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Adobe acusada de enganar clientes. Há uma taxa suspeita

EUA colocam a empresa em tribunal porque, quando se quer cancelar uma subscrição, aparece taxa de rescisão antecipada.

Cancelar uma subscrição costuma ser fácil. Carrega-se no “cancelar”, pode ter de se confirmar algo, e pronto.

Mas a Adobe está aparentemente a dificultar o processo.

A empresa vai ter que responder no tribunal, depois de o Governo dos EUA colocar a Adobe em tribunal porque, alega, está a enganar os clientes.

A agência Reuters explica a responsável por Photoshop ou Acrobat, entre outros programas, está a ocultar taxas.

As taxas são de rescisão: no plano de assinatura mais popular, plano anual, paga-se pelo cancelamento de assinaturas de produtos.

Quem tenta cancelar a subscrição antecipadamente (antes de completar um ano), tem de pagar metade das mensalidades que faltam.

A queixa entregue no Tribunal Federal de San Jose, Califórnia, indica que a Adobe oculta essa taxa – que chegam a centenas de dólares. É uma “ferramenta de retenção”.

E o cancelamento não é tão fácil como seria suposto. Os utilizadores têm que passar por diversas páginas, ou outras “armadilhas”: ninguém atende o telefone, chat interrompido de repente, ou a subscrição não é logo cancelada.

O plano de assinatura também esconde outras alíneas importantes, queixa-se o Governo dos EUA; surgem em letras pequenas, ou atrás de caixas de texto e hiperlinks. São indicações que passam despercebidas à maioria dos utilizadores. Um exemplo é precisamente a informação que a compra do plano é válida para um ano.

O Departamento de Justiça considera que a estratégia da Adobe é enganadora. Quer que os utilizadores se inscrevam no seu plano mais lucrativo, mas não divulga claramente as condições desse plano.

Além disso, esse plano anual (mas pago mensalmente) será quase uma pressão exercida junto dos utilizadores, que são “empurrados” para subscreverem esse plano, que aparece como a opção pré-definida. E depois pagam para cancelar.

A Adobe assegura que as subscrições são “convenientes, flexíveis e rentáveis”, e garante que há transparência nos termos e condições dos contratos de subscrição e um processo de cancelamento simples.

ZAP //

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