Afinal, os homens também têm relógio biológico

Lies Thru a Lens / Flickr

-

Um estudo realizado por cientistas da Universidade de Harvard revela que, tal como acontece entre as mulheres, o relógio biológico afeta a fertilidade masculina, ao contrário da crença de que é possível ser pai em qualquer idade.

Os resultados da pesquisa serão apresentados nesta terça-feira, no congresso da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia, em Genebra, e mostram que a taxa de sucesso de tratamentos de fertilização in vitro é afetada pela idade dos homens.

Segundo a investigadora Laura Dodge, os casais devem ter as conclusões do novo estudo em mente quando estão a planear constituir uma família.

“O impacto da idade parece concentrar-se quase exclusivamente no relógio biológico da mulher. Mas os casais também devem considerar a idade do homem“, explicou a especialista.

Laura Dodge e a sua equipa analisaram dados de aproximadamente 19 mil tratamentos de fertilização in vitro em Boston, entre 2000 e 2014. As mulheres foram divididas em quatro grupos etários – menos de 30 anos, entre 30 e 35 anos, entre 35 e 40 anos e entre 40 e 42 anos – e os homens foram separados da mesma maneira, incluindo ainda uma categoria com mais de 42 anos.

Os investigadores observaram que as mulheres entre 40 e 42 anos tiveram as menores taxas de sucesso no tratamento e a idade do parceiro não teve impacto.

As mulheres com menos de 30 anos com parceiros entre 30 e 35 anos tiveram uma taxa de sucesso de 73% mas, para mulheres da mesma idade com parceiros entre 40 e 42 anos, a taxa desce para 46%. Isto significa que, para as mulheres mais jovens, a idade do homem parece ser relevante.

Apesar de o novo estudo mostrar que a fertilidade masculina diminui com o avanço da idade, os mecanismos para esse fenómeno ainda não estão claros porque, apesar de as mulheres nascerem com uma quantidade determinada de óvulos que acumulam mutações com o passar dos anos, os homens produzem espermatozóides diariamente.

“A diminuição da qualidade do esperma desempenha algum papel, mas o nosso trabalho mostra que esse não é o cenário completo. Também encontrámos resultados semelhantes entre casais sem infertilidade masculina documentada, por isso teremos de investigar melhor”, destacou Laura Dodge.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Parei de ler quando cheguei à frase “Segundo a investigadora Laura Dodge (…)” AHAHAHAHAHAH
    Tinha que ser. Um estudo de uma mulher, para fazer com que os homens sejam iguais às mulheres…”relógio biológico”? poupem-me! Que discurso balela mais feminista…
    Se formos a ver estatisticamente quantos homens são pais mais tarde? E as mulheres? AHAHAHAHAHAHA
    Homem que é homem é sensato e não tem pressa de ser pai. Para quê? Para ficar a perder? Pensão alimentícia? Depois tudo o que é conquistado por ele fruto do seu trabalho é de repente da mulher após o divórcio? Ainda para mais judicialmente o sistema apoia de longe… infinitamente de longe , muito mais a mulher que o homem e agora vem este pseudo-estudo? LOLOL…..

RESPONDER

Imperador japonês paga 25 milhões de dólares por ritual secreto para dormir com deusa

Este ritual de sucessão do Imperador Naruhito aconteceu na quinta-feira e envolve dormir com uma deusa do Sol. O templo é construído para o efeito e é destruído depois. O ritual japonês altamente secreto conhecido como …

Para entrar nesta praia italiana, vai ser preciso pagar (e nem todos podem entrar)

Aos pés de uma antiga aldeia de pescadores, La Pelosa é uma atração turística muito célebre. Por isso, a autarquia decidiu tomar medidas para a proteger. A famosa praia tem sido uma vítima da erosão natural …

Laurent Simons será o mais novo licenciado do mundo. Tem 9 anos

O belga Laurent Simons tem apenas 9 anos e estás prestes a bater um recorde: em dezembro, deverá tornar-se o mais novo licenciado do mundo. O "menino prodígio", tal como é apontado pelos média internacionais, ingressou …

Preços dos passes Navegante ficam iguais em 2020

Os preços dos passes Navegante vão manter-se iguais em 2020, no âmbito da estratégia de “promoção da utilização dos transportes públicos coletivos”, anunciou esta sexta-feira a Área Metropolitana de Lisboa (AML). “A Área Metropolitana de Lisboa …

Os burros-táxi de Espanha vão ter horários de trabalho, estábulos novos e deixar de carregar turistas de 80 quilos

Os burros táxis são uma atração turística de Mijas, província de Málaga, no sul de Espanha. Agora foram definidas novas regras que têm em conta os direitos e o bem-estar dos animais. O serviço funciona como …

Vai ser preciso "ser-se rico" para visitar a famosa Ilha de Komodo

Em breve, os turistas que queiram visitar a Ilha de Komodo, o famoso lar de mais de 5.000 dragões de Komodo, terão de ser ricos. O aviso é do Governo local indonésio, que chegou mesmo …

Sócrates saúda saída da prisão de Lula. "Sei que estás em festa, pá"

O antigo primeiro-ministro José Sócrates, acusado de corrupção, considerou que a saída da prisão de Lula da Silva representou uma "reentrada no mundo" do ex-chefe de Estado brasileiro, acontecimento em relação ao qual o PS, …

Ministra da Justiça visitou mãe que abandonou bebé no lixo

A mãe que abandonou o bebé no caixote do lixo em Lisboa está bem de saúde e a receber apoio psicológico, constatou a ministra da Justiça, que esta sexta-feira visitou a jovem na cadeia de …

Ex-embaixadora dos EUA na Ucrânia acusa Trump de intimidação

Marie Yovanovitch, antiga embaixadora dos Estados Unidos na Ucrânia, denunciou esta sexta-feira a existência de uma campanha para a descredibilizar levada a cabo por Donald Trump com ajuda de ucranianos, no inquérito para a destituição …

Subida do Salário Mínimo Nacional vai aumentar as propinas

A subida do Salário Mínimo Nacional para os 635 euros em 2020, vai ter influência em valores a pagar ou a receber, nomeadamente nas propinas mínimas do Ensino Superior público e nos tectos do Fundo …