Advogado de Snowden vende direitos do livro a Oliver Stone

Gage Skidmore / Flickr

O cineasta Oliver Stone

O cineasta Oliver Stone

O advogado russo de Edward Snowden divulgou hoje ter vendido os direitos do seu livro sobre o antigo consultor informático da Agência Nacional de Segurança (NSA, sigla em inglês) norte-americana ao realizador Oliver Stone.

No início deste mês, o cineasta norte-americano Oliver Stone confirmou, num comunicado divulgado pelo diário britânico Guardian, que ia escrever e realizar um filme sobre o ex-consultor da NSA, Edward Snowden, com base na adaptação do livro “Os ficheiros de Snowden: a história secreta do homem mais procurado do Mundo”, uma obra de Luke Harding, jornalista no Guardian.

Na altura, Stone disse que o caso do Snowden era “uma das grandes histórias do nosso tempo”.

“Os direitos do meu livro foram transmitidos a Oliver Stone e ao produtor Moritz Borman”, afirmou, em declarações à agência francesa AFP, o advogado Anatoli Koutcherena, referindo que a obra, intitulada em russo “A era do polvo”, será composta por três volumes. O primeiro será publicado em breve.

O advogado indicou que se encontrou três vezes na Rússia com o realizador norte-americano, que não chegou a estar com o ex-consultor da NSA.

“Snowden está informado e, evidentemente, reagiu com normalidade” à ideia de um livro e de um filme sobre a sua história, disse Koutcherena, considerado como próximo do Kremlin e a única pessoa autorizada a falar em nome do informático.

Distinguido com três Óscares pelos filmes “Platoon“, “Nascido a 4 de julho” e “Expresso da Meia-Noite“, Oliver Stone é conhecido por gostar de fazer filmes inspirados em questões políticas ou assuntos polémicos da atualidade.

Muito ativo politicamente, Stone manifestou publicamente o seu apoio ao fundador do portal WikiLeaks Julian Assange, mas também ao antigo Presidente venezuelano Hugo Chávez ou ao dirigente histórico cubano Fidel Castro.

Stone realizou nos últimos anos uma série documental de 10 episódios, com o título original “The Untold History of United States“, que aborda os eventos mais sombrios da história norte-americana, entre 1945 até aos nossos dias.

Edward Snowden, que trabalhou como analista informático para a NSA, revelou, no verão de 2013, a existência nos serviços secretos norte-americanos de programas de vigilância em massa de comunicações, suscitando tensões políticas internacionais e reavivando o debate sobre espionagem, segurança nacional e direito à privacidade.

Atualmente, Edward Snowden está a viver na Rússia, ao abrigo de um asilo temporário por um período de um ano.

O antigo consultor é acusado pela justiça norte-americana de espionagem e de roubo de documentos oficiais.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Portugueses criam nanomateriais feitos de algas para despoluir água

De algas abundantes no litoral de Portugal, investigadores da Universidade de Aveiro extraíram biopolímeros capazes de remover alguns poluentes da água, como antibióticos ou herbicidas. Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) demonstrou que …

O novo Oumuamua pode ter sido captado numa fotografia a cores

Os astrónomos do Observatório Gemini no Hawai tiraram a primeira fotografia do GB00234, agora rebatizado para C/2019 Q4 Borisov, um objeto que pode ser o segundo corpo celeste interestelar a entrar no Sistema Solar. A imagem …

Volkswagen revela o novo ID.3, "o carro elétrico do povo"

https://vimeo.com/360579859 No Salão Automóvel da Frankfurt, a Volkswagen revelou o novo ID.3, o seu primeiro carro elétrico. Com um preço "abaixo dos 30 mil euros", é tido como acessível para as massas. A revolução dos automóveis elétricos …

Benfica 1-2 Leipzig | Águias sem asas para o Leipzig

O Benfica arrancou a sua participação na fase de grupos da Liga dos Campeões 2019/20 da pior forma, com uma derrota caseira por 2-1. A formação “encarnada” recebeu o Leipzig e nunca conseguiu dominar o futebol …

A faca, o casaco, a secretária e outros objetos de Anthony Bourdain vão a leilão

Uma faca feita a partir de um meteorito, um casaco personalizado da marinha norte-americana e uma prensa para ossos de pato são três dos 215 objetos de Anthony Bourdain que vão ser colocados à venda …

Já vai poder dormir no castelo de "Downton Abbey" (mas com algumas condições)

O castelo de Highclere, que os fãs da série Downton Abbey conhecem como a casa da família ficional Crawley, está a receber hóspedes. O conde de Carnarvon resolveu abrir as portas a apenas dois convidados, a …

Tinder produz a sua primeira série de televisão (e é “apocalíptica”)

A aplicação de encontros Tinder já terminou as filmagens da sua primeira série de televisão no âmbito da intenção do seu proprietário, o Match Group, de aprofundar a criação de conteúdos originais. Fazer novos programas faz …

Sondagens à boca das urnas mostram empate técnico entre Netanyahu e Gantz

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu e Benny Gantz, antigo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas que lidera a coligação centrista, estão numa situação de empate técnico nas primeiras sondagens à boca das urnas. Esta terça-feira, …

Dois youtubers detidos a tentar invadir a Área 51

Quatro dias antes do evento mundial, dois youtubers adiantaram-se e foram detidos na última terça-feira por tentarem invadir a Área 51, uma base militar secreta dos Estados Unidos. Ties Granzier e Govert Sweep, dois holandeses de …

Onda de bebés nascidos com mãos deformadas abre investigação na Alemanha

As autoridades de saúde lançaram uma investigação depois de três bebés nasceram com deformações raras das mãos nos últimos quatro meses num hospital alemão. "Entre junho de 2019 e o início de setembro de 2019, um …