A Boeing mostra como será a “casa” espacial da NASA

Para se poder considerar a exploração de Marte por humanos será necessário garantir que os mesmos conseguem sobreviver no espaço por longos períodos, e nesse sentido a Boeing revela como poderia ser o seu habitat espacial.

A NASA pretende desenvolver uma plataforma habitável que possa servir de ponto de apoio a futuras missões tripuladas a Marte, ou a outros destinos no espaço profundo, e a Boeing respondeu com o conceito do Deep Space Gateway – uma habitáculo espacial e veículo capaz de levar humanos a Marte – ou mais longe.

Na prática temos uma mini-estação espacial que ficaria posicionada entre a Terra e a Lua, e que poderia servir de ponto intermédio para o lançamento de missões à Lua ou Marte.

Um ponto curioso é que a Boeing propõe a utilização de propulsão eléctrica, tanto para o Deep Space Gateway, como também para o próprio veículo de transporte que levaria os astronautas até Marte.

Neste último caso, o veículo de transporte também incluiria módulos para habitação dos astronautas, e a protecção adequada para os proteger da radiação especial durante os meses que estariam em viagem.

O ano passado a NASA fez parceria com seis empresas para que elas criassem as suas propostas para vencer este enorme desafio de podermos ir até Marte. Esta é uma delas… mas certamente as outras não demorarão a surgir, e poderão revelar propostas ainda mais atractivas e/ou eficientes.

Na solução da Boeing, o Deep Space Gateway necessitaria de quatro lançamentos do futuro foguete Space Launch System da NASA, e poderia entrar em operação já no início da próxima década.

A agência espacial norte-americana NASA, com a ajuda ou concorrência de numerosas empresas privadas como a Boeing, a SpaceX de Elon Musk ou a Blue Origin de Jef Bezos parecem apostados em levar o Homem a Marte. E a corrida ao planeta vermelho nunca esteve tão quente.

PARTILHAR

RESPONDER

A longo prazo, o distanciamento social pode até ser melhor para a economia

O isolamento social durante uma pandemia, como é o caso da covid-19, que já fez mais de 48.000 vítimas mortais por tudo o mundo, pode revelar-se melhor para a economia a longo prazo, revelou uma …

Elon Musk doou 1.000 ventiladores a hospitais (mas eram do tipo errado)

Nos últimos dias, Elon Musk, CEO da Tesla, recebeu muitos elogios por ter doado mil ventiladores a hospitais da Califórnia, que enfrentam um número esmagador de casos de coronavírus. Porém, os ventiladores não eram do …

Coronavírus pode replicar-se na boca e nariz durante uma semana antes de infetar pulmões

O coronavírus pode permanecer e replicar-se na boca e no nariz durante uma semana antes de infetar aos pulmões, à traqueia e aos brônquios, revela um estudo, que mostra igualmente que é expulso do organismo …

PSP vai utilizar câmaras portáteis em drones no estado de emergência

A PSP vai utilizar 20 câmaras portáteis de videovigilância, 18 das quais vão ser instaladas em ‘drones’, durante o estado de emergência devido à pandemia de covid-19, anunciou esta quinta-feira o Ministério da Administração Interna …

Em Nova Iorque, prisioneiros são usados para cavar valas comuns

Nova Iorque está a oferecer seis dólares por hora e material de proteção individual aos prisioneiros de Rikers Island que aceitem ajudar a cavar valas comuns. Projeções da Fundação Gates apontam que, em Nova Iorque, o …

EUA estará a pagar para desviar carregamentos de máscaras adquiridas por França

As autoridades francesas estão a acusar os Estados Unidos de terem pago para desviar um carregamento de máscaras faciais oriundo da China. Este episódio é apenas mais um na saga sobre a escassez de máscaras de …

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados antecipadamente para prevenir a propagação da pandemia de covid-19 no meio prisional, revelou esta quinta-feira a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, em declarações à RTP3. A …

OMS e EUA ponderam alargar recomendação para uso de máscaras

A Organização Mundial de Saúde (OMS) vai reavaliar as suas recomendações sobre o uso de máscaras para prevenir a contaminação com covid-19, disse esta quinta-feira o presidente do grupo de especialistas que vai discutir o …

Covid-19. Mais de 95% das vítimas mortais na Europa tinham mais de 60 anos

O diretor regional para a Europa da Organização Mundial de Saúde (OMS), Hans Kluge, revelou esta quinta-fera que mais de 95% das vítimas mortais da covid-19 na Europa têm mais de 60 anos de idade. Em …

Curva portuguesa mostra abrandamento de novos casos (mas é preciso "cautela")

Portugal tem assistido desde o dia 25 de março a um abrandamento do aumento percentual diário de novos casos de covid-19, segundo dados divulgados pelo Barómetro Covid-19 da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Segundo Carla …