Lana Stock / Depositphotos

Se não cozinhar muito tempo e for adicionado no final da receita, o álcool pode ainda estar bem presente no seu prato — até 85% resiste bem a uns minutos de calor.
Ao cozinhar com cerveja ou vinho, pode já ter desvalorizado as “piadinhas” sobre haver crianças à mesa. Só que a ciência mostra que, afinal, a brincadeira tem fundamento.
Ora, segundo explicam especialistas da BBC, tudo depende do tipo e quantidade de álcool utilizado.
Porém, um estudo de 2002 publicado no Journal of the American Dietetic Association revelou que uma quantidade surpreendente de álcool pode ainda ser encontrada na comida após a cozedura.
É tudo uma questão de tempo: se o álcool for adicionado pouco antes de servir a comida (o estudo dá o exemplo de mexilhões com vinho branco), 85% do álcool pode ainda estar presente no prato.
É claro que não vai embebedar ninguém ao colocar álcool na comida, já que, por norma, se acrescenta menos do que um copo a uma refeiçã oserivda a várias pessoas.
Ainda assim, se tiver receio, por exemplo, devido à presença de crianças, o melhor é mesmo deixar cozinhar bem o álcool. Pode, por exemplo, adicioná-lo em assados, em que a bebida cozinhará por quase 3 horas. Só desta forma a totalidade do álcool é absorvida.
De acordo com o America’s Test Kitchen, num guisado cozinhado em lume brando a 185 graus durante 2 horas e meia, apenas cerca de 6% do álcool inicial permanece.
Uma dica é utilizar tampa no recipiente que utiliza para cozinhar — alguns especialistas apontam que reduz a quantidade de álcool presente no prato.
Se for conduzir, tenha cuidado com o álcool, mas, especialmente, se o utilizar para acompanhar a refeição — umas gotas na comida não deverão prejudicá-lo.
ozinhado em lume brando a 185 graus Fahrenheit ou Celsius?
Na Europa usamos Celsius mas 185 c é frito ou assado não é lume brando
Convém além de traduzir o texto converter também as unidades