/

Advogado de Snowden vende direitos do livro a Oliver Stone

Gage Skidmore / Flickr

O cineasta Oliver Stone

O cineasta Oliver Stone

O advogado russo de Edward Snowden divulgou hoje ter vendido os direitos do seu livro sobre o antigo consultor informático da Agência Nacional de Segurança (NSA, sigla em inglês) norte-americana ao realizador Oliver Stone.

No início deste mês, o cineasta norte-americano Oliver Stone confirmou, num comunicado divulgado pelo diário britânico Guardian, que ia escrever e realizar um filme sobre o ex-consultor da NSA, Edward Snowden, com base na adaptação do livro “Os ficheiros de Snowden: a história secreta do homem mais procurado do Mundo”, uma obra de Luke Harding, jornalista no Guardian.

Na altura, Stone disse que o caso do Snowden era “uma das grandes histórias do nosso tempo”.

“Os direitos do meu livro foram transmitidos a Oliver Stone e ao produtor Moritz Borman”, afirmou, em declarações à agência francesa AFP, o advogado Anatoli Koutcherena, referindo que a obra, intitulada em russo “A era do polvo”, será composta por três volumes. O primeiro será publicado em breve.

O advogado indicou que se encontrou três vezes na Rússia com o realizador norte-americano, que não chegou a estar com o ex-consultor da NSA.

“Snowden está informado e, evidentemente, reagiu com normalidade” à ideia de um livro e de um filme sobre a sua história, disse Koutcherena, considerado como próximo do Kremlin e a única pessoa autorizada a falar em nome do informático.

Distinguido com três Óscares pelos filmes “Platoon“, “Nascido a 4 de julho” e “Expresso da Meia-Noite“, Oliver Stone é conhecido por gostar de fazer filmes inspirados em questões políticas ou assuntos polémicos da atualidade.

Muito ativo politicamente, Stone manifestou publicamente o seu apoio ao fundador do portal WikiLeaks Julian Assange, mas também ao antigo Presidente venezuelano Hugo Chávez ou ao dirigente histórico cubano Fidel Castro.

Stone realizou nos últimos anos uma série documental de 10 episódios, com o título original “The Untold History of United States“, que aborda os eventos mais sombrios da história norte-americana, entre 1945 até aos nossos dias.

Edward Snowden, que trabalhou como analista informático para a NSA, revelou, no verão de 2013, a existência nos serviços secretos norte-americanos de programas de vigilância em massa de comunicações, suscitando tensões políticas internacionais e reavivando o debate sobre espionagem, segurança nacional e direito à privacidade.

Atualmente, Edward Snowden está a viver na Rússia, ao abrigo de um asilo temporário por um período de um ano.

O antigo consultor é acusado pela justiça norte-americana de espionagem e de roubo de documentos oficiais.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.