Afinal, os homens também têm relógio biológico

Lies Thru a Lens / Flickr

-

Um estudo realizado por cientistas da Universidade de Harvard revela que, tal como acontece entre as mulheres, o relógio biológico afeta a fertilidade masculina, ao contrário da crença de que é possível ser pai em qualquer idade.

Os resultados da pesquisa serão apresentados nesta terça-feira, no congresso da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia, em Genebra, e mostram que a taxa de sucesso de tratamentos de fertilização in vitro é afetada pela idade dos homens.

Segundo a investigadora Laura Dodge, os casais devem ter as conclusões do novo estudo em mente quando estão a planear constituir uma família.

“O impacto da idade parece concentrar-se quase exclusivamente no relógio biológico da mulher. Mas os casais também devem considerar a idade do homem“, explicou a especialista.

Laura Dodge e a sua equipa analisaram dados de aproximadamente 19 mil tratamentos de fertilização in vitro em Boston, entre 2000 e 2014. As mulheres foram divididas em quatro grupos etários – menos de 30 anos, entre 30 e 35 anos, entre 35 e 40 anos e entre 40 e 42 anos – e os homens foram separados da mesma maneira, incluindo ainda uma categoria com mais de 42 anos.

Os investigadores observaram que as mulheres entre 40 e 42 anos tiveram as menores taxas de sucesso no tratamento e a idade do parceiro não teve impacto.

As mulheres com menos de 30 anos com parceiros entre 30 e 35 anos tiveram uma taxa de sucesso de 73% mas, para mulheres da mesma idade com parceiros entre 40 e 42 anos, a taxa desce para 46%. Isto significa que, para as mulheres mais jovens, a idade do homem parece ser relevante.

Apesar de o novo estudo mostrar que a fertilidade masculina diminui com o avanço da idade, os mecanismos para esse fenómeno ainda não estão claros porque, apesar de as mulheres nascerem com uma quantidade determinada de óvulos que acumulam mutações com o passar dos anos, os homens produzem espermatozóides diariamente.

“A diminuição da qualidade do esperma desempenha algum papel, mas o nosso trabalho mostra que esse não é o cenário completo. Também encontrámos resultados semelhantes entre casais sem infertilidade masculina documentada, por isso teremos de investigar melhor”, destacou Laura Dodge.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Parei de ler quando cheguei à frase “Segundo a investigadora Laura Dodge (…)” AHAHAHAHAHAH
    Tinha que ser. Um estudo de uma mulher, para fazer com que os homens sejam iguais às mulheres…”relógio biológico”? poupem-me! Que discurso balela mais feminista…
    Se formos a ver estatisticamente quantos homens são pais mais tarde? E as mulheres? AHAHAHAHAHAHA
    Homem que é homem é sensato e não tem pressa de ser pai. Para quê? Para ficar a perder? Pensão alimentícia? Depois tudo o que é conquistado por ele fruto do seu trabalho é de repente da mulher após o divórcio? Ainda para mais judicialmente o sistema apoia de longe… infinitamente de longe , muito mais a mulher que o homem e agora vem este pseudo-estudo? LOLOL…..

RESPONDER

Depois da explosão, os protestos em Beirute. Manifestantes anti-Governo pedem mudança política urgente

Esta quinta-feira, dezenas de manifestantes foram dispersos com gás lacrimogéneo quando protestavam na sequência da explosão em Beirute, capital do Líbano, que provocou pelo menos 149 mortos, cinco mil feridos e a destruição de casas …

Em vez de flores, família de Fernanda Lapa pede donativos por Bruno Candé

A família da atriz, que faleceu esta quinta-feira, apela a que quem queira oferecer flores para o funeral faça antes um donativo para os herdeiros do ator Bruno Candé, que foi assassinado, em Lisboa. "A Família …

Orbán diz que todos os migrantes ilegais são potenciais "bombas biológicas"

O primeiro-ministro da Hungria, o ultranacionalista Viktor Orbán, defendeu esta sexta-feira que se deve impedir a chegada de imigrantes ilegais ao país porque estes são potenciais "bombas biológicas" devido à covid-19. Conhecido pelos seus discursos contra …

Donald Trump proíbe transações com empresa chinesa detentora do TikTok

Donald Trump assinou uma ordem executiva que proíbe as transações com a ByteDance no prazo de 45 dias e o Senado já aprovou o projeto de lei que proíbe o descarregamento e utilização da aplicação. …

Preocupado com os incêndios, Marcelo admite interromper férias. Ontem foi o pior dia

O Presidente da Repúblic disse esta quinta-feira que está a acompanhar a vaga de incêndios que assola o território continental e admitiu a possibilidade de interromper as férias no Porto Santo se a situação piorar. "É …

Portugal foi o "patinho feio", mas volta a estar em contraciclo com a Europa (por bons motivos)

Portugal destaca-se agora por apresentar uma tendência de redução de novos casos de infeção pelo novo coronavírus, ao contrário de outros países europeus. Quando o novo coronavírus começou a ganhar terreno no continente europeu, Portugal foi …

Kim Jong-un insiste que a Coreia do Norte travou o vírus, mas intensifica combate à covid-19

Kim Jong-un tem repetido várias vezes que a Coreia do norte "travou o vírus maligno", mas o reforço das medidas de combate à covid-19 e a canalização urgente de material médico e alimentos para Kaesong …

Novo Banco tinha autorização de Bruxelas para financiar venda de imóveis

A DG Comp da Comissão Europeia autorizou o Novo Banco a conceder crédito aos compradores do imobiliário vendido pela instituição. Quando o Novo Banco foi constituído, o acordo assinado entre a Direção Geral da Concorrência europeia …

Quase cinco meses depois, a Champions está de volta

A Liga dos Campeões é retomada esta sexta-feira, quase cinco meses depois da suspensão devido à pandemia de covid-19. Suspensa logo depois do jogo Leipzig-Tottenham, disputado a 11 de março, a prova milionária está de regresso …

Segunda vaga de covid-19 pode levar o desemprego aos 17,6%

Caso haja uma segunda vaga da pandemia de covid-19 em Portugal, a consultora EY estima que a taxa de desemprego possa atingir os 17,6% no final do ano. De acordo com a quarta edição do "Caderno …