tudo …

Angola. Dívidas a construtoras portuguesas alarmam FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) está preocupado com a dívida de Angola a fornecedores externos, nomeadamente empresas portuguesas do setor da construção. O processo de regularização de dívidas do Estado angolano às construtoras portuguesas está a …

Alex Telles é o defesa mais goleador na Europa

Alex Telles leva oito golos no campeonato e assume-se como o defesa mais goleador na Europa. O brasileiro é também o melhor marcador do FC Porto na liga. Com o golo apontado ao Portimonense na última …

Zero acusa Estado de ter permitido deposição ilegal de amianto em aterros

A associação ambientalista Zero acusa a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) de ter permitido deposições ilegais de resíduos de amianto em aterros sem licença para o efeito durante mais de 10 anos e pede ao …