Os refugiados que forem acolhidos em Portugal e quiserem continuar os seus estudos superiores poderão fazê-lo na Universidade Lusófona, de forma gratuita.
Em declarações à Renascença, o responsável do gabinete de apoio a refugiados criado recentemente pela instituição, Paulo Mendes Pinto, confirma que “propomos apoiar todos os refugiados que cheguem a Portugal e que, ao abrigo do estatuto de refugiado, estejam enquadrados em instituições portuguesas”.
“O que propomos é, não só fazer a avaliação do percurso académico que a pessoa traz, como se a pessoa quiser continuar esses estudos em alguma instituição do grupo Lusófona possa fazê-lo de forma completamente gratuita“, explica o responsável.
No âmbito do Programa de Enquadramento Académico de Refugiados, os imigrantes poderão prosseguir os estudos numa “instituição do grupo Lusófona de forma completamente gratuita” depois de avaliado o percurso académico – os diplomas, as equivalências, a possibilidade de integração na universidade -, garante Paulo Mendes Pinto.
O responsável afirma que já estão em andamento os contactos com as instituições de acolhimento, que “irão fazendo chegar os casos de pessoas que deixaram os seus estudos a meio e que estão interessadas em retomar o seu tempo perdido”.
Por agora, no entanto, não se sabe ao certo quantos refugiados estarão em condições de se candidatar a esta oportunidade, mas a Lusófona promete avaliar todos os casos.
ZAP
e sem abrigo tb … não ? pois isso não faz manchete.
E para artistas (como tu!) sem o mínimo de inteligência e bom senso (e que escrevem comentários complemente estúpidos)… não?
Pois…
.
Sem-abrigo na universidade?…
Enfim, há gente que não tem mesmo noção do ridículo, nem faz a mínima ideia do que é um sem-abrigo (nem um refugiado)!…
Tás com pena e furioso????????? Eles são seres humanos e vitimas dos seus governos. Há muitos sem abrigo em Portugal que o sao por opçao. Conheço gente bem, que hoje é sem abrigo e não precisa de manchetes…..
Como contribuente ,eu não quero pagar…
eu so faço 1 pergunta k me intriga pk essses ditos refugiados nao fogem para os paises arabes k sao podres de ricos
Isto é completamente ridículo. Há centenas de jovens que acabam o 12º ano, querem prosseguir estudos e não o fazem porque não têm possibilidades financeiras para isso e nunca ninguém lhes disse que podiam ingressar na universidade gratuitamente. Porquê que somos diferentes deles? Porquê que eles chegam aqui e têm mais direito que nós? Isto nunca vai entrar na minha cabeça.
E cá o tuga quer subsidio para que os seus filhos possam estudar no Superior, e que é que o governo dá? Zero. A isto chamo verdadeira hipocrisia de quem decide. Pois se há para estrangeiros essa possibilidade, porque não é dada ao português? Afinal somo nós contribuintes , ja esmifrados ate ao tutano que vamos pagar isso.