/

A Boeing mostra como será a “casa” espacial da NASA

Para se poder considerar a exploração de Marte por humanos será necessário garantir que os mesmos conseguem sobreviver no espaço por longos períodos, e nesse sentido a Boeing revela como poderia ser o seu habitat espacial.

A NASA pretende desenvolver uma plataforma habitável que possa servir de ponto de apoio a futuras missões tripuladas a Marte, ou a outros destinos no espaço profundo, e a Boeing respondeu com o conceito do Deep Space Gateway – uma habitáculo espacial e veículo capaz de levar humanos a Marte – ou mais longe.

Na prática temos uma mini-estação espacial que ficaria posicionada entre a Terra e a Lua, e que poderia servir de ponto intermédio para o lançamento de missões à Lua ou Marte.

Um ponto curioso é que a Boeing propõe a utilização de propulsão eléctrica, tanto para o Deep Space Gateway, como também para o próprio veículo de transporte que levaria os astronautas até Marte.

Neste último caso, o veículo de transporte também incluiria módulos para habitação dos astronautas, e a protecção adequada para os proteger da radiação especial durante os meses que estariam em viagem.

O ano passado a NASA fez parceria com seis empresas para que elas criassem as suas propostas para vencer este enorme desafio de podermos ir até Marte. Esta é uma delas… mas certamente as outras não demorarão a surgir, e poderão revelar propostas ainda mais atractivas e/ou eficientes.

Na solução da Boeing, o Deep Space Gateway necessitaria de quatro lançamentos do futuro foguete Space Launch System da NASA, e poderia entrar em operação já no início da próxima década.

A agência espacial norte-americana NASA, com a ajuda ou concorrência de numerosas empresas privadas como a Boeing, a SpaceX de Elon Musk ou a Blue Origin de Jef Bezos parecem apostados em levar o Homem a Marte. E a corrida ao planeta vermelho nunca esteve tão quente.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.