Adolescente detido por atirar criança do 10.º andar do Tate Modern

1

Giogo / Wikimedia

Tate Modern, em Londres

Um adolescente foi detido em Londres, este domingo, por ter empurrado um rapaz de seis anos de uma plataforma situada no 10.º andar da galeria Tate Modern.

Segundo o The Guardian, o rapaz de seis anos estava com familiares no famoso museu londrino quando testemunhas começaram a ouvir a mãe gritar “é o meu filho, é o meu filho”, enquanto este caía do 10.º para o 5.º andar.

A criança foi transportada de helicóptero para o hospital em estado crítico, enquanto o jovem de 17 anos foi detido por suspeita de “tentativa de homicídio”. A saúde mental do suspeito é uma das linhas de investigação.

O Tate Modern, museu situado na margem do rio Tamisa e um dos lugares turísticos mais visitados de Londres e do Reino Unido, foi imediatamente encerrado e os visitantes encaminhados para fora do edifício. Várias pessoas foram ouvidas como testemunhas.

De acordo com o comunicado, a polícia foi alertada por volta das 14h40 e a vítima foi “encontrada no telhado do quinto andar” do edifício. O suspeito “permaneceu com o público na plataforma do 10.º andar e nada indica que a vítima o conhecesse“.

Em declarações aos jornalistas, o repórter da BBC, Jonny Dymond, que estava no museu naquela altura, explicou que todos os visitantes foram mandados para o hall principal da galeria enquanto todas as entradas estavam a ser fechadas.

“Estavam algumas famílias com crianças no museu, e os seguranças estavam a dizer-nos que não podíamos sair. Havia pelo menos dois carros de bombeiros, dez carros da polícia e uma unidade de controlo de incidentes. Partes do exterior do edifício foram tapadas”.

Esta segunda-feira, as autoridades anunciaram que o menino deixou de estar em perigo de vida. A polícia municipal adiantou que o rapaz ainda está em estado crítico, num hospital de Londres, mas a sua condição estabilizou.

O 10.º andar do Tate Modern, que recebe cerca de seis milhões de visitantes por ano, faz parte de uma extensão em forma de pirâmide que abriu em 2016 e oferece uma vista panorâmica de Londres.

A galeria reabriu hoje, mas a plataforma panorâmica continua fechada. “O Tate está a trabalhar com a polícia para ajudar nas investigações. Os nossos pensamentos estão com a criança e com a sua família”, declarou um representante da galeria.

ZAP // Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.