A marinha chinesa está a testar a mais poderosa arma eletromagnética do mundo. Esta tecnologia, que permite lançar projéteis a velocidades e precisão extremamente elevadas, tem o potencial de revolucionar a guerra com ataques mais rápidos e devastadores.
A China está a testar com sucesso uma “coil gun“, arma eletromagnética também conhecida como canhão Gauss, que, reporta o South China Morning Post, será “a mais poderosa do planeta”.
Num teste de disparo divulgado publicamente, a coil gun chinesa lançou um projétil de 124kg a uma velocidade de 700km/h em menos de 0,05 segundos.
Este peso e velocidade são recorde para uma coil gun, mas as dimensões exatas do projétil e o seu alcance permanecem informações classificadas. Em teoria, o projétil poderia atingir alvos a vários quilómetros de distância.
Os canhões Gauss usam uma série de bobinas magnéticas ao longo do cano da arma para impulsionar um projétil.
O projétil permanece suspenso no centro da bobina durante o lançamento, garantindo um trajeto em linha reta e minimizando o desgaste dos componentes. Esta característica permite disparos rápidos e repetidos.
As aplicações potenciais da tecnologia vão além do uso militar, pois também poderia lançar satélites ou mísseis de alta velocidade no espaço. Embora o conceito exista há décadas, a construção de modelos de grandes dimensões enfrentou até agora inúmeros desafios na ciência dos materiais e na eletrónica.
As conquistas da China na tecnologia de coil guns superam outros projetos em todo o mundo, incluindo o morteiro de bobina eletromagnética de 120mm dos Estados Unidos, um dos maiores dispositivos já construídos. A maioria dos outros sistemas só consegue disparar projéteis pequenos e leves.
As vantagens das coil guns sobre a artilharia tradicional incluem velocidades de lançamento mais altas, custos mais baixos e tempos de preparação mais curtos.
De acordo com a equipa de investigação, chinesa liderada pelo professor Guan Xiaocun, esta tecnologia oferece vantagens revolucionárias em termos de velocidade, alcance, potência, precisão, segurança, flexibilidade e fiabilidade.
A coil gun da China está na fase de teste, mas os importantes investimentos militares do país nos últimos anos indicam o potencial de implantação da tecnologia no futuro.
De acordo com o SCMP, a China está a desenvolver uma versão ainda mais poderosa, capaz de lançar um projétil a 3.600km/h, aumentando o alcance da arma para mais de 100km.
Com uma velocidade e precisão sem precedentes, esta tecnologia tem o potencial de transformar não só a guerra, mas também a exploração espacial e o lançamento de mísseis.
Estes parecem os russos há uns tempos atrás! Era só super-armas e fomos a ver… Soa muito a treta!”